Como aumentar as vendas de uma loja: confira 10 dicas práticas

Como aumentar as vendas de uma loja: confira 10 dicas práticas

O objetivo principal da maioria das lojas é o aumento das vendas, por isso, muitos empreendedores buscam diversas maneiras para vender mais, seja na loja física ou na virtual. Diante de tantas novidades, tecnologias e mudanças no comportamento de consumo, fica difícil saber por onde começar.

Para te ajudar, separamos nove dicas práticas para você aplicar no seu negócio. Seguindo todas elas, certamente você vai otimizar seus rendimentos, além de melhorar as estratégias da marca. Confira os detalhes abaixo.

1. Invista em treinamento

Para sua loja se destacar é preciso investir em treinamento dos colaboradores. Além de saber como atender um cliente de forma educada e prestativa, saber a própria função de maneira eficiente é garantia de uma boa experiência de compra para seu público.

garanta uma boa experiência de compra para seus clientes

É preciso incutir nos colaboradores que todas as funções são importantes e fazem diferença para o funcionamento da loja. Tenha uma boa estrutura hierárquica e líderes que priorizem o desenvolvimento dos funcionários, com feedbacks, treinamentos e mais.

Aposte, também, em treinamentos focados em vendas, atendimento pessoal e online, já que cada vez mais as lojas estão migrando para sites e redes sociais. Confira 16 dicas de como atender bem um cliente.

2. Conheça seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo e brand persona são formas de melhorar o atendimento ao cliente, as estratégias de vendas e garantir o sucesso do seu negócio. Sabendo o que costumam comprar, qual o comportamento de consumo e os valores que investem no seu tipo de produto, você sabe como abordá-los.

Além disso, conhecendo seus clientes, você sabe como adaptar seus produtos, o que deve comprar para revender e em quais tendências pode apostar para otimizar suas vendas. Para entendê-los melhor, solicite feedback dos clientes.

3. Capriche na apresentação da loja

Seja ela física ou virtual, o aspecto da loja influencia diretamente sobre as vendas. Para a loja física, capriche na vitrine, além do design interno, com a escolha correta da paleta de cores, iluminação e disposição de produtos que condizem com a marca e o público-alvo que deseja alcançar.

Para a loja virtual, o seu site precisa ter uma ótima velocidade de carregamento, categorias bem divididas e objetivas. Os anúncios com textos bem explicativos, imagens de alta qualidade e vídeos para que seu cliente consiga visualizar o produto em todos os aspectos também são essenciais.

4. Aceite diversas opções de pagamento

Sabemos que nem sempre é possível aceitar todas as formas de pagamento. Mas, quanto mais opções você conseguir aceitar, mais vendas você vai conquistar para o seu negócio. Afinal, nada mais decepcionante que querer comprar algo e a loja não aceitar a sua forma de pagamento.

aceite as mais diversas formas de pagamento

Mesmo com tanta tecnologia, existem pessoas que ainda utilizam dinheiro físico, por isso, tenha troco em espécie para essas situações. Não esqueça de fazer o fechamento de caixa diariamente, ou se o fluxo da sua loja for muito alto, faça duas vezes por dia. Atualmente, as formas de pagamentos mais comuns são:

  • Cartão de crédito ou débito;
  • Boleto;
  • Pix;
  • Carteira Digital.

Pesquise as taxas e encargos para utilizar essas formas de pagamento e veja o que vale a pena para a sua loja. Deixe bem claro as opções de pagamento que aceita tanto na loja física quanto na digital.

5. Personalize o atendimento

O atendimento personalizado é um dos fatores que contribuem para a finalização das compras e fidelização dos clientes. Existem duas perguntas que podem ajudar a encontrar o atendimento ideal: como gostaria que a sua marca fosse conhecida e qual o seu público? É mais jovial, mais sério e sóbrio, feminino ou masculino?

Sabendo desses detalhes, você consegue traçar a forma de personalizar o atendimento para que o seu cliente sinta que essa comunicação foi pensada nele. Ainda, pode adotar o atendimento humanizado conforme a necessidade e solução para cada caso.

6. Realize promoções estratégicas

Invista em promoções estratégicas para otimizar as vendas e ainda fazer uma queima de estoque. Aproveite datas sazonais, como dia das mães, Natal, Black Friday e faça promoções reais, pois os clientes acompanham os preços e fazem comparações.

Aproveite para fazer promoções personalizadas, como aniversário da loja, aniversário do cliente, eventos do seu segmento e mais. Utilize sistemas de automatização para deixar algumas promoções automáticas, como enviar um cupom de desconto para o cliente no seu aniversário ou diminuir uma porcentagem dos preços em determinada data.

7. Invista em estratégias de marketing

Investir em estratégias de marketing é uma das boas formas de aumentar as vendas da sua loja. Utilize a internet ao seu favor e faça anúncios segmentados para o seu público, além de estar presente nas redes sociais apresentando as novidades, promoções e reviews dos seus produtos.

utilize as ferramentas de marketing a seu favor

Além disso, o marketing realizado no ambiente virtual também traz resultados para a loja física. Por isso, divulgue, coloque o endereço da sua loja e também do seu site nas redes sociais, inclusive no Google para seu público te encontrar.

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8. Estabeleça metas de vendas

Para saber como aumentar as vendas de uma loja, é preciso mensurar o lucro atual e estabelecer novas metas. Dessa forma, você terá um norte para guiar as estratégias de vendas, além de motivar sua equipe de vendedores. Outra forma de engajar seus colaboradores é oferecer comissões sobre as metas de vendas, assim eles saberão quanto podem receber e vão se manter focados em otimizar os rendimentos da empresa.

9. Conheça a concorrência

Você já se perguntou se o preço dos produtos que você vende estão reduzindo ou aumentando? Analisar seus concorrentes pode parecer intrusivo, mas é essencial para desenvolver estratégias competitivas.

Por isso, é importante observar como eles realizam suas vendas, a estrutura dos seus sites, os preços e as promoções, incluindo as páginas de finalização de compra. Se possível, faça compras para experimentar e entender melhor os métodos de pagamento e entrega oferecidos.

Esse monitoramento permite que você pense de maneira inovadora e, considerando o comportamento do seu público-alvo, identifique quais necessidades ainda não foram atendidas e que você poderia explorar.

10. Tenha um bom sistema de gestão

Um bom sistema ERP de gestão pode automatizar e facilitar diversas etapas do seu negócio. Como armazenar o cadastro do cliente e todas as compras que ele realizou na sua loja, saber quais são os valores de entrada e saída, cálculo de comissões automático, emissão de documentos fiscais importantes para manter o seu negócio regularizado e mais.

Além de gerar relatórios sobre as vendas, compras e demais setores da sua empresa. Assim, você consegue focar em estratégias de vendas, adaptações de produtos, posicionamento da sua marca e expansão da sua loja com franquias ou filiais.

Aproveite para conhecer as soluções da SG Sistemas, com sistemas leves, ágeis, intuitivos para uma gestão completa da sua loja. Com mais de 30 anos desenvolvendo sistemas ERP, oferecemos as melhores funcionalidades para o seu segmento. Além de módulos que podem completar o seu sistema para funcionalidades mais completas.

Inclusive, conheça outros conteúdos do nosso blog para otimizar seu negócio. Confira também: 13 dicas de empreendedorismo: como começar com o pé direito. Até lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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