Análise setorial: o que é e suas aplicações

Análise setorial: o que é e suas aplicações

Afinal, o que é análise setorial? Análise setorial é um estudo, de preferência aprofundado, sobre a situação social da sua empresa. Quando falamos sobre estudo e análise aprofundados, devemos pensar em várias etapas, uma vez que o principal objetivo da análise setorial é identificar todos os problemas a serem resolvidos para que assim mais resultados positivos sejam alcançados.

Ainda sobre as definições, trata-se de um processo presente no setor de marketing da empresa. A partir dos resultados obtidos nos estudos sobre o contexto da instituição, serão planejadas estratégias para um crescimento exponencial. Dentro da análise setorial, é possível entender o posicionamento do seu negócio em relação ao mercado, assim como perceber as principais tendências a serem consideradas.

Nesta publicação vamos entender melhor sobre como funciona a análise setorial como um mapeamento interno e externo de uma empresa. A partir de uma definição mais aprofundada sobre o assunto, será possível compreender como essas atividades são aplicadas na prática, dentro das ocupações empresariais.

Por último, confira um passo a passo simplificado para aplicação da análise setorial em seu varejo. Agora chega de enrolação, vamos lá!

O diferencial da análise setorial no seu negócio

Com o avanço das práticas estratégicas para o crescimento de uma empresa, foi possível entender a importância da análise setorial, seja em um negócio em atacado ou varejo. Somente com boas análises é possível traçar bons planejamentos de ações para sua empresa.

O diferencial da análise setorial é que esta se trata de um conjunto de atividades de mapeamento externo, a fim de entender o contexto econômico em que seu negócio está inserido. Para que estas ações sejam feitas corretamente, é necessário seguir alguns caminhos.

As principais etapas de um estudo setorial são: análises de mercado e pesquisa da concorrência. A partir desses pontos, é importante que seja feita a projeção de seu empreendimento diante do cenário observado.

O primeiro erro de algumas empresas é ignorar essas atividades, seja por falta de conhecimento ou por subestimar o poder de um marketing bem feito. As análises podem, ou melhor, devem ser exploradas para os empreendimentos que buscam crescer de maneira significante e, portanto, pode ser o diferencial que você procura.

De maneira mais aprofundada, podemos afirmar que a análise setorial considera os seguintes aspectos: mercado, público-alvo e consumidores, concorrência e demanda do seu produto e/ou serviço. Esses quatro tópicos devem demandar bastante investimento do tempo do profissional, para chegar nos seguintes objetivos:

  • Contexto e realidade econômica do mercado;
  • Pontos positivos e negativos do seu negócio;
  • Brechas da sua empresa;
  • Tendência do mercado e do consumidor.

Mas não é só isso. Toda etapa de mapeamento tem a possibilidade de encontrar mais e mais pontos a serem analisados. Os aspectos da análise setorial a serem realizados dificilmente serão esgotados, afinal, é muito comum encontrar novos pontos que podem ser estudados e isso é uma coisa boa.

É importante mencionar que é necessário estar sempre aberto à procura de resultados. A análise setorial é um diferencial para as empresas justamente por que busca brechas e pontos a serem melhorados.

Se na análise setorial da sua empresa forem encontrados mais pontos negativos do que positivos, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Pelo contrário, talvez seja a oportunidade que seu negócio precisava para crescer.

Mais do que uma prática de marketing essencial, trata-se também de uma atividade de logística e gerenciamento capaz de gerar muitos e bons resultados.

Principais vantagens da análise setorial

Bom, você já sabe que uma boa análise setorial do seu empreendimento traz resultados, não é?! Mas essa resposta é um pouco vaga demais. Segue uma lista dos benefícios da análise setorial, caso você ainda não tenha sido convencido a implantar esse estudo no seu negócio.

Identificação de lacunas

Analisando sua concorrência, é possível perceber as lacunas, tanto no seu negócio como nos dos outros. Isso permite que o setor de marketing da sua empresa trabalhe em cima daquilo que pode ser feito da melhor forma possível. Destacar seu produto ou serviço da concorrência será um diferencial.

Mudanças rápidas

A possibilidade de fazer mudanças rápidas é um dos principais pontos positivos da análise setorial. As empresas que não possuem esse estudo podem demorar meses ou anos para encontrar um problema e nós bem sabemos que tempo também é dinheiro, certo?! Dessa forma é possível entender a análise setorial como um investimento importante para seu negócio.

Estratégias de comunicação

Por fim, mas, definitivamente não menos importante, a análise setorial mostra caminhos de comunicação importantes para serem adotadas. Como forma de direcionar as etapas de ações, o estudo setorial prevê possíveis mudanças na comunicação da sua empresa como o conteúdo, design ou canais de distribuição e divulgação, por exemplo.

Análise Setorial: passo a passo para implantação

Agora que você sabe o que é análise setorial e os benefícios dela para sua empresa, separamos um passo a passo simples e eficaz para implantá-la no seu varejo. Vamos lá!

1. Conheça o mercado

Na hora de conhecer o mercado, economicamente falando, você precisa responder as seguintes perguntas: como se encontra o cenário econômico mundial? Como a sociedade se encontra? Quais os temas em pauta nesse momento? Ou então, como estão as questões políticas e ambientas? Pode parecer bobeira, mas não é. Tudo isso faz parte do estudo de mercado.

2. Tenha as ferramentas certas

Para que uma análise setorial seja completa, ainda é necessária a utilização das ferramentas corretas. Dentre as mais indicadas estão a Social listening, jornada do cliente e pesquisas internas.

Social listening

Trata-se de uma ferramenta de análise de engajamento de redes sociais. Ela é necessária para captar a opinião do consumidor e observar de que forma eles estão se expressando. Dessa forma, é possível estabelecer respostas rápidas de acordo com a resposta direta e indireta dos consumidores.

Jornada do cliente

A análise da jornada do consumidor é importante para entender o que ele está procurando enquanto cliente da sua marca. Na jornada do cliente também é possível observar o caminho que os concorrentes estão seguindo de acordo com as demandas.

Pesquisas internas

Sua empresa provavelmente tem um histórico de pesquisas internas e essa é outra ferramenta importante para um análise setorial eficaz. Ao analisar as pesquisas anteriores da instituição, você poderá estabelecer caminhos de melhoria a serem seguidos, ao passo que poderá rever os pontos que foram enfraquecidos.

Sistemas de análises

O olhar para os processos internos não pode faltar na hora da boa e velha análise setorial.

Nesse sentido, a gestão empresarial é extremamente importante para o controle efetivo de diferentes etapas da compra, desde o acompanhamento em tempo real das fases da negociação até a emissão das notas de serviço.

Portanto, considere uma solução de análise integrada que unifique seus bancos de dados empresariais e te permita maior controle da produção e dos recebíveis, bem como da emissão de relatórios mais assertivos ao que tange à negociação.

3. Estude a concorrência

Para fazer um estudo setorial de qualidade, é necessário também conhecer e estudar a concorrência, de forma a traçar um perfil mais completo possível. Há algumas metodologias para serem seguidas que podem te ajudar nessa etapa. Segundo a matéria da Rock Content sobre análise das forças competitivas, os cinco passos para determinar a posição de qualquer negócio no mercado, são:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Poder de barganha dos clientes;
  • Ameaça de novos concorrentes;
  • Ameaça de novos produtos ou serviços.

4. Entenda o cenário e planeje ações

É preciso também conhecer o cenário onde seu empreendimento está inserido para compreender a influência da sociedade nos resultados da sua empresa.

Desse modo, você deverá criar um perfil da sua marca levando alguns pontos em consideração como: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A partir daí você terá bons materiais para realizar planejamentos e colocar enfim, as ações em prática. Quanto mais tempo você investe na análise setorial, mais seguro você vai estar para colocar seu planejamento em prática.

O conceito do estudo ou análise setorial não é difícil. São mapeamentos externos para obtenção de resultados e aplicação de ações com base teórica. A parte mais difícil é, na verdade, fazer as empresas entenderem a importância da análise em seu negócio. Se você leu até aqui, provavelmente já entendeu tudo isso, portanto, as próximas etapas não serão tão complicadas.

Conseguimos esclarecer o que é análise setorial? Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Não esqueça de compartilhar conosco. Até a próxima!

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