Análise setorial: o que é e suas aplicações

Análise setorial: o que é e suas aplicações

Afinal, o que é análise setorial? Análise setorial é um estudo, de preferência aprofundado, sobre a situação social da sua empresa. Quando falamos sobre estudo e análise aprofundados, devemos pensar em várias etapas, uma vez que o principal objetivo da análise setorial é identificar todos os problemas a serem resolvidos para que assim mais resultados positivos sejam alcançados.

Ainda sobre as definições, trata-se de um processo presente no setor de marketing da empresa. A partir dos resultados obtidos nos estudos sobre o contexto da instituição, serão planejadas estratégias para um crescimento exponencial. Dentro da análise setorial, é possível entender o posicionamento do seu negócio em relação ao mercado, assim como perceber as principais tendências a serem consideradas.

Nesta publicação vamos entender melhor sobre como funciona a análise setorial como um mapeamento interno e externo de uma empresa. A partir de uma definição mais aprofundada sobre o assunto, será possível compreender como essas atividades são aplicadas na prática, dentro das ocupações empresariais.

Por último, confira um passo a passo simplificado para aplicação da análise setorial em seu varejo. Agora chega de enrolação, vamos lá!

O diferencial da análise setorial no seu negócio

Com o avanço das práticas estratégicas para o crescimento de uma empresa, foi possível entender a importância da análise setorial, seja em um negócio em atacado ou varejo. Somente com boas análises é possível traçar bons planejamentos de ações para sua empresa.

O diferencial da análise setorial é que esta se trata de um conjunto de atividades de mapeamento externo, a fim de entender o contexto econômico em que seu negócio está inserido. Para que estas ações sejam feitas corretamente, é necessário seguir alguns caminhos.

As principais etapas de um estudo setorial são: análises de mercado e pesquisa da concorrência. A partir desses pontos, é importante que seja feita a projeção de seu empreendimento diante do cenário observado.

O primeiro erro de algumas empresas é ignorar essas atividades, seja por falta de conhecimento ou por subestimar o poder de um marketing bem feito. As análises podem, ou melhor, devem ser exploradas para os empreendimentos que buscam crescer de maneira significante e, portanto, pode ser o diferencial que você procura.

De maneira mais aprofundada, podemos afirmar que a análise setorial considera os seguintes aspectos: mercado, público-alvo e consumidores, concorrência e demanda do seu produto e/ou serviço. Esses quatro tópicos devem demandar bastante investimento do tempo do profissional, para chegar nos seguintes objetivos:

  • Contexto e realidade econômica do mercado;
  • Pontos positivos e negativos do seu negócio;
  • Brechas da sua empresa;
  • Tendência do mercado e do consumidor.

Mas não é só isso. Toda etapa de mapeamento tem a possibilidade de encontrar mais e mais pontos a serem analisados. Os aspectos da análise setorial a serem realizados dificilmente serão esgotados, afinal, é muito comum encontrar novos pontos que podem ser estudados e isso é uma coisa boa.

É importante mencionar que é necessário estar sempre aberto à procura de resultados. A análise setorial é um diferencial para as empresas justamente por que busca brechas e pontos a serem melhorados.

Se na análise setorial da sua empresa forem encontrados mais pontos negativos do que positivos, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Pelo contrário, talvez seja a oportunidade que seu negócio precisava para crescer.

Mais do que uma prática de marketing essencial, trata-se também de uma atividade de logística e gerenciamento capaz de gerar muitos e bons resultados.

um homem parado na frente de uma tela de computador

Principais vantagens da análise setorial

Bom, você já sabe que uma boa análise setorial do seu empreendimento traz resultados, não é?! Mas essa resposta é um pouco vaga demais. Segue uma lista dos benefícios da análise setorial, caso você ainda não tenha sido convencido a implantar esse estudo no seu negócio.

Identificação de lacunas

Analisando sua concorrência, é possível perceber as lacunas, tanto no seu negócio como nos dos outros. Isso permite que o setor de marketing da sua empresa trabalhe em cima daquilo que pode ser feito da melhor forma possível. Destacar seu produto ou serviço da concorrência será um diferencial.

Mudanças rápidas

A possibilidade de fazer mudanças rápidas é um dos principais pontos positivos da análise setorial. As empresas que não possuem esse estudo podem demorar meses ou anos para encontrar um problema e nós bem sabemos que tempo também é dinheiro, certo?! Dessa forma é possível entender a análise setorial como um investimento importante para seu negócio.

Estratégias de comunicação

Por fim, mas, definitivamente não menos importante, a análise setorial mostra caminhos de comunicação importantes para serem adotadas. Como forma de direcionar as etapas de ações, o estudo setorial prevê possíveis mudanças na comunicação da sua empresa como o conteúdo, design ou canais de distribuição e divulgação, por exemplo.

uma lupa sobre um pedaço de papel

Análise Setorial: passo a passo para implantação

Agora que você sabe o que é análise setorial e os benefícios dela para sua empresa, separamos um passo a passo simples e eficaz para implantá-la no seu varejo. Vamos lá!

1. Conheça o mercado

Na hora de conhecer o mercado, economicamente falando, você precisa responder as seguintes perguntas: como se encontra o cenário econômico mundial? Como a sociedade se encontra? Quais os temas em pauta nesse momento? Ou então, como estão as questões políticas e ambientas? Pode parecer bobeira, mas não é. Tudo isso faz parte do estudo de mercado.

2. Tenha as ferramentas certas

Para que uma análise setorial seja completa, ainda é necessária a utilização das ferramentas corretas. Dentre as mais indicadas estão a Social listening, jornada do cliente e pesquisas internas.

Social listening

Trata-se de uma ferramenta de análise de engajamento de redes sociais. Ela é necessária para captar a opinião do consumidor e observar de que forma eles estão se expressando. Dessa forma, é possível estabelecer respostas rápidas de acordo com a resposta direta e indireta dos consumidores.

Jornada do cliente

A análise da jornada do consumidor é importante para entender o que ele está procurando enquanto cliente da sua marca. Na jornada do cliente também é possível observar o caminho que os concorrentes estão seguindo de acordo com as demandas.

Pesquisas internas

Sua empresa provavelmente tem um histórico de pesquisas internas e essa é outra ferramenta importante para um análise setorial eficaz. Ao analisar as pesquisas anteriores da instituição, você poderá estabelecer caminhos de melhoria a serem seguidos, ao passo que poderá rever os pontos que foram enfraquecidos.

Sistemas de análises

O olhar para os processos internos não pode faltar na hora da boa e velha análise setorial.

Nesse sentido, a gestão empresarial é extremamente importante para o controle efetivo de diferentes etapas da compra, desde o acompanhamento em tempo real das fases da negociação até a emissão das notas de serviço.

Portanto, considere uma solução de análise integrada que unifique seus bancos de dados empresariais e te permita maior controle da produção e dos recebíveis, bem como da emissão de relatórios mais assertivos ao que tange à negociação.

3. Estude a concorrência

Para fazer um estudo setorial de qualidade, é necessário também conhecer e estudar a concorrência, de forma a traçar um perfil mais completo possível. Há algumas metodologias para serem seguidas que podem te ajudar nessa etapa. Segundo a matéria da Rock Content sobre análise das forças competitivas, os cinco passos para determinar a posição de qualquer negócio no mercado, são:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Poder de barganha dos clientes;
  • Ameaça de novos concorrentes;
  • Ameaça de novos produtos ou serviços.

4. Entenda o cenário e planeje ações

É preciso também conhecer o cenário onde seu empreendimento está inserido para compreender a influência da sociedade nos resultados da sua empresa.

Desse modo, você deverá criar um perfil da sua marca levando alguns pontos em consideração como: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A partir daí você terá bons materiais para realizar planejamentos e colocar enfim, as ações em prática. Quanto mais tempo você investe na análise setorial, mais seguro você vai estar para colocar seu planejamento em prática.

O conceito do estudo ou análise setorial não é difícil. São mapeamentos externos para obtenção de resultados e aplicação de ações com base teórica. A parte mais difícil é, na verdade, fazer as empresas entenderem a importância da análise em seu negócio. Se você leu até aqui, provavelmente já entendeu tudo isso, portanto, as próximas etapas não serão tão complicadas.

Conseguimos esclarecer o que é análise setorial? Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Não esqueça de compartilhar conosco. Até a próxima!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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