Como atender bem um cliente: 16 dicas importantes

Como atender bem um cliente: 16 dicas importantes

Entender como atender bem um cliente é fundamental para manter a sua empresa, afinal, um relacionamento de qualidade com o seu público-alvo e com os consumidores do seu negócio é a base para o sucesso. Assim, as estratégias desenvolvidas por você e por sua equipe apresentam bons resultados e garantem que os potenciais leads fiquem mais à vontade em conversar, tirar dúvidas e expor feedbacks.

Não há maneira mais assertiva de vender melhor do que por meio de um bom atendimento! Empresas que não demonstram interesse nesse cuidado encontram problemas em reter e fidelizar um alto número de clientes. Como consequência, há perdas de investimentos e os contratos deixam de ser fechados, assim como o nome da marca também acaba mal visto.

Como atender bem um cliente: 16 dicas importantes

Diversas organizações buscam maneiras de como atender bem um cliente para fazê-lo retornar mais vezes e fazer compras maiores. Quando as dicas são aplicadas corretamente na organização, os leads em potencial se sentem mais confortáveis de conversar com você e sua equipe, assim, entendem que a intenção da marca não é apenas vender, mas fornecer uma experiência inovadora e positiva.

Negócios que têm apenas o interesse de vender e manter pouca relação com os clientes encontram dificuldades de realmente fazer um bom negócio. Esse problema acontece porque os prospects não se sentem à vontade em conversar com a equipe pela falta de conexão e diálogo.

1. Responda de forma ágil

Responder rapidamente é importante para empresas que procuram maneiras de como atender bem um cliente. Se coloque sempre no lugar do seu lead, entenda que ele precisa de informações rápidas para tirar dúvidas e não tem tempo de esperar mais de três horas uma resposta básica.

2. Tenha interesse pelo seu cliente

Se interessar pelo cliente é indispensável quando falamos em atendimento de qualidade, pois os prospects precisam se sentir acolhidos e confiantes de conversar com você ou seu time. Procure se reunir com o grupo comercial para avaliar métodos eficientes de estudar o perfil do comprador, entender as dores dele e compreender de que maneira a empresa pode ajudá-lo a sair do problema que está.

uma mulher sentada em um computador com fones de ouvido

Veja ainda: Feedback de clientes: qual a importância e como coletar?

3. Transmita confiança e faça por merecer

Aprender a como atender bem um cliente requer transmissão de confiança e significa que você precisa realizar diálogos que demonstram sua autoridade e conhecimento sobre o que está oferecendo. A sua equipe também não pode demonstrar confusão ou dificuldades de explicar o funcionamento de uma mercadoria, pois isso significa pouco entendimento sobre o que a empresa vende.

É fundamental fazer por merecer e demonstrar ao cliente que a empresa é especialista naquela solução, que tem compreensão sobre o funcionamento e as vantagens. Essas são características que fazem os potenciais compradores ficarem interessados em adquirir um produto da sua marca justamente pelo fato de sentirem segurança nas palavras dos vendedores.

4. Seja honesto e transparente

Ser honesto com os clientes é muito importante, pois mostra que a sua empresa não é completamente perfeita, mas que realiza melhorias constantes para oferecer sempre excelência. Ao ser transparente sobre esse ponto e demais aspectos dos seus produtos, você faz os leads perceberem que é sincero e que não tem medo de explicar informações como essa, principalmente por se colocar à disposição para resolver o que for.

5. Atenda de forma humana e gentil

O atendimento humano e gentil é essencial para todas as organizações, pois essa é a forma de realmente se relacionar com milhares de clientes, sejam eles exigentes ou não. Os vendedores precisam conversar e proporcionar um momento de acolhimento que seja agradável e permita aos leads falarem de seus problemas e o que precisam para resolvê-lo. 

A empatia deve ser trabalhada diariamente na empresa, pois os clientes precisam se sentir seguros com a sua marca. Dessa forma, quando eles tiverem qualquer problema, é com você e sua equipe de vendedores que irão entrar em contato para resolver uma questão.

atenda de forma humana e gentil

6. Invista em soluções tecnológicas

Soluções tecnológicas de como atender bem um cliente são importantes para se investir, porque você consegue organizar os dados dos compradores e avaliar as demandas. Se houver um problema com a utilização de um serviço, por exemplo, os colaboradores conseguem incluir no software, como da SG Sistemas, se a situação está em andamento, se foi resolvida e quais medidas usadas para solucionar o pedido.

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7. Trabalhe com ferramentas de gestão no atendimento

O CRM é uma ferramenta excelente para gestão de atendimento, pois, com o software, você consegue incluir todos os dados dos clientes e organizá-los como desejar. É possível compartilhar as informações com os vendedores para realizar a primeira comunicação com os potenciais nomes, dar sequência ao follow-up ou iniciar a etapa de customer success.

Além disso, há o SAC, que auxilia a como atender bem um cliente, pois é um canal eficiente que permite ao prospect tirar as principais dúvidas, enviar sugestões ou reclamações. Assim, você e seu time conseguem verificar as informações e encontrar resoluções para os comentários negativos.

8. Seja omnichannel e integre os canais de comunicação

Reúna todos os canais de comunicação da sua empresa para os clientes terem mais facilidade em conversar com o time de vendedores. Facebook, Instagram, TikTok, e-mail e WhatsApp precisam estar alinhados para proporcionar um diálogo mais eficiente e ágil com seu público-alvo.

9. Monitore suas redes sociais e interaja com os clientes

Sempre esteja atento às redes sociais para interagir com os clientes ao respondê-los pelos comentários ou fazer vídeos interativos para aumentar o engajamento. Essas são métricas eficientes que ajudam a reter mais a atenção dos leads e melhoram o relacionamento, como vemos em empresas famosas que divertem os compradores com respostas engraçadas.

10. Automatize os processos de atendimento

O atendimento automatizado é a melhor forma de realizar uma comunicação assertiva com os prospects sem que haja uma intervenção humana. Afinal, o processo é realizado por uma inteligência artificial e os compradores terão uma experiência mais fluida, integrada e personalizada.

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11. Realize atendimentos com chatbots

Os chatbots ajudam a reduzir os custos, além de possibilitar que os clientes consigam tirar dúvidas rápidas sem haver a necessidade de conversar com um vendedor. É possível também entender melhor o funcionamento de um produto ou serviço e, se for do interesse do lead, ele pode prosseguir para a conversa com um dos seus colaboradores.

12. Se coloque no lugar do cliente

Se colocar no lugar dos clientes é indispensável, principalmente para entender as dores deles e compreender de quais formas a sua empresa pode ajudá-lo. Imagine, por exemplo, que você é o comprador que está com um problema e necessita de uma ajuda rápida para solucionar uma questão.

Com um bom atendimento, é possível resolver o problema em instantes por meio de uma conversa amigável, que o ajude a tirar dúvidas e o encaminhe ao bom uso do produto ou serviço. Assim, ele fica satisfeito por ter uma experiência positiva e consegue utilizar o que adquiriu com mais eficiência.

13. Mantenha e transmita a calma

Demonstrar calma é fundamental em como atender bem um cliente, pois mostra que o vendedor está seguro do que fala e tem certeza das informações apresentadas. Dialogar sem pressa, tirar dúvidas e explicar o que for preciso expressa que o profissional está preparado para conversar com o lead e o levar ao processo de compras.

14. Acompanhe seu cliente em todas as etapas

Acompanhe os clientes em todas as etapas para explicar o que for necessário e analisar se estão prontos para seguir o processo de conversão. É nesse procedimento que você descobre os que são qualificados e quais devem passar por uma nova nutrição até ficarem aptos para comprar.

15. Personalize seu atendimento

Você pode personalizar o atendimento ao enviar conteúdos interessantes que se adaptem às necessidades dos clientes para entregar soluções pontuais. É possível também iniciar um diálogo por meio de e-mail marketing com o envio de mensagens relevantes que os eduquem e mostrem a importância de fazer a compra de um produto com a sua empresa.

16. Forneça algo a mais e se destaque

Caso os clientes façam uma aquisição, você pode enviar brindes ou oferecer descontos para uma próxima compra. Marque também nas redes sociais esse mesmo comprador para mostrar o quão feliz a sua empresa está por ter realizado negócio, sendo essa uma forma de também trabalhar com o marketing de relacionamento.

Descobrir como atender bem um cliente possibilitará que seu time de vendedores realize um atendimento de qualidade que proporcione uma experiência especial ao comprador. Os leads precisam se sentir seguros com tudo o que é oferecido pela empresa e você, junto de sua equipe, tem a possibilidade de desenvolver um ambiente exclusivo, interativo e que seja transparente.

O processo de como atender bem um cliente não precisa ser complicado ou extremamente desafiador. Tudo o que deve ser feito é trabalhar com a inclusão de novas metodologias na empresa, que devem ser desenvolvidas mediante treinamentos constantes para prevenir falhas de comunicação durante a tratativa com os compradores.

Para mais insights como esses, confira também dicas de empreendedorismo para ter sucesso em seus negócios. Boa leitura, te esperamos lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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