Como montar um Pub? Veja dicas e o que não pode faltar!

Como montar um Pub? Veja dicas e o que não pode faltar!

Os pubs vêm se tornando cada dia mais populares no Brasil. Eles aterrissaram no país há alguns anos, vindos diretamente da Grã-Bretanha — mais especificamente da Inglaterra e da Irlanda. É um estabelecimento que atrai em sua maioria o público jovem das grandes cidades e é uma ótima opção de investimento para aqueles que buscam abrir o próprio negócio.

Aqui no Brasil, costumamos chamar de pub qualquerestabelecimento que tenha um tema de influência britânica ou irlandesa, que sirva cervejas especiais e cultive uma cultura tipicamente boêmia. Mas, na verdade, a origem do nome se refere a ambientes bem característicos com decoração, público fiel para conversar e tomar cerveja.

Se você está pensando em empreender e quer apostar em um pub, é importante conhecer com detalhes as características desse tipo de negócio e o que é preciso para montar um, confira!

O que é um pub?

A tradução literal do termo “pub” para o português corresponde a expressão inglesa “public house”, ou local público. É um tipo de estabelecimento onde se vendem bebidas alcoólicas e refeições, sendo o principal produto vendido a cerveja. Originalmente, os pubs eram lugares à beira de estrada na Inglaterra, onde viajantes paravam para descansar e se distrair tomando um bom vinho.

Outra história que envolve a origem do nome, conta que quando o governo britânico proibiu oconsumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos para evitar a baderna, tornou-se comum encontrar os amigos nesses lugares, que possuíam características mais aconchegantes, com a finalidade exclusiva de beber.

pub não é um bar

Além da bebida característica ter sido substituída, hoje esses lugares são famosos em todo o mundo por estabelecer uma relação próxima com seus clientes. Um exemplo clássico de pub famoso é o Bar do Moe, dos Simpsons. Nos episódios do desenho, o personagem Homer mostra uma certa fidelidade ao local.

No Brasil, podemos comparar esse local ao “bar da esquina”, onde amigos e familiares se encontram para jogar conversa fora perto de casa.

Diferença entre bar e pub

Algumas diferenças nas características entre bar e pub são sutis e outras bastante visíveis. É claro que conforme o segundo estabelecimento foi ganhando fama em diversas regiões, suas características foram sendo adaptadas aos costumes e culturas, mas a essência se manteve.

Os pubs remetem a cultura inglesa e irlandesa, por isso, geralmente são locais mais fechados por conta do inverno rigoroso característico dessas regiões e contam com cores e objetos temáticos da cultura desses países. Nesses estabelecimentos, muitas vezes, um balcão com cadeiras já é o suficiente para o atendimento.

Já os bares são ambientes com áreas externas, característicos de regiões tropicais como o Brasil, e muitas vezes contam até com mesas e cadeiras na calçada. Quanto à decoração, muitos seguem um estilo mais rústico ou contam com artigos relacionados a algum esporte, ou algo característico da região.

Comparado com o público de bar, os clientes do pub são mais próximos e intimistas. A cerveja, o ambiente convidativo e as conversas são as principais atrações do local. Já nos bares podemos encontrar show de músicas, coquetéis bem elaborados, karaokê e concursos de bebidas para atrair mais clientes.

um bar com uma placa azul que diz diferente entre bar e pub

Diferença entre bar e pub

Algumas diferenças nas características entre bar e pub são sutis e outras bastante visíveis. É claro que conforme o segundo estabelecimento foi ganhando fama em diversas regiões, suas características foram sendo adaptadas aos costumes e culturas, mas a essência se manteve.

Os pubs remetem a cultura inglesa e irlandesa, por isso, geralmente são locais mais fechados por conta do inverno rigoroso característico dessas regiões e contam com cores e objetos temáticos da cultura desses países. Nesses estabelecimentos, muitas vezes, um balcão com cadeiras já é o suficiente para o atendimento.

Já os bares são ambientes com áreas externas, característicos de regiões tropicais como o Brasil, e muitas vezes contam até com mesas e cadeiras na calçada. Quanto à decoração, muitos seguem um estilo mais rústico ou contam com artigos relacionados a algum esporte, ou algo característico da região.

Comparado com o público de bar, os clientes do pub são mais próximos e intimistas. A cerveja, o ambiente convidativo e as conversas são as principais atrações do local. Já nos bares podemos encontrar show de músicas, coquetéis bem elaborados, karaokê e concursos de bebidas para atrair mais clientes.

O que tem que ter em um pub?

O pub não escapou e nem poderia do famoso jeitinho brasileiro. Ao chegar no Brasil, algumas características do negócio foram estrategicamente ajustadas para melhor atender as necessidades de um público que vive sempre em busca de novidades e diferentes formas de entretenimento.

Uma dessas mudanças foi incorporar às public houses, a música ao vivo tipicamente brasileira, os temas inspirados em séries, filmes, times de futebol e a culinária brasileira, que faz sucesso em qualquer proposta, por mais estrangeira ou incomum que seja.

Com as adaptações e a criatividade sem fim do nosso povo, os pubs estão se tornando cada dia mais populares. Em muitas cidades, eles já são os pontos de referência e se na sua eles ainda não são tão conhecidos, talvez essa seja uma excelente oportunidade de negócio.

Confira 6 dicas para montar um pub

Se você gostou da ideia de ter um pub e está amadurecendo a ideia, anote algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso nesse negócio:

1. Conheça seu público e sua concorrência

É primordial conhecer muito bem ospubs da cidade em que você está pensando em atuar. Bares temáticos, clubes noturnos e boates são estabelecimentos que também podem ser incluídos na sua análise de concorrência por terem perfis de públicos semelhantes.

como abrir um pub

Veja o que estes lugares oferecem no cardápio, horários de atendimento, serviços, estilo musical e tente traçar o perfil das pessoas que frequentam esses locais. Definir uma persona vai ajudar a escolher a estratégia de marketing que você vai utilizar para fazer a divulgação do seu negócio e a decidir toda a estrutura física do local.

Conheça: Marketing sensorial: conquiste clientes pelos 5 sentidos!

2. Trabalhe com suas paixões

Ter o próprio negócio também significa trabalhar com o que gosta. Na hora de escolher um tema para seu public house inclua o seu gosto pessoal. Se você é muito fã de algum estilo musical, de cinema ou futebol, use isso a seu favor. Afinal, a essência desse local é o cliente se sentir em casa, não é mesmo?

Com certeza toda sua satisfação estará explícita na forma de atender o cliente e quão bem você se sente no local e em receber alguém ali.

3. Tenha uma atenção especial com a cerveja

O produto característico de um pub é a cerveja; por isso, é essencial que o dono do estabelecimento tenha um cuidado especial com tudo que envolva a bebida. É importante certificar se o líquido está na temperatura ideal para consumo, se as taças ou copos estão bem lavado e enxutos e se o colarinho está ideal.

Oferecer diversas opções de cervejas que variam o nível de amargor, ingredientes e tipos de fermentação é muito apreciado pelos clientes que frequentam esses locais. Se quiser inovar no atendimento conte com um cardápio digital em que o cliente consegue ver todas as informações sobre cada tipo de bebida do seu próprio dispositivo.

4. Crie uma memória afetiva

Invista em um ambiente intimista e acolhedor, que transmita a mensagem desejada de forma clara e direta. Uma ótima estratégia é criar uma bebida, uma atração, um jogo, um show ou até mesmo um prato especial que seja lembrado pelos seus clientes como algo que só existe no seu pub.

Não se esqueça também de caprichar no atendimento! Locais com garçons atenciosos que priorizam os clientes se destacam muitas vezes mais do que a infraestrutura que um local oferece. Treine o seu pessoal para que eles saibam se comunicar com o seu público no tom e na linguagem correta.

5. Automatize os processos

A automação do food service é uma forte tendência para estabelecimentos como pubs, bares e restaurantes. Com essa ferramenta digital, o garçom realiza o atendimento com tablets ou smartphones e envia informações de forma automática diretamente para a cozinha, o que deixa todo o processo de atendimento mais rápido e ágil.

um restaurante com uma placa azul que diz automatize nossos processos

6. Ofereça diversas formas de pagamento

É muito importante oferecer diferentes formas de pagamentos para atender todos os perfil de clientes. Cartão de crédito e débito são os mais utilizados atualmente, mas não se esqueça que algumas pessoas ainda preferem pagar em dinheiro, é sempre importante estar preparado com troco.

Além desses meios, conte também com um sistema de pagamento pelo PIX, esta forma vem ganhando cada vez mais popularidade e um negócio tão moderno como um pub não pode ficar de fora desta tendência.

Como você pode ver, os pubs são ambientes acolhedores e alegres que vem se popularizando no Brasil, que tal investir neste tipo de estabelecimento? Conte sempre com as soluções da SG Sistemas para facilitar a gestão e administração dos seus negócios!

5/5 - (2 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário