07

abr
2020
O que é PUB ? Saiba como montar um!

Os PUBs estão se tornando a cada dia mais populares no Brasil. Atraindo, majoritariamente, o público jovem das grandes cidades, tanto que esses ambientes caíram no gosto dos brasileiros e se tornaram excelentes possibilidades de investimento de negócio.

Eles aterrissaram no Brasil há alguns anos, vindos diretamente da Grã-Bretanha, mais especificamente da Inglaterra e da Irlanda. Aqui no Brasil, costumamos chamar de PUB qualquer estabelecimento que tenha um tema de influência britânica ou irlandesa, que sirva cervejas especiais e cultive uma cultura tipicamente boêmia.

Porém, na verdade, os PUBs possuem um uso específico, pelo menos em seus países de origem. A história conta que quando o governo britânico proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos - a fim de evitar problemas com baderneiros - tornou-se comum encontrar os amigos nesses lugares, que possuíam características mais aconchegantes, com a finalidade exclusiva de beber.

Aqui no Brasil, normalmente, os PUBs se distinguem dos bares pela temática, mas a preocupação em relação às bebidas também é uma realidade, principalmente com relação à cerveja, que é a principal. A tradução literal do termo “pub” para o português corresponde a expressão inglesa “public house”, ou local público. Considerando a história do nome fica mais simples entender seu significado, não é mesmo?

Como os brasileiros adaptaram os PUBs?

É claro que os PUBs tradicionais, ao caírem em solo brasileiro, foram estrategicamente alterados, pensados para atender as necessidades de um público que vive sempre em busca de novidades e diferentes formas de entretenimento.

Assim, por aqui, incorporamos aos public houses a música ao vivo tipicamente brasileira, os temas inspirados em séries, filmes, times de futebol e a culinária brasileira, que faz sucesso em qualquer proposta, por mais estrangeira ou incomum que seja.

O fato é que, com as adaptações e a criatividade do povo brasileiro, os PUBs estão se tornando a cada dia mais populares. Em muitas cidades, eles já são os pontos de referência, se na sua eles ainda não conquistaram essa popularidade, talvez essa seja uma excelente oportunidade de negócio.

Como abrir um PUB?

Primeiramente, é preciso ter em mente que um PUB não é um bar. Isso significa que eles possuem aspectos diferenciados, não servem apenas para conversar com os amigos e ter um momento de descontração após o trabalho.

Na verdade, eles se assemelham mais com casas noturnas que permitem happy hour, pois possuem horários alternativos de atendimento, além de música e bebida o tempo todo.

A diferença crucial entre PUB e Bar é que os PUBs possuem um caráter muito aconchegante e, na maioria das vezes, contam com um tema específico. Você pode encontrar Pubs Irlandeses, que servem apenas cervejas especiais e são totalmente dedicados a públicos que apreciem essas condições. Também existem os PUBs que tocam apenas rock britânico, por exemplo, excelentes para os amantes desse ritmo.

Se você gostou da ideia, anote algumas dicas de como abrir um PUB que arrebente a concorrência:

1 - Conheça seu público e sua concorrência!

É primordial conhecer muito bem os PUBs da sua cidade, antes de qualquer coisa. Assim, será possível mapear quais devem ser seus primeiros passos, decidir, por exemplo, quais as melhores formas para realizar a preparação do menu, dos serviços oferecidos e da linguagem que seu PUB vai comunicar.

Nessa fase também é essencial conhecer seu público. Isso irá determinar qual é o melhor local para abrir seu negócio, qual tipo de estratégia de marketing você deve utilizar para fazer a divulgação do estabelecimento e até qual serão os móveis mais adequados para compor o ambiente.

2. Trabalhe com suas paixões!

Na hora de escolher um tema para seu PUB, não se limite em utilizar algo que seja comum ou que tenha aceitação pública comprovada. Se esforce para trabalhar com algo que seja sua paixão. Você é muito fã de algum estilo musical? É fã de cinema? Gosta muito de algum time de futebol? Aproveite isso em seu favor.

Enfim, encontre sua paixão e trabalhe com afinco sobre ela. Com certeza, será muito mais fácil dedicar o seu tempo a algo que te inspire, que você tenha algum conhecimento sobre o universo envolvido, que a algo meramente comercial, em que você irá precisar terceirizar toda a parte da construção de identidade.

3. Torne o local especial!

O fator que mais atrai as pessoas é aquele que é diferente dos outros. Invista em um ambiente acolhedor, que transmita a mensagem desejada de forma clara e precisa. Caso seja preciso, crie uma atração, um show, um jogo ou até mesmo um prato que seja lembrado pelos seus clientes como algo que só existe no seu PUB.

Não se esqueça de caprichar no atendimento também. Locais especiais, normalmente, são reconhecidos como espaços com funcionários atenciosos, onde os clientes são realmente uma prioridade. Em casos mais específicos, o atendimento pode ser até mais importante que a infraestrutura em si, portanto, é algo que deve ser tratado com muita atenção.

Conte com a SG para ter um PUB ágil e preciso!

Poder contar um sistema que facilita agilidade dos processos internos do PUB é fundamental para que tudo corra bem. Nesse sentido, você pode contar com a SG Sistemas! Nossos sistemas para bar são desenvolvidos com a intenção de otimizar seus processos internos, a administração e ter o controle exato das entradas e saídas do seu estabelecimento. Acesse nosso site para conhecer nossas opções!

  • Tags: