10 maneiras de aumentar as vendas da sua loja

10 maneiras de aumentar as vendas da sua loja

O foco de toda empresa que opera com a comercialização de produtos é o aumento das vendas. Esse processo é o que manterá a sua colocação relevante no mercado, abrindo possibilidades de expansão do negócio, permitindo gerar filiais e se tornar referência no mercado.

Quanto mais vendas a empresa efetuar, maior será o seu capital de giro e mais investimentos a mesma poderá fazer, sempre visando se expandir, cada vez mais, a sua rede. É importante que o supermercadista tenha isso em mente, que não poderá utilizar todo o aumento do seu lucro em outros fins que não sejam a demanda de crescimento, ou seja, é necessário pensar em estratégias que alavanque a empresa entre as maiores.

Por isso, elaboramos 10 estratégias para o supermercadista implantar para poder aumentar as suas vendas.

1. Os seus colaboradores são a base e a força da empresa.

O primeiro parâmetro que o supermercadista deve ter consciência é que os seus colaboradores são, também, a sua empresa. Isso significa que os colaboradores são um dos principais agentes para implementar qualquer estratégia para o aumento de vendas.

Por isso, é muito importante que a sua equipe se mantenha motivada e unida. Para tanto, é preciso que as pessoas se sintam parte da empresa e, também, estejam preparadas para atender os clientes da melhor forma possível. É importante que os gestores e os líderes trabalhem com feedbacks ajustando todas as questões que podem estar um impedimento do funcionário se desenvolver em sua função. É de suma importância oferecer suporte e treinamentos para que os funcionários se mantenham atualizados com as práticas para atender melhor os clientes.

Saiba mais em: A importância de treinamentos constantes para os colaboradores do ramo supermercadista.

2. Conheça melhor os seus clientes.

Conhecer melhor o perfil dos seus consumidores te ajudará a entender o que o cliente espera da sua empresa. Assim, as estratégias de vendas podem ser mais assertivas. Então, observe sempre, atentamente, os seus relatórios de vendas, se atentando para os horários, dias e semanas que a loja mais fatura, quais são os produtos campeões de vendas, dessa maneira, fica mais fácil atuar em promoções pontuais para atrair ainda mais clientes e aumentar as vendas.

Outra dica válida é realizar constantes pesquisas de satisfação com os seus clientes. Essas pesquisas devem investigar pontos fortes e pontos a serem melhorados dentro da loja, para que, dessa forma, os gestores atuem pontualmente no melhoramento das questões levantadas. Tais questionários podem ser feitos tanto presencialmente quanto em ambiente online, lembrando sempre que como este tipo de pesquisa é opcional aos clientes, é preciso que o supermercado pense em uma estratégia que facilite ao máximo o cliente responder as perguntas. O ideal é fazer um questionário breve para não tomar tanto o tempo do cliente.

3. A apresentação física da loja é muito importante

O aspecto físico da loja, também, é muito importante. Por isso, o supermercadista deve ter cuidado com questões de limpeza e conservação da loja. Uma boa imagem fica sempre gravada na memória do cliente, de forma que ele se sinta motivado à retornar no seu supermercado, pois, teve uma experiência agradável durante o seu período de compras.

É importante, também, pensar uma boa organização dos produtos nas gondolas da loja, para saber mais sobre esse assunto, veja a nossa publicação sobre “Como organizar melhor o Layout de gôndolas dentro do supermercado”.

4. Ofereça opções aos seus clientes

É importante disponibilizar diversos produtos na loja, por que, muitas vezes, a falta de opção pode desmotivar o cliente a comprar na sua loja. Então, acorde com os fornecedores de diferentes marcas, para que a sua loja sempre tenha variedade de produtos.

As marcas mais conhecidas, geralmente, vendem mais, porém muitos clientes apostam em experimentar marcas menos conhecidas e com preços mais baixos. Esse tipo de estratégia também aumenta as vendas, consideravelmente.

5. Tenha um diferencial

As pessoas tendem, cada vez mais, irem atrás de um diferencial, por isso o seu supermercado deve considerar uma marca para ser lembrado.

Por exemplo, apostar em bons profissionais no seu setor de padaria e confeitaria é uma ótima opção para fazer com os clientes lembrem-se do seu supermercado na hora de decidir onde realizar as suas compras. Alimentos de produção própria devem ser feitos com qualidade, não só em ingredientes, mas, também, devem ser feitos por profissionais altamente qualificados para elaborarem produtos que aliem sabor e apresentação. O mesmo é válido caso a sua loja tenha um restaurante próprio.

6. Aposte em divulgação e publicidade

aposte em divulgação e publicidade

Para que os clientes comprem em sua loja, primeiro é preciso que conheçam a sua loja. Por isso, muitas vezes é preciso realizar campanhas de publicidade e divulgação, com entrega de panfletos ou jornais de ofertas de porta em porta, e abordar as pessoas em pontos estratégicos. Apostar em propagandas em rádios ou canais de TV, também, pode ser uma boa estratégia de divulgação, caso a sua empresa tenha capital para isso.

7. Aposte em promoções estratégicas

Realizar promoções, semanalmente, é uma das estratégias já adotadas em quase todo estabelecimento que trabalha com vendas. Isso por que os clientes sempre querem pagar menos. O importante é realizar promoções de produtos relevantes, ou seja, os que apresentam alto índice de saída, e, ainda, nas marcas mais conhecidas, pois as promoções de marcas menos conhecidas não atrai tanto os clientes. Bebidas como refrigerantes, cervejas e leites, além dos itens do açougue, que são os principais setores que mais atraem clientes para comprar no seu supermercado.

8. Não fique atrás da concorrência

Observar as práticas de mercado dos concorrentes é uma maneira de buscar se destacar, ainda mais, perante os consumidores. Por exemplo, se os preços das promoções dos seus concorrentes sempre estão abaixo dos seus, com certeza, ele está ganhando clientes que possivelmente estariam comprando na sua loja. Nesse sentido, é preciso fazer um esforço para que isso não aconteça, ser mais ousado na hora de oferecer descontos em alguns produtos, pode fazer que você ganhe em outros. Se possível negocie preços melhores com seus fornecedores ou vá atrás de outros para que otimize ao máximo os preços em sua loja

9. Aposte em estratégias de fidelização de clientes

aposte em estratégias de fidelização de clientes

Elaborar formas de fidelização de clientes é uma ótima estratégia para um aumento das vendas. Hoje em dia, muitos supermercados estão apostando na estratégia de oferecer descontos diferenciados para clientes exclusivos da empresa. Esses clientes são cadastrados no sistema de gestão e por meio do CPF, que deve ser informado no momento que os mesmos estiverem no caixa, ganhando descontos especiais em diversos produtos ofertados no supermercado.

O SG ERP Linux possui integração com a Scanntech, uma plataforma de promoções que permite que o supermercadista ofereça descontos de marcas famosas aos seus clientes. Clique aqui e saiba mais sobre a Scanntech.

10. Esteja presente também na internet

Com o constante avanço do mundo digital, as pessoas estão cada vez mais inseridas nesse universo e, por isso, que a sua marca também deve estar presente nos ambientes digitais. Estratégias do marketing digital já são uma necessidade muito real para qualquer empresa que deseja se manter relevante no mercado.

Estar presente nas redes sociais, trabalhar com e-mail marketing, ter um aplicativo exclusivo, essas são algumas maneiras de divulgar sua marca e suas promoções em ambientes online, além de se fazer presente na vida dos clientes, mesmo após terem realizado as suas compras. Para isso, o ideal é contratar uma empresa de consultoria de marketing digital para elaborar uma estratégia voltada para a sua empresa no mundo digital.

Essas são as nossas dicas para você aumentar as suas vendas e impulsionar o seu supermercado para estar entre os melhores. Fique sempre atento as nossas dicas. Assine nossa newsletter para se manter atualizado sobre as novidades para a sua empresa.

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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