Segurança alimentar em supermercados: o que é, riscos, legislação

A segurança alimentar em supermercados é um dos assuntos mais importantes de uma gestão. Isso porque os alimentos comercializados nesse estabelecimento, se não estiverem em condições próprias para consumo, podem causar prejuízos à saúde dos consumidores.

É por este motivo que há uma rigorosa fiscalização da vigilância sanitária sobre a qualidade dos produtos, prazos de validade, limpeza e condições próprias de armazenamento. Como podemos perceber, esse assunto é de extrema importância, por isso, continue a leitura e saiba tudo sobre o tema.

O que é segurança alimentar em supermercados?

A segurança alimentar em minimercados até grandes redes de supermercados é essencial para manter a qualidade dos alimentos por mais tempo. Para isso, é preciso ter cuidado com a embalagem dos produtos, o transporte, disposição em locais apropriados e o clima do ambiente. Todo cuidado é necessário para evitar possíveis perigos de contaminação.

Além disso, para garantir a segurança alimentar em supermercados, deve-se começar pelos produtores, tendo o cuidado de não entregar alimentos estragados ou com o prazo de validade vencido. O transporte também deve ser apropriado para manter a integridade e qualidade dos alimentos durante a distribuição.

Quais são os perigos?

Entender os perigos que envolvem os alimentos é primordial para manter a segurança alimentar em supermercados. Esses riscos podem causar prejuízos à saúde dos seus consumidores, por isso, é preciso ter muito cuidado com todos os alimentos que coloca à venda. Se os clientes confiam na sua loja, certamente você vai vender mais no supermercado. Entenda os três perigos abaixo:

Cuidado com a segurança dos alimentos do seu estabelecimento
  1. Perigos físicos: são os materiais que não podemos ingerir e geralmente, conseguimos enxergar, como pedaços de vidro, plástico, pregos, ossos e mais;
  2. Perigos químicos: são substâncias químicas nocivas à saúde, como desinfetante, inseticidas, agrotóxicos e outros tipos de produtos de limpeza e venenos;
  3. Perigos biológicos: a principal causa de contaminação em alimentos são causados por bactérias, fungos e vírus. Esses microorganismos são visíveis somente pelo microscópio.

Fiscalização sanitária em supermercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza o cumprimento dos requisitos higiênico-sanitários em todas as empresas do setor alimentício no Brasil. Visando garantir a qualidade dos alimentos, evitando doenças e outros tipos de prejuízos à saúde da população. Os estabelecimentos que descumprem as regras sanitárias são passíveis de multas ou até mesmo do fechamento da loja.

Conhecido como RDC 216/04, a Resolução dispõe sobre o regulamento técnico de serviços de alimentação proposto pela Anvisa. Estipulando todos os padrões e práticas que devem ser seguidos para garantir a qualidade dos alimentos, aperfeiçoando o controle sanitário.

Como manter a segurança alimentar em supermercados

Para manter a segurança alimentar em supermercados é preciso seguir boas práticas higiênico-sanitárias, se for necessário conte com especialistas na área para garantir todos os requisitos da Anvisa. Além disso, confira as orientações abaixo:

Treinamento dos colaboradores

Invista em treinamentos para todos os funcionários, inclusive cursos de reciclagem para os mais antigos. Dessa forma, você consegue estabelecer um padrão de qualidade que todos terão conhecimento e poderão cumprir. A conscientização sobre os perigos de comercializar alimentos contaminados deve ser bem abordada e rigorosamente conferida por todos.

Treine seus colaboradores para seguirem um padrão de atendimento

Equipamentos e embalagens

Os equipamentos utilizados para o armazenamento dos alimentos devem ser limpos periodicamente, para que estejam livres de substâncias tóxicas. Assim como, as embalagens devem ser mantidas intactas para que preservem o alimento, desde a embalagem que mantém contato direto com a comida até o palete e o contêiner em que são embalados e transportados.

Confira também: Sistema para controle de estoque: importância, tipos e como escolher

Móveis

Escolha móveis com superfície lisa que sejam fáceis de limpar, de preferência que tenham poucos detalhes para não acumular microorganismos que possam contaminar os alimentos. A higienização dos móveis deve ser periódica, para isso, crie padrões de limpeza para que tudo esteja sempre bem higienizado e livre dos perigos alimentares.

Controle de temperatura

Em um supermercado, a temperatura constante é crucial para manter a qualidade dos alimentos, principalmente para carnes, legumes, frutos-do-mar e congelados. Estabeleça responsáveis pela checagem da temperatura das geladeiras e freezers para conferir 2x ao dia. Além de oferecer um clima agradável para seus consumidores, entenda como atrair mais clientes para sua loja.

Controle a temperatura para manter a qualidade de seus produtos, em especial carnes, frutas, legumes, verduras e congelados

Monitoramento constante

Tenha uma equipe para monitorar todos os setores, de modo que não tenha nenhum alimento estragado, fora da data de validade ou em condições perigosas para a venda. Garantindo a segurança alimentar dos seus clientes e evitando multas.

Tecnologias que aprimoram a segurança alimentar

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Além disso, você conta com segurança de dados, melhor fluxo de trabalho, centralização das informações que permitem uma melhor inteligência de mercado para traçar estratégias mais assertivas para o seu negócio. Com um sistema rápido, leve e desenvolvido para seu segmento, solicite uma demonstração agora mesmo!

Agora que você aprendeu tudo sobre segurança alimentar, continue no nosso blog e leia outros conteúdos sobre estratégias, tecnologia, dicas, gestão e muito mais. Aproveite para conferir também: Organograma empresarial: como usá-lo em supermercados? Até lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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