Queima de estoque: o que é, como fazer e o que considerar

Queima de estoque: o que é, como fazer e o que considerar

Queima de estoque: o que é e como gerenciá-la de forma assertiva

Um bom gerenciamento de negócios é uma tarefa que envolve a consideração de soluções assertivas para os desafios diários que se apresentam para o comércio. Dentre eles, está a queima de estoque, uma das principais respostas para um fator que costuma gerar grande dor de cabeça: a necessidade de encontrar caminhos para diminuir o volume de mercadorias encalhadas.

Essa é uma situação com a qual muitos lojistas acabam se deparando em momentos como o do período pós-datas festivas ou até mesmo em casos de intensa crise financeira, que acabam gerando um significativo estoque parado.

E, ainda que essa pareça ser uma solução simples, é preciso planejá-la de maneira qualificada e estratégica, para atingir o objetivo pretendido e consiga de fato realizar o impulsionamento do giro de mercadorias. Então, se você busca compreender mais a fundo sobre o que é a queima de estoque e como fazer essa gestão, continue a leitura!

O que é a queima de estoque?

A queima de estoque é uma técnica aplicada em diferentes tipos de empreendimentos. Seu foco é a diminuição de produtos e itens parados nas prateleiras por meio da realização de significativas ações promocionais.

Essas ofertas podem ser aplicadas tanto em lojas físicas quanto em e-commerces, por direcionarem para um giro de estoque constante, de modo a não produzir prejuízos ao capital do negócio.

O tipo de operação a ser colocada em prática precisa considerar, entre outros fatores, a linguagem, perfil e principais necessidades de seu público-alvo, que passa a estabelecer uma relação de confiança frente às promoções e urgência diante do imediatismo das ofertas.

Como funciona uma queima de estoque?

Ao serem identificadas mercadorias encalhadas no armazenamento, por meio de um controle de estoque, são selecionados os itens que não foram adquiridos após um expressivo intervalo de tempo, sendo então percebida a necessidade de dar vazão a estes produtos.

A queima de estoque pode ocorrer para departamentos e seções específicas ou para o empreendimento em sua totalidade, com práticas como:

  • Aplicação de descontos progressivos;
  • Disponibilização de cupons;
  • Brindes em compras a partir de determinado valor;
  • Ofertas como as de compre 2 pague 1;
  • Combos e kits promocionais;
  • Reduções significativas dos valores;
  • Descontos para aquisições à vista, descontos relâmpagos e mais.

    Imagem com explicação de como funciona uma queima de estoque

Qual a importância de realizar a queima de estoque?

Como mencionamos, a queima de estoque se apresenta como uma solução positiva frente a uma dificuldade enfrentada pela existência de mercadorias paradas. Isso porque esses itens, ao não circularem, impossibilitam a geração de lucros e retornos para um negócio.

Além disso, é preciso considerar o quanto o tempo nas prateleiras ou nos galpões de armazenamento tem um impacto notável com relação à deterioração dos produtos, principalmente aos que são perecíveis, como o caso de supermercados e mercearias.

Outra consequência está atrelada ao fato de que o ritmo de consumo e produção são acelerados, fazendo com que artigos se tornem obsoletos e saiam de moda em um curto intervalo, diminuindo o seu valor e competindo com atualizações que vão apresentando um melhor custo benefício.

E o custo de manutenção de um armazenamento precisa ser ponderado, já que impacta diretamente nas finanças operacionais do negócio.

A própria imagem do empreendimento perante os seus consumidores também pode ser afetada, caso não consiga levar até eles as novidades e tendências da área com uma frequência significativa.

Como fazer uma queima de estoque?

Com a importância da queima de estoque bem elucidada e definida, o próximo passo consiste na realização de um planejamento qualificado e estruturado, que permitirá a definição de um andamento otimizado e assertivo das ações.

Confira a seguir um passo a passo completo de como colocar em prática essa estratégia:

1. Conte com um sistema de gerenciamento

Uma etapa fundamental para todo e qualquer modelo de negócio que demonstre uma postura competitiva frente ao mercado e que estabeleça uma política interna de gestão coesa e bem fundamentada está na adoção de soluções tecnológicas.

Hoje contamos com opções de sistemas de gerenciamento responsáveis por promover uma integração digital de todas as informações e dados referentes aos diversos departamentos e frentes de um empreendimento.

Eles possibilitam uma análise qualificada e detalhada, fortalecendo o processo de tomada de decisões e proporcionando até mesmo a geração de relatórios que irão auxiliá-lo a identificar e definir os produtos participantes da ação de queima de estoque.

Esse é ainda um ponto essencial para a garantia de que se tenha uma solução que prepare o seu negócio para o provável aumento de fluxo e demanda gerado pela realização das ofertas.

2. Defina os itens que entrarão em promoção

Com os relatórios e principais dados em mãos, é possível realizar uma seleção precisa das mercadorias que irão ser veiculadas na ação. Caso esteja no ramo alimentício, poderá focar nos itens que estejam mais próximos da data de vencimento. Já se possuir uma loja de roupas, por exemplo, escolha peças que ficarão obsoletas com a troca de estações.

Seu foco precisa estar nos itens que sozinhos não possuem essa força de vazão, seja por mudança de tendências ou qualquer outra variável de impacto.

Você conhece a importância de realizar um bom balanço geral de estoque? Ele é um dos indicativos mais importantes dos itens que devem ir para promoção.

3. Estabeleça metas

Com a mercadoria já identificada, planeje metas possíveis e alinhadas com o seu objetivo. Pode ser na seleção de uma determinada quantidade mínima a ser vendida ou até mesmo no faturamento final a ser alcançado.

São elas que definirão os próximos passos, nortearão a seleção de indicadores de desempenho e irão impactar até mesmo nos cálculos realizados para que a sua margem de lucro seja significativa após essa dinâmica.

4. Aplique um calendário permanente de ações

Faça uma intensa pesquisa e identifique quais possíveis datas e períodos impactam ainda mais o seu público-alvo e determine um calendário. Essa é uma estratégia que garantirá a você e sua equipe a possibilidade de um planejamento prévio e com tempo hábil para organização.

Isso também irá viabilizar um mapeamento que estabeleça se as ações ocorrerão antes, para abrir espaço para que as prateleiras sejam posteriormente ocupadas com os itens da data e tendência, ou depois, garantindo a vazão de produtos que possam ficar datados ou daqueles que sejam notoriamente sazonais.

5. Faça o cálculo dos valores a serem aplicados

Este é um ponto que frequentemente se apresenta como um grande desafio a lojistas e gestores. Muitos acabam não tendo o conhecimento necessário para realizar uma precificação que resulte em um retorno financeiro positivo, ao passo em que oferece uma oportunidade real aos consumidores.

Nessa etapa, considere os seguintes fatores enquanto diretamente conectados ao valor:

  • Custos totais de venda;
  • Custos operacionais, como impostos, despesas de armazenamento, aluguel, etc.;
  • Gastos a serem mobilizados para a veiculação de propagandas e marketing da ação.

Aproveite para conferir: Gestão de custos: para que serve e como usar na empresa

Imagem explicando como fazer os cálculos de valor aplicados

6. Selecione o projeto de ofertas

O abatimento no valor final não é a única possibilidade de realizar uma queima de estoque. Existem outras perspectivas que podem fazer ainda mais sentido para o público-alvo e estarem também atreladas a objetivos de longo prazo, como a fidelização ou aumento do ticket médio dos consumidores.

Portanto, é imprescindível um bom conhecimento do perfil de público a ser atingido e também das perspectivas que façam sentido para o seu negócio.

Dessa maneira, é possível aplicar práticas como cross selling, que resulta na venda de produtos complementares, ou de descontos progressivos, kits promocionais, brindes exclusivos, frete grátis e quaisquer outras operações que sejam consideravelmente vantajosas.

7. Realize um compartilhamento da proposta

A queima de estoque é um evento que precisa contar com a colaboração e engajamento dos colaboradores para que também possa ser bem sucedida. Dessa forma, é fundamental que todo o plano seja dividido e estruturado com o apoio das equipes, que compartilharão a responsabilidade de conduzir, esclarecer e atender os consumidores.

Apresente o plano de vendas e explicite os pontos principais, tais como:

  • Quais os itens estarão contemplados pelos descontos;
  • Regulamento e normas para as ofertas;
  • Possibilidades de negociações;
  • Opções de pagamento;
  • Objetivo e valores finais a serem alcançados pela queima de estoque.

8. Capriche no marketing da queima de estoque

Nenhum dos passos anteriores fará sentido se o seu público-alvo não estiver ciente das ofertas a serem aplicadas. Logo, é necessário um investimento assertivo e expressivo para o marketing e divulgação dos descontos.

Você pode se ancorar no desenvolvimento de gatilhos mentais, como a sensação de antecipação e urgência da proposta para criar o sentimento de escassez, estimulando-os a aproveitarem os descontos antes que a oportunidade se encerre.

As mídias digitais e uma sinalização visual chamativa, descritiva e otimizada também são grandes aliadas e devem ser utilizadas.

E agora, pronto para colocar em prática a sua queima de estoque?

Você conferiu as principais considerações e ações necessárias para a garantia de uma gestão precisa dessa estratégia. Não se esqueça de buscar sempre ajustá-las às necessidades e singularidades do seu empreendimento e também dos seus consumidores.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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