A importância de analisar a concorrência

A importância de analisar a concorrência

A concorrência é um aspecto que influencia todo o mercado independente do ramo de atuação. Contudo, é preciso entender que isso é um fator saudável para o sistema de mercado que vivemos, isso por que evita o monopólio de apenas uma empresa ou marca, gerando preços melhores para os consumidores que tem opções para escolher. Isso por que a concorrência gera uma competitividade no mercado de trabalho, fazendo com que os supermercadistas, os lojistas e os empresários não subam o preço de forma injusta.

Nesse sentido, é preciso que os empresários pensem nos concorrentes antes de tomarem as decisões para a gestão do seu negócio. É necessário entender que analisar as práticas do concorrente faz diferença para as suas vendas. Por isso, elaboramos algumas dicas para você entender melhor a importância de analisar a sua concorrência.

É válido analisar a concorrência?

 O principal motivo para se analisar a concorrência é se certificar de que você não está insistindo em práticas atrasadas e obsoletas e ficando para trás no cenário atual do mercado.

é válido analisar a concorrência?

A estratégia de preço também é um aspecto muito importante a se considerar na hora de avaliar a concorrência.

Existem inúmeras vantagens em analisar a concorrência:

  • Faz a sua empresa ficar atualizada com o mercado;
  • Traz competitividade frente as outras empresas;
  • Atrai mais clientes para a sua loja;
  • Traz rotatividade ao seu estoque;
  • Possibilita uma visão mais abrangente do negócio.

Não analisar os seus concorrentes e pensar que somente focando no seu negócio conseguirá obter sucesso não é uma opção, por que você corre o risco de estar indo em uma direção que pode te levar a fechar as portas. É preciso entender que analisar a concorrência não é uma pratica desonesta e sim uma prática de mercado totalmente válida. Lembre-se que o seu concorrente, com certeza, faz o mesmo em relação ao seu estabelecimento.

Portanto, é de suma importância calcular e observar as possibilidades de se ter uma maior eficácia dentro do seu nicho de atuação e superar seus concorrentes utilizando estratégias mais inteligentes.

estratégias que ajudam na análise de concorrentes

Estratégias que ajudam na análise de concorrentes

Existem diversas estratégias para efetuar a análise dos seus concorrentes. A primeira a ser verificada é saber quem são os seus principais concorrentes, isso faz com que você seja mais assertivo sobre quem deve ser analisado, descartando quem não é, de fato, uma ameaça para o seu negócio.

Outro fator muito importante é ouvir seus clientes, então realizar pesquisas constantes com eles para saber o que mais apreciam enquanto compram e identificar práticas que não são praticadas por seus concorrentes, isso trará algo muito importante quando falamos em competitividade que é ter um diferencial.

Analisar as estratégias da concorrência é absolutamente crucial para prestar atenção especial a detalhes que vêm sendo deixados de lado por seus concorrentes. Também é preciso analisar quais são os tipos de promoção, quais são as campanhas de fidelização, ou seja, o que o concorrente está praticando de diferente em seu negócio. Dessa forma, você pode pensar em como implantar práticas ainda melhores e não apenas repetir o que já está sendo feito.

Pensar a longo prazo também deve ser uma atitude que deve ser bastante considerada, isso por que além de se destacar hoje, é preciso pensar em como se manter relevante e competitiva futuramente. Dessa forma, é preciso ter uma equipe altamente qualificada para elaborar as estratégias do negócio, a fim de prevenir práticas erradas e implementar as inovadoras.

Estudar os cases de sucesso de grandes empresas também é uma ótima estratégia. Ainda que essas empresas não sejam suas concorrentes diretas ou até mesmo de outro ramo de atividade. Isso pode ajudar você a implantar ou adaptar práticas na sua empresa, visando casos concretizados de sucesso.

Então, não tenha receio em colocar seus profissionais como clientes ocultos para observar as práticas da concorrência. Essas práticas podem ser desde alguma inovação da estrutura física, como, também, estratégias de promoções e campanhas de fidelização, que fazem com que eles consigam reter mais clientes, ampliando o negócio e sua rede como um todo.

 Saia na frente e comece desde já a implantar em seus processos de trabalho a análise de mercado, com profissionais dedicados a isso. Essa atitude deve ser encarada como um ótimo investimento para o seu negócio.

Fique sempre atento as nossas dicas para não continuar com práticas obsoletas nos seus processos de trabalho e sempre estar se atualizando frente ao mercado!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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