Entenda o Cloud Computing e seu impacto no mercado

Entenda o Cloud Computing e seu impacto no mercado

A velocidade dos negócios exige cada vez mais capacidade tecnológica de quem não quer ficar para trás, mas os custos podem acabar sendo salgados para quem precisa organizar muitos colaboradores e serviços, e o Cloud Computing se antecipa justamente a essa necessidade para levar agilidade e dinâmica para todos os empreendimentos.

No post de hoje vamos discutir o conceito da computação em nuvem, seu poder de transformação e suas modalidades. Aqui você se atualiza de maneira breve e objetiva!

O que é Cloud Computing?

O Cloud Computing, conhecido em português com a Computação em Nuvem é um conceito de computação que traz para a rede remota uma série de serviços que antes precisavam ser baixados diretamente em uma unidade.

A chamada nuvem é uma analogia à própria internet. Com protocolos cada vez mais arrojados para armazenamento de dados, o consumo dos servidores foi otimizado, o que permitiu que muitos tipos de atividades pudessem ser realizadas diretamente pelo navegador.

Basta observar como o Google, por exemplo, em pouco tempo criou calendários, um pacote de serviços Office, um mapa completo e interativo, entre outros serviços que surgem diariamente.

Antes, se quiséssemos usar um serviço, era necessário comprar o software, baixar no computador, instalar, cadastrar, configurar e torcer para as configurações serem adequadas para que não travasse. Hoje, o caminho foi bastante encurtado e é possível, através de uma conta, acessar seus arquivos e atividades de qualquer lugar, a qualquer hora.

Grandes empresas tecnológicas ficam responsáveis pelo armazenamento e segurança dos dados subidos em suas plataformas, que contém uma capacidade cada vez maior de performance.

Os benefício do Cloud Computing

Apesar de ser uma tecnologia que ainda está em constante adaptação, a computação na nuvem já trouxe uma série de soluções muito importantes, especialmente para as áreas gerenciais e ao marketing, a saber:

Maior acessibilidade

Até a pouco tempo atrás, uma empresa que trabalhasse usando softwares precisava atualizar constantemente seus equipamentos para que eles não perdessem performance quando seus instrumentos de trabalho eram atualizados.

Com a computação em nuvem, a velocidade da internet passou a importar mais do que as configurações do computador, aumentando o acesso em diferentes plataformas. Os investimentos em internet afetam a qualidade pública do ambiente, o que otimiza a qualidade de trabalho de toda a equipe.

Mais diversidade e economia

A maior parte dos serviços na nuvem são gratuitos com assinaturas para obter benefícios extras ou mais espaço de armazenagem. A questão é que, como o serviço ficou mais acessível, a oferta também subiu, o que cria preços competitivos.

É possível fazer de tudo na nuvem: armazenar arquivos para acessar em qualquer lugar, criar planilhas e textos, desenvolver softwares e apps, gerenciar estoques, se comunicar etc.

O usuário pode personalizar seus pacotes de produtos, para pagar apenas na medida em que consome certo serviço. Já foi o tempo de ter que pagar por um pacote de serviços onde se utilizava apenas um ou outro. Essa personalização do uso criou uma cultura nova no consumo de serviços digitais.

Maior segurança e otimização de espaço físico

Os primeiros serviços de Cloud Computing a ganharem popularidade foram os de armazenamento de arquivos. A economia causada em custos com HDs externos e facilidade de acesso criou uma verdadeira corrida digital entre as gigantes da internet.

A necessidade por segurança e confidencialidade colocou as principais empresas de segurança na jogada, e com isso nasceram ambientes cada vez mais bem criptografados e espaçosos para os arquivos de empresas e usuários.

Integração e escalabilidade

Para se tornarem mais competitivas e “universais”, a maior parte das plataformas podem ser integradas e acessadas de maneira rápida, exportando e compartilhando dados e funções entre diferentes serviços.

Esse poder de escalabilidade, de compartilhar e coordenar diferentes atividades é perfeito para automatizar a execução e o acompanhamento da performance de tarefas, gerando relatórios cada vez mais completos e personalizáveis. O que é especialmente importante para os profissionais de gestão, auditoria e contabilidade digital.

Alta performance

Os serviços na nuvem são alimentados com as informações que seus usuários fornecem, e sua capacidade de aprender com as atividades executadas é enorme. Serviços da nuvem podem receber diversas atualizações todas as semanas sem que para isso você precisa baixar atualizações ou ficar com o serviço indisponível.

O grande volume de dados que os usuário fornecem às plataformas são valiosos, acima de tudo, para sua otimização.

Mesmo com computadores de configurações mais baixas, é possível ter uma boa usabilidade, desde que a internet seja estável. É a distribuidora do serviço que fica responsável por criar ambientes cada vez mais ágeis e otimizados para seus usuários.

Inteligência operacional

Os conceitos de inteligência artificial e machine learning precisam, acima de tudo, de input, de alimentação constante de informações.

Esse caminho cria um círculo virtuoso: quanto mais os usuários utilizam seus serviços, mais dados de uso oferecem à plataforma, que aprende mais e é capaz de aumentar sua inteligência sobre como funcionam os procedimentos e como trabalham seus clientes, sendo cada vez mais capaz de encontrar soluções inovadoras e otimizadas.

Hoje em dia, os serviços de nuvem estão disponível para todos os ramos do mercado entrarem de cabeça na transformação digital através de sistemas de automação comercial, armazenamento de arquivos, autenticadoras e cada dia mais funções que fazem toda a diferença na performance de seu time.

A SG Sistemas está na nuvem e oferece o serviço SG Cloud, uma plataforma completa para backup, emissão e armazenamento de documentos, relatórios detalhados e diversas oportunidades de gestão inteligente e ágil.

Aqui em nosso blog você fica por dentro das principais tendências do mundo da tecnologia para transformar o varejo e levar o empreendedorismo a um novo nível. Assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos, com dicas, tutoriais e tendências direto em seu navegador!

Deixe uma resposta