O que é ERP e para que serve esse sistema na gestão de sua empresa

O que é ERP e para que serve esse sistema na gestão de sua empresa

A constante busca pela otimização de processos colocou os sistemas de gestão no centro das atenções e fez todos os empreendedores buscarem entender mais sobre o que consiste ERP e para que serve este sistema. No post de hoje você conhece mais detalhes sobre como aumentar sua produtividade e capacidade de gerência.

O que é um sistema ERP?

O primeiro passo para entender o que ERP e para que ele serve é entender sua origem, o Enterprise Resource Planning, ou em bom português: Sistema de Gestão Integrado é um programa computacional que se integra às diferentes etapas na rotina de uma empresa.

De maneira simples, o ERP facilita a análise e documentação das atividades empresariais graças a sua comunicação com outras plataformas como balanças, pontos de venda, leitores de códigos de barras e diversos outros softwares, apps e sites, podendo importar ou exportar arquivos para manejar suas informações, como no caso business intelligence, por exemplo.

Todos os módulos de uma empresa ficam interligados, de forma que um produto movido do estoque pode ser rastreado até passar pela frente do caixa, ser faturado e se transformar em um dado que vai auxiliar tanto na visualização das métricas de venda quanto para fins contábeis, por exemplo.

Para quem o uso do sistema ERP é recomendado?

Com o fenômeno da transformação digital em curso, o sistema ERP se torna um recurso importante para qualquer empresa que queira entrar de vez na era digital e ter uma nova maneira de visualizar os seus procedimentos e especialmente seu estoque, de maneira que, se você:

– Lida com um grande estoque;
– Tem e-commercce;
– Tem uma equipe grande;
– Recebe de muitos fornecedores diferentes;
– Trabalha com diferentes modalidades de produtos;
– Enfrenta problemas de erros de cálculo e perdas no estoque;
– Quer ter um controle financeiro maior;
– Sente a necessidade de criar uma cultura de processos dentro de sua empresa;
– Busca aplicar práticas de força de vendas e fazer consultorias relacionadas ao business intelligence.

Então um sistema ERP vai ser um dos implementos mais importantes que você já fez para transformar seu empreendimento. Apesar de comumente associado a mercados e outros tipos de varejo, esse recurso também é vital no manejo da indústria, em prestadoras de serviço que lidam com muitos materiais e até mesmo no atendimento em restaurantes, como no caso do SG Foods.

Seus recursos podem ser empregados de forma integral ou parcial, conforme a atividade da empresa em questão.

8 benefícios de um sistema de gestão integrada

O ERP já se tornou um dos grandes requisitos para conseguir expandir um negócio, isso porque ele traz diversos benefícios para o ambiente:

1. Organização setorial

Torna possível a comunicação entre todas os setores de uma empresa, facilitando a análise por erros e pontos de ruptura nos processos.

2. Diminui gastos

Com menos erros nos processos, o tempo é otimizado, o desperdício diminuído e com isso sobra mais tempo hábil para processos produtos e mais economia com o bom aproveitamento de todos os recursos.

3. Escalabilidade

Cada atividade registrada pelo ERP cria um dado, que pode ser manejado das mais diversas maneiras e em diferentes programas e serviços que podem criar uma série de informações e relatórios importantes sobre vendas, organização, gastos e afins. É a base para boas táticas de marketing e business intelligence, fundamental para preparar sua empresa para as novas tecnologias.

4. Visualização do estoque

O estoque costuma ser problemático em muitas situações, mas com o ERP fica mais fácil controlar o recebimento e também o cadastro dos produtos, acompanhar sua movimentação e também garantir táticas mais arrojadas no controle de estoque, como o estoque mínimo sem riscos de ruptura.

5. Gestão orçamentária

Visualizando tanto os gastos quanto as receitas, é possível criar etapas extras de verificação da gestão orçamentária, facilitando a segurança na deliberação de decisões da empresa e facilitando o acompanhamento de novas táticas implementadas.

6. Automatização

Além de encontrar erros, é possível encontrar processos que sejam muito dispendiosos ou que possam ser automatizados, diminuindo o trabalho redundante e aumentando a produtividade dos colaboradores.

7. Aprendizado TI

O ERP vai auxiliar no aprendizado de todos os outros sistemas e recursos implantados em sua empresa, já que possui uma alta taxa de integração e cria dados de qualidade, podendo ser um importante fator no futuro, quando o machine learning se tornar uma realidade diária nas empresas.

Os benefícios futuros das novas tecnologias ainda estão em aberto, e com um sistema de gestão você pode começar a criar dados de qualidade o quanto antes.

8. Transformar a cultura processual

Um dos grandes desafios de qualquer empresa é otimizar o fluxo de trabalho e manter todos os funcionados sintonizados na maneira como coordenam suas atividades, e ao operar através de uma plataforma integrada, seus colaboradores terão a demanda por organizar os procedimentos de maneira mútua e negociada, assim todos podem ser integrados à uma nova maneira de trabalhar.

Para além disso, essa necessidade de treinar, negociar e se organizar pode ser um importante fator para criar uma cultura empresarial guiada pelas diretrizes processuais do sistema.

Agora que você conheceu mais sobre o que é ERP e para que serve em sua empresa, deve estar com diversas ideias para otimizar sua gestão. A SG Sistemas oferece o maior conjunto de soluções ERP e integráveis para seu empreendimento, e aqui em nosso blog você confere toda semana dicas e ideias sobre gestão empresarial, é só assinar nossa newsletter!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário