Para auxiliar no crescimento de organizações e torná-las destaques dentro de um mercado competitivo, o mundo corporativo costuma utilizar algumas estratégias. Uma delas é o benchmarking, que consiste em avaliar o mercado e a concorrência. A partir dessa análise, a ferramenta aprimora processos dentro da própria organização, superando as demais que ofereçam produtos e serviços semelhantes.
O benchmarking também pode ser aliado a outras estratégias e ferramentas para potencializar resultados. Por meio da psicologia do consumidor, por exemplo, o estudo de benchmarking ajuda no processo de retenção de clientes.
O post de hoje aborda o que é o benchmarking, quais seus tipos e benefícios para a sua empresa e quais os passos para criar uma. Acompanhe:
Afinal, o que é benchmarking?
O termo benchmarking é traduzido como “ponto de referência” e é utilizado no mundo corporativo para se referir à prática de analisar os produtos ou serviços de empresas que atuam no mesmo ramo.
A análise busca observar como está sendo o desempenho das soluções das empresas frente às suas concorrentes. O ideal é que a ferramenta de benchmarking seja parte fundamental do planejamento estratégico de qualquer empresa.
Por meio dessa estratégia, as ideias podem ser colocadas em prática com maior segurança e ser pautadas em dados reais. Com o benchmarking, tendências de mercado também são identificadas, gerando um possível diferencial para a empresa.
Benchmarking: os objetivos
Para além de analisar as estratégias ou entender as técnicas de marketing que são mais usadas, o benchmarking busca evidenciar a maneira como os concorrentes se posicionam na internet. Nesse sentido, é necessário pensar no tom de voz usado por cada um e qual é o tipo de conteúdo veiculado.
Também faz parte dos objetivos diagnosticar quais as redes sociais e os tipos de conteúdo que são divulgados nessas plataformas. Dessa maneira, será possível observar em quais delas os recursos são mais utilizados e a frequência com que cada uma é usada para se comunicar com o público.
Os objetivos do benchmarking também estão relacionados ao engajamento dos conteúdos feitos para os clientes e ao comparativo da experiência do usuário. Essas questões são analisadas tanto com as lojas virtuais dos concorrentes quanto da sua.
Com esses objetivos bem pautados, diagnosticados e analisados, é possível traçar novas estratégias e planos de melhoria. Com eles, a empresa tem maiores chances de melhorar seu desempenho e se posicionar de maneira mais competitiva frente ao mercado.
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O que é analisado no benchmarking?
Ao analisar o conceito, muitas dúvidas podem surgir a cerca da prática de benchmarking da maneira correta e eficiente. Utilizando o benchmarking da forma certa, os esforços não são gastos com práticas que não condizem com a empresa.
Em primeiro lugar, procure estabelecer e fazer uma gestão dos KPIs do seu negócio (indicadores-chave de desempenho) e definir os que precisam de melhoria. Eles serão a sua base quando fizer a análise da concorrência. Alguns exemplos de indicadores analisados na prática de benchmarking são:
- Técnicas de marketing;
- Processos logísticos;
- Satisfação dos clientes;
- Precificação e valorização de produtos e serviços ofertados;
- Satisfação dos colaboradores da empresa;
- Taxa de conversão;
- Geração de leads.
Quais os tipos de benchmarking que podemos fazer?
O benchmarking possui alguns tipos de análise que abordam diferentes pontos dos concorrentes. Saber o foco de cada um deles te ajuda a definir qual deles precisa ser o seu foco de análise. Confira as diferenças de cada tipo:
Benchmarking competitivo
O benchmarking competitivo se baseia em comparações com seus concorrentes diretos. Sendo assim, essa análise será focada nas empresas que possuem serviços, produtos, clientes e preços similares aos da sua empresa.
No benchmarking competitivo, é importante manter os dados sempre atualizados, seja de pesquisas internas ou externas. Assim, você não deixa de lucrar mesmo se a competitividade estiver em alta.
Benchmarking funcional
Na frente funcional, a análise se faz em torno de funções específicas, como processos relacionados à logística. Aqui, o ponto é estudar os processos que funcionam em outras empresas para adaptá-los para a sua.
Você pode, por exemplo, analisar o atendimento ao cliente feito por empresas especialistas nesse departamento e estudar a forma de trabalho, adaptando as funções para o modelo de trabalho do seu estabelecimento. Como resultado, é possível melhorar o próprio atendimento.
Benchmarking genérico
Apesar de, assim como no benchmarking competitivo, serem analisados os processos que são semelhantes entre as empresas, o benchmarking genérico tem outro foco. Ele faz análises e comparações com locais que oferecem produtos, serviços ou soluções diferentes das oferecidas pela empresa usada como referência.
Mesmo sendo uma abordagem ampla, ela ajuda a melhorar logísticas mais objetivas, já que não se preocupa em superar concorrentes diretos.
Benchmarking interno
Como o próprio nome já sugere, o benchmarking interno é feito quando comparamos dois ou mais processos dentro de uma mesma empresa, como avaliar os níveis de produtividade de dois setores distintos do seu negócio.
A vantagem dessa abordagem é criar padrões de processos na empresa, ajudando em avaliações internas de desempenho mais eficientes e facilitando transições de funcionários para cargos de setores diferentes dos que trabalhavam antes.
Benchmarking de cooperação
O benchmarking de cooperação acontece quando duas empresas firmam um acordo de trocar informações entre si. É uma abordagem saudável, que gera benefícios para todos os envolvidos, inclusive para os clientes das empresas que a utiliza.
Benchmarking ambiental
Frente a um mercado cada vez mais competitivo, minucioso e que se atenta aos mínimos detalhes, torna-se muito importante voltar os olhos às questões ambientais.
Com o passar dos anos, as empresas parceiras e os próprios clientes passam a dar preferência para aquelas que se preocupam com a natureza. Por conta disso, se faz cada vez mais necessário ter uma visão de sustentabilidade e de estudar maneiras de prejudicar cada vez menos o meio ambiente.
Leia aqui: Marketing humanizado: conheça a tendência e saiba aplicar!
Quais os benefícios de fazer um benchmarking?
Independentemente da abordagem de benchmarking escolhida, ela pode trazer inúmeros benefícios para a empresa que pratica, como:
- Inovar em processos que possam estar se tornando obsoletos;
- Maior compreensão do mercado;
- Incentivar a cultura “mente aberta” entre colaboradores — já que ela mostra que a empresa aceita ideias externas facilmente;
- Aprimoramento argumentativo na hora de negociar e investir;
- Melhorar a autopercepção da empresa e de seus funcionários;
- Surgimento de ideias alternativas para superar possíveis obstáculos;
- Maiores chances de reconhecimento como uma empresa modelo;
- Redução de custos;
- Melhorias na organização do ambiente de trabalho, incentivando uma produtividade ainda maior.
Passo a passo: como fazer um benchmarking assertivo?
Toda estratégia realizada por empresas precisa de um passo a passo para ser feita de maneira eficiente. E com o benchmarking não é diferente! Se você deseja realizá-lo em seu negócio de forma assertiva, siga as etapas abaixo:
1. Realize uma análise interna
Primeiro de tudo, estabeleça quais os pontos (KPIs) dentro da sua empresa que precisam ser melhorados. Isso ajudará na filtragem e na seleção das empresas nas quais realizar o benchmarking.
2. Escolha a abordagem
Como vimos, existem alguns tipos de benchmarking que podem ser realizados. Selecione o que melhor se aplica aos processos que você deseja melhorar em seu negócio.
3. Selecione seus concorrentes
Analise o mercado e escolha as empresas da concorrência que tenham bons resultados nos processos que você selecionou para trabalhar.
4. Faça a comparação dos dados mapeados
Esse é um dos passos mais importantes quando se realiza o benchmarking. Seja minucioso ao executar as comparações, considerando as circunstâncias atuais de cada empresa, antes de decidir quais práticas vindas delas você deseja aplicar ao seu negócio.
5. Realize e monitore as melhorias
Após analisar bem todos os dados e as práticas, implemente as melhorias na sua organização. Para isso, adapte-a de forma coerente à realidade da sua empresa e capacidade de seus colaboradores. Monitorar as mudanças de práticas é também uma parte crucial, para assegurar que seu negócio esteja se adaptando conforme o esperado.
Mais do que uma simples estratégia, o benchmarking é o processo que pode elevar o nível de qualidade de sua empresa e fazê-la se destacar no mercado, independentemente do seu segmento.
Benchmarking x benchmark
Apesar de, na escrita, a única diferença ser o sufixo “ing”, as duas palavras significam duas coisas diferentes! Como já destrinchamos nesse post, benchmarking trata da análise de mercado, comparando estratégias e ações de empresas e suas concorrentes do mesmo campo de atuação. O benchmark, por sua vez, não possui finalidade de comparação.
Benchmark se trata apenas da análise de um ponto de referência e de como ele se tornou destaque. Portanto, ele deixa de ser comparado a outras situações e concorrentes para analisar o motivo dele ser “um exemplo a ser seguido”. O McDonald’s, por exemplo, é um benchmark de posicionamento de marca no ramo de fast food. Ao redor do mundo, a maioria das pessoas é capaz de reconhecer as cores e a logomarca da empresa, mesmo quando seu nome não está escrito.
Após essa diferenciação, podemos afirmar ainda que a prática de benchmark pode ser utilizada dentro da estratégia de benchmarking. Dessa maneira, uma empresa do ramo alimentício pode analisar as estratégias e as práticas dos seus concorrentes. De forma conjunta, ela ainda pode estudar o posicionamento de marca do McDonald’s.
Aproveite e leia nosso post sobre indicadores de desempenho logístico, com 11 tipos que te ajudarão a estabelecer mais facilmente os pontos de melhorias no seu negócio.
Agora que você está por dentro de tudo do conceito de benchmarking, é só escolher a melhor abordagem, começar a aplicá-la e vê-la alavancar sua empresa no mercado competitivo!