Som ambiente para loja e supermercado: como montar?

Som ambiente para loja e supermercado: como montar?

Apesar de muitos varejistas negligenciarem essa estratégia, investir em som ambiente para lojas e supermercados é uma forma de impulsionar as vendas e trazer mais clientes para o negócio. De maneira geral, esse método é baseado na psicologia do consumidor. Ela trata que, ao se sentirem mais confortáveis e convidativos, os compradores tendem a passar mais tempo dentro do comércio e, assim, comprarem mais.

Pensando nisso, trouxemos os principais motivos para incluir o som ambiente no seu estabelecimento, além de dicas de playlist que representem a sua marca e agradem aos seus clientes para aumentar as vendas! Confira abaixo.

O que é um som ambiente para estabelecimentos?

O sistema de som ambiente é comum em lojas, aeroportos, academias, supermercados, shoppings, restaurantes, clubes e mais. São músicas tocadas de forma estratégica, visando agradar os clientes e colaboradores.

Já reparou como as músicas fazem parte do nosso dia a dia e podem refletir o nosso humor? Seja alegria, tristeza ou calma.

Um som de qualidade nos estabelecimentos é capaz de trazer conforto, deixando as pessoas por mais tempo nos locais, o que aumenta o consumo e é uma das formas de fidelizar o cliente. Afinal, dificilmente voltamos a lugares que tocam músicas que não gostamos.

Por que ter som ambiente na loja?

Investir em um som ambiente em lojas ou supermercados resulta no aumento das vendas!

A música consegue alterar o nosso humor rapidamente, veja a trilha sonora das academias, por exemplo. Geralmente, são músicas eletrônicas com batidas rápidas para aumentar a adrenalina e a energia para os treinos.

O som ambiente no supermercado faz parte das práticas de marketing sensorial, juntamente com degustação, paleta de cores correta na decoração, ambiente limpo e bem sinalizado.

De forma inconsciente, o cliente entende que essa atenção direcionada a ele significa que a loja pode suprir suas necessidades e desejos, com a qualidade e a variedade que espera.

Como ter um som ambiente no estabelecimento?

Sabemos que oferecer uma boa experiência de compra resulta em vendas e fidelização de clientes! Veja nossas dicas abaixo de como ter um som ambiente agradável.

Faça um bom planejamento

Um bom planejamento é importante para saber onde colocar as caixas de som, qual será o volume ideal, o tipo de música certa para seu público-alvo e qual a acústica do ambiente para escolher os equipamentos que devem ser instalados.

O volume deve estar adequado, não pode ser muito alto para não atrapalhar os colaboradores e nem tão baixo que não dê para identificar a letra da música. Na dúvida, peça feedback de clientes e pergunte aos funcionários para encontrar o volume que seja agradável a todos.

Ainda, as caixas de som devem ser posicionadas de modo que o som fique uniforme nos ambientes que forem definidos.

Determine quantos ambientes receberão a sonorização

O supermercado é dividido em várias seções e setores, é importante definir quais os locais em que o som ambiente vai tocar.

Talvez, não seja estratégico colocar o som em setores com suporte pessoal, como açougue, frios ou padarias, para não atrapalhar o atendimento dos colaboradores. No setor de limpeza é estratégico, afinal, quem não gosta de ver as embalagens dos produtos e sentir o aroma?

Tão importante quanto definir os setores, veja dicas para melhorar a sinalização interna do supermercado e melhorar a experiência do cliente.

Busque uma identidade sonora

A trilha sonora da sua loja precisa agradar o público-alvo ao mesmo tempo em que transmite a identidade da marca. Nesse sentido, é importante conhecer quem frequenta o seu estabelecimento e saber o que eles ouvem.

Procure criar um ambiente de compras que não atrapalhe o propósito principal do cliente e o deixe confortável para visitar todos os corredores/ambientes do estabelecimento e avaliar melhor seus produtos.

Veja também: Prevenção de perdas: os tipos e impactos de cada uma!

Selecione as músicas

Para lojas e supermercados, a ideia é nunca ir aos extremos, se o funk está na moda, não significa que agradará o seu público. Não esqueça de transmitir os valores da marca ao escolher a playlist.

Se já fez uma pesquisa do gosto musical do seu público e ainda ficou na dúvida, uma boa opção pode ser escolher playlists com músicas instrumentais ou covers acústicos.

Faça testes e analise o que agrada os seus clientes e em quais horários. Uma das dicas de empreendedorismo é procurar se diferenciar, então, veja o que toca nos seus concorrentes e monte sua própria playlist.

Nunca coloque nas estações de rádio! Além das propagandas, as músicas tocadas não são direcionadas para seu público e os programas de entrevistas podem desagradar seus clientes e atrapalhar o foco dos colaboradores.

Invista em bons equipamentos

Invista em equipamentos bons, pois a qualidade do som faz muita diferença no ambiente. Assim, sua playlist poderá ser ouvida de forma limpa e suave.

Além disso, equipamentos com qualidade garantida possuem maior durabilidade e resistência, além de exigirem pouca manutenção.

Se você gosta de negócios e música, continue acompanhando o nosso blog e leia também como montar um pub. Até lá!

5/5 - (1 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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