Guia: gestão de compras para supermercados, como fazer?

Guia: gestão de compras para supermercados, como fazer?

Negócios, como supermercados, mercearias e atacarejos, têm potencial de ser um empreendimento altamente rentável, desde que seus proprietários e gestores tenham uma visão abrangente da empresa, englobando todos os setores.

Com o objetivo de alcançar o sucesso corporativo, é crucial levar em consideração diversos fatores determinantes para a fidelização dos clientes, como qualidade do atendimento, apresentação da loja, variedade de produtos, preços competitivos, entre outros aspectos relevantes.

Além disso, para que uma empresa se torne competitiva no mercado, é essencial que haja uma gestão de compras para supermercados eficiente — e é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje! Continue a leitura e confira o que é esse setor, como funciona, benefícios e principais dicas!

O que é gestão de compras para supermercados?

A gestão de compras para supermercados parte da organização e do planejamento de todo o processo de aquisição de uma empresa. É uma função muito importante que abrange desde a administração da cadeia de suprimentos até a integração com áreas, como manutenção, produção e logística.

Desse modo, influencia desde as operações até o relacionamento com os clientes, além de desempenhar um papel fundamental na tomada de decisões em toda a corporação.

Sendo assim, a gestão de compras desempenha um papel abrangente que vai desde a identificação das necessidades de aquisição até o recebimento e pagamento dos produtos ou serviços adquiridos. Ela abarca todo o processo, garantindo uma abordagem completa e eficiente desde o início até a conclusão da transação.

Como fazer a gestão de compras de um supermercado?

como fazer a gestão de compras de um supermercado

Os profissionais que atuam no departamento de aquisições de qualquer empresa varejista desempenham um papel fundamental no bem-estar financeiro da organização.

Além disso, a capacidade de fornecer preços competitivos depende das habilidades de adquirir produtos com um valor médio baixo e condições de pagamento mais favoráveis. Muitos consideram esse departamento como o mais vital de todo o supermercado, graças à sua influência nesse ponto.

Somente realizando boas compras, é possível obter altas margens de lucro, por isso, é fundamental manter o setor organizado, só assim os resultados poderão ser avistados. Mas como estruturar a divisão de aquisição de forma eficaz? Confira dicas abaixo.

Tenha um bom controle de estoque!

A recomendação inicial está relacionada ao gerenciamento do estoque, que é o destino das compras realizadas no supermercado. Manter um controle de reserva é fundamental para garantir uma organização adequada.

Você também pode se interessar: Aprenda como otimizar o processo de recebimento de mercadorias.

Comprar produtos que ainda tem uma grande variedade, por exemplo, pode ser um risco, tanto de perder mercadorias por conta do vencimento, quanto a oportunidade de negociá-los por um valor mais atrativo. É claro, existem itens com uma saída muito maior — que não devem ficar em falta na prateleira. Mas é imprescindível manter o equilíbrio!

Não esqueça de colocar na ponta do lápis o padrão de consumo dos clientes, essa é uma parte essencial da gestão eficiente. Considere também os produtos sazonais, que são aqueles itens com maior saída em determinada época do ano, como os chocolates durante as semanas que antecedem a Páscoa, os panetones e chocotones, que são vendidos em grandes quantidades no final do ano.

Não negligencie a Tributação!

A próxima dica da lista se refere a um dos fatores que mais influenciam o processo de compras e controle de vendas de produtos: a tão falada tributação!

Leve em conta que há diferentes taxações para produtos distintos, especialmente quando se trata de ICMS, PIS e COFINS. Existem certos produtos que acumulam créditos, enquanto outros não possuem essa vantagem. Não se esqueça dos valores de ICMS, que sofrem variação de cada Estado.

Negociação com os fornecedores!

Esse ponto é o mais importante para realizar uma boa gestão de compras. Nesse momento, os compradores têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades de negociação, bem como aplicar seu conhecimento em estratégias de aquisição. Isso inclui o entendimento da quantidade adequada de produtos, estabelecimento de acordos de prazos para pagamento e outros fatores de extrema importância.

Uma equipe altamente capacitada no departamento de compras tem o potencial de tornar o supermercado significativamente mais competitivo. Ao garantir melhores valores nos produtos, torna-se possível disponibilizar descontos mais atraentes, um elemento fundamental para conquistar a fidelidade dos clientes.

Saiba mais — Benchmarking: entenda de uma vez por todas esse conceito.

Mercadoria com maior rotatividade, como cervejas e refrigerantes das marcas mais famosas, podem ser pedidas em grandes quantidades por preços melhores. Dessa forma, dá para atrair mais consumidores com propagandas e, consequentemente, vender outros itens.

Negociar com marcas e fornecedores novos também é uma excelente estratégia para conseguir preços acessíveis. Empresas que estão tentando ganhar visibilidade no mercado tendem a vender por bons preços para os supermercados.

Benefícios da gestão de compras

O setor de gestão de compras era considerado um time mecânico do supermercado. No entanto, já deu para perceber sua importância para um negócio competitivo, não é mesmo? Para ficar ainda mais claro como essa ferramenta pode contribuir para o aumento do lucro de uma organização, separamos alguns benefícios para você conhecer! Confira abaixo.

Redução de custos

Como já ressaltamos anteriormente, a gestão de compras auxilia — e muito — na negociação com fornecedores. Com uma estrutura bem definida, é possível aproveitar os descontos baseados na lei da oferta e da procura. Essa estratégia simples e eficaz impulsiona os lucros e, ao mesmo tempo, proporciona benefícios aos clientes.

Praticidade

Com um bom gerenciamento das compras é muito mais prático e fácil de entender o cenário de aquisição e venda de um supermercado. Sendo assim, o profissional pode ser mais certeiro nos pedidos que faz e garantir que haja menos prejuízos ao negócio.

Facilidade na emissão de relatórios

É bastante comum haver pedidos de emissão de relatórios de controle de estoque e vendas. Para deixar essa atividade ainda mais prática, a gestão de compras pode auxiliar fazendo com que o profissional tenha dados mais certeiro e garantidos.

Melhor controle

Sem uma gestão de compras é praticamente impossível fazer um registro de tudo de forma organizada. E, sem isso, é bastante difícil conseguir fazer uma melhor negociação, pensar em estratégias para reduzir prejuízos e tentar pensar em formas de aumentar os lucros.

Integração com outros setores

Outro benefício da gestão de compras é a integração com outros setores — o que é vantajoso para o supermercado como um todo. Com isso, é possível pensar em estratégias que englobam desde o gerenciamento de estoque às vendas e ao marketing, além da captação de clientes.

Dessa forma, se um produto demora para sair, outras equipes podem entrar em ação para resolver o problema. Falando nisso, você sabe o que é ERP? Confira tudo sobre o sistema de gestão integrado!

Métodos para uma gestão de compras eficiente

métodos para uma gestão de compras eficiente

Para uma gestão de compras eficiente é preciso estar em constante análise do estoque. Dessa forma, existem alguns métodos que podem auxiliar nessa função. As principais delas são:

Média Móvel Exponencial

A fórmula do MME (Média Móvel Exponencial) é calculada da seguinte maneira:

MME = (V1 – MME anterior) x (2/(n + 1)) + MME anterior

Nesse caso, o “n” representa o número de períodos e “V1” é o valor em análise.

Tempo de Reposição

O tempo de reposição refere-se ao intervalo entre a emissão do pedido de compra de um determinado produto e o momento em que ele é recebido pela empresa. É importante para que o profissional de gestão de compras entenda de forma mais dinâmica esse processo. A conta é feita da seguinte forma:

Consumo médio mensal / Frequência de compra

Ponto de Pedido

Instante no qual, ao ser alcançado, desencadeia um novo pedido de aquisição. É determinado mediante a seguinte equação:

PP = CM X TR + EM

Em que PP é o Ponto de Pedido; CM, o consumo médio; TR é o tempo de reposição e EM, o estoque mínimo.

Passos para uma gestão de compras eficiente

Com tudo isso em mente, quer entender todos os passos para uma gestão de compras eficiente? Separamos as etapas necessárias para você conseguir implementar essa função no seu supermercado. Confira:

  1. Analise os dados do seu supermercado: faça mapeamentos da curva ABC, acompanhe o histórico da empresa, a previsão de demanda, entre outros dados.
  2. Faça o levantamento do estoque: é preciso saber quais produtos tem na empresa e aqueles que faltam.
  3. Identifique oportunidades para seu supermercado: com a análise de dados é possível identificar quais produtos mais saem do estoque e traçar estratégias para uma melhor negociação com o revendedor.
  4. Não ultrapasse o orçamento: tenha um limite muito claro e não o ultrapasse na hora de negociar.
  5. Não esqueça dos tributos: verifique a tributação do produto que você está adquirindo para não comprometer o seu lucro.
  6. Negociação é a chave do sucesso: estude como negociar, vá munido de informações sobre o produto e a marca que deseja adquirir, calcule tempo de entrega, entre outras ações para garantir um bom negócio.

Confira — Métodos ágeis: o que são e qual o seu impacto em um negócio.

Um sistema de qualidade é essencial para a administração de compras!

Para fazer uma gestão de compras positiva é preciso de um sistema completo que auxilie nessa tarefa, afinal, imagina colocar na ponta do lápis centenas de produtos? Uma equipe que tenha recursos para trabalhar com eficiência também é uma ótima opção.

A SG Sistemas, especialistas no assunto, possui softwares especiais para empresas de todos os portes terem autonomia na hora de gerenciar o seu negócio.

Os sistemas da SG possuem ferramentas que te auxiliam na gestão de compras, com elas você consegue gerar relatórios detalhados sobre toda a entrada e saída de mercadorias. Também é possível emitir documentos por produtos — que é fundamental para conhecer a movimentação de itens na sua empresa.

Se você está procurando uma solução completa para o seu negócio, entre em contato com a SG Sistemas e marque uma conversa!

5/5 - (1 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário