Cardápio Digital: o que é e como implementar um

Cardápio Digital: o que é e como implementar um

O cardápio digital é uma ferramenta que tem ajudado restaurantes, deliveries, padarias e muitos outros estabelecimentos a proporcionarem uma experiência de consumo ainda melhor aos seus clientes. Por meio de um dispositivo móvel, como um tablet ou celular, ele pode fazer o seu pedido de forma rápida e prática.

Com o sistema digital, os restaurantes conseguem ter um controle melhor dos pedidos e, assim, garantir um preparo ainda mais rápido dos alimentos. Quer descobrir como implementar esse sistema no seu negócio e garantir ainda mais vendas?

Então, continue a leitura e confira abaixo!

O que é um cardápio digital?

O cardápio digital é um formato de cardápio online onde os próprios clientes podem escolher os seus pratos e fazer os pedidos, tudo diretamente de um dispositivo móvel, sem a necessidade de que um garçom vá até a mesa.

Com isso, os restaurantes e outros tipos de estabelecimentos podem integrá-lo ao seu sistema de controle de pedidos e entregas, sendo mais prático e eficiente. Dessa forma, os consumidores têm mais autonomia, flexibilidade e comodidade na hora de realizarem os seus pedidos.

Além de poderem conferir todos os pratos ofertados e os valores, os clientes têm uma experiência de compra muito melhor. Do lado dos restaurantes, a ferramenta de cardápio digital permite facilitar o trabalho dos atendentes, evitando que eles fiquem sobrecarregados.

Aqui em nosso blog, temos um conteúdo completo ensinando você a montar o seu próprio cardápio digital. Acesse e confira o nosso post!

Como funcionam os cardápios digitais?

Os cardápios digitais estão disponíveis em vários formatos para que os estabelecimentos possam escolher aqueles que melhor atendem às suas necessidades. Existem modelos com acesso via QR Code, aplicativo, site ou, até mesmo, totem de atendimento.

A forma de funcionamento de todos eles é basicamente a mesma, o restaurante deve colocar os seus pratos disponíveis para serem comprados no cardápio. Depois, é importante criar um cadastro para cada um dos itens, deixando registrado seus valores, categoria, ingredientes, quantidade, entre outras informações.

Alguns sistemas permitem criar mais de uma versão do cardápio, o que é uma ótima saída para restaurantes e estabelecimentos que trabalham com diferentes pratos durante a semana. Após configurar tudo, o cardápio digital pode ser disponibilizado para os clientes por diferentes meios de acesso.

Quais são os tipos de cardápio digital?

Como vimos, existem vários modelos de cardápios digitais e menus que podem ser utilizados pelos restaurantes. Por isso, é muito importante conhecer os principais deles para descobrir qual é o ideal para o seu negócio. Confira a seguir os modelos mais conhecidos:

Cardápio em QR Code

O formato em QR Code é muito escolhido por restaurantes que atendem com espaço físico. O seu funcionamento é bem simples, basta o cliente apontar a câmera do seu celular para o QR Code que ele já terá acesso ao cardápio em seu dispositivo.

Por isso, é essencial que o estabelecimento coloque os códigos nas mesas ou impresso em algum lugar, como adesivos, cartazes ou em displays nas mesas.

Cardápio digital em tablets

Os modelos nos tablets são uma opção super moderna e que oferece uma experiência única aos clientes. Aqui, os cardápios são mostrados em tablets que podem ficar nas mesas ou serem levados até elas pelos garçons. No dispositivo, o cliente pode navegar pelas opções de pratos e escolher o seu, fazendo o seu pedido de forma autônoma.

Cardápio virtual

Um dos modelos mais acessíveis, o cardápio virtual é uma digitalização da sua versão física, sendo enviado aos clientes por outros canais de atendimento, como o WhatsApp. Por ser um arquivo, ele pode não ser tão facilmente atualizado, já que a cada atualização do cardápio será necessário enviá-lo novamente.

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Board Menu

O board menu é o modelo que talvez ofereça a experiência mais interessante aos consumidores, porém, seu preço elevado de aquisição e manutenção pode ser um obstáculo para alguns negócios.

Ele consiste em um painel digital que exibe os pratos aos clientes, podendo estar na mesa ou em um local pré-determinado do restaurante. Ele é super dinâmico e traz um destaque maior para os seus pratos. Então, é importante analisar se os custos elevados dele podem valer a pena para o seu estabelecimento.

Cardápio digital integrado a um sistema gestor de pedidos

Um cardápio digital com integração a um software gestor de pedidos é a melhor opção para você que está buscando uma dessas ferramentas para implementar em seu negócio.

Com uma plataforma própria para a realização dos pedidos, você cadastra todos os itens disponíveis ao cliente e pode enviá-lo por link ou disponibilizar em tablets e board menus.

Dessa forma, todos os pedidos feitos são gerenciados em uma plataforma especializada, garantindo mais organização e agilidade com a cozinha, além de evitar erros e desperdícios.

Como implementar um cardápio digital no seu negócio?

Para implementar um cardápio digital no seu negócio é bem simples, basta escolher o modelo que melhor se adequa ao seu negócio e adicionar os itens vendidos no seu estabelecimento.

No entanto, para garantir que essa implementação seja bem feita e você faça a melhor escolha possível é preciso seguir algumas dicas. Confira a seguir:

  1. Conheça bem o que o seu público-alvo deseja;
  2. Analise se o modelo escolhido atende o seu tipo de operação;
  3. Leve em conta se a experiência do cliente será boa ou não;
  4. Confira se as funcionalidades internas fazem sentido para o seu negócio;
  5. Avalie se ele possui uma fácil manutenção e tenha suporte;
  6. Confira também se há facilidade em integrá-lo ao seu sistema de gestão.

Com isso, você já tem tudo o que precisa para conseguir escolher o melhor cardápio digital para o seu negócio e implementá-lo com mais eficiência. Aproveite e confira também em nosso blog como fazer um fechamento de caixa eficiente no seu restaurante, evitando fraudes e outros problemas financeiros.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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