Prevenção de perdas: os tipos e impactos de cada uma!

Prevenção de perdas: os tipos e impactos de cada uma!

A prevenção de perdas para supermercados é uma metodologia bastante utilizada para evitar desperdícios e prejuízos — que são bastantes comuns nesse tipo de negócio. Sejam as quebras, os produtos vencidos, os erros da administração, entre outras situações, todas elas podem impactar diretamente a receita de uma mercearia, independentemente do porte.

Portanto, aplicar esse sistema no seu estabelecimento é uma estratégia bastante eficiente e que traz bons resultados a curto e longo prazo. Pensando nisso, criamos um guia completo para você entender mais sobre a prevenção de perdas. Continue a leitura e confira o que é, quais os tipos, benefícios e mais especificidades sobre o tema.

O que é prevenção de perdas?

A prevenção de perdas é uma estratégia essencial em supermercados, hipermercados e “atacarejos”. Esses estabelecimentos estão todos sujeitos a prejuízos, como furtos e descarte irregular de seus produtos, que podem resultar em um grande rombo na receita e diminuir lucros.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), 2% da perda do faturamento bruto anual desses tipos de negócios são causados por esses problemas. Até mesmo as lojas de bairro podem enfrentar essas situações, inclusive com danos maiores.

9 tipos de perdas em supermercados

Com certeza, você já presenciou um vidro caindo da prateleira e quebrando no mercado, mas esse não é o único tipo de perda que pode acontecer dentro das lojas. Na rotina desses tipos de empresas, existem inúmeras situações que significam rombos no faturamento para a organização, seja por falta de um sistema de gerenciamento de estoque ou erros dos consumidores. Confira os nove tipos mais comuns abaixo!

9 tipos de perdas em supermercados

1. Quebras

As quebras são danos irreparáveis que tornam o produto impróprio para a venda — como o exemplo do vidro de azeite que foi derrubado da gôndola. Normalmente, a avaria é ocasionada pelo manejo inadequado das mercadorias e isso pode acontecer tanto na frente da loja, pelos próprios clientes, ou em processos internos, como no recebimento e armazenamento das mercadorias e na reposição de prateleiras.

2. Furtos

Infelizmente, qualquer estabelecimento está exposto ao risco dos furtos. Isto é, quando uma pessoa esconde uma mercadoria consigo e sai da loja sem pagar, de maneira que ninguém perceba em primeiro momento. Engana-se quem pensa que essa prática é feita apenas por “clientes” mal-intencionados — algumas vezes, os próprios funcionários podem estar fazendo isso.

Portanto, a instalação de câmeras e contratação de seguranças é tão importante dentro das mercearias, independentemente do tamanho do negócio.

3. Produtos que atingem a data de validade

Pela lei brasileira, produtos que ultrapassam a data de vencimento não podem ser comercializados. Portanto, é preciso estar sempre atento à disposição dessas mercadorias nas gôndolas, para garantir que não ocorra o acúmulo de produtos antigos. Afinal, logo que esse período for atingido, esse item entrará para a perda de estoque.

4. Produtos estragados

Não é somente quando a data de vencimento é atingida que uma mercadoria se expira e se torna imprópria para a venda. Em algumas situações, mesmo dentro de sua validade é possível perder os produtos por deterioração.

Um bom exemplo são laticínios, que se não forem bem refrigerados, podem estragar. Portanto, é importante ter um controle do armazenamento e garantir que seja feito de forma ideal para todos os itens.

5. Consumo dentro da loja

Não é raro encontrar clientes que abrem mercadorias e consomem alimentos dentro dos supermercados. Alguns, inclusive, descartam as embalagens antes de chegar ao caixa, evitando assim o pagamento pelos itens consumidos. Portanto, é essencial monitorar e coibir esse tipo de prática, assegurando que não ocorra com frequência.

6. Troca de embalagens

Outro tipo de perda bastante comum nos supermercados é a troca de embalagens, ato desonesto que alguns clientes podem adotar achando que ninguém estará vendo. O consumidor pode abrir a caixa de um sabonete de maior valor e substituí-lo por outro mais barato, por exemplo. Assim, no momento do pagamento, será registrado a venda de um produto X, mesmo que a pessoa esteja levando de forma incorreta um item mais caro.

7. Erros na administração

Um simples controle de estoque mal feito pode significar perdas imensas ao faturamento de um supermercado. Imagine que um lote de pacotes de feijão é recebido e, por descuido, não é registrado na planilha de controle. Esses pacotes ficam esquecidos por dias e logo são deteriorados.

Esse é apenas um exemplo de erros administrativos que podem causar perdas. Existem outras possibilidades para além do controle de estoque, como a precificação indevida, a desorganização e processos manuais impróprios por falta de um sistema de gestão eficiente.

8. Ruptura de estoque

Uma perda que pouca gente lembra é a da ruptura de estoque — que é basicamente quando o cliente vai até a loja com a intenção de comprar alguma coisa e acaba não a encontrando.

Isso pode acontecer tanto pela efetiva falta do produto em estoque ou simplesmente por uma prateleira vazia, sem reposição no momento certo. Mesmo que de forma indireta, uma venda foi perdida, já que a empresa não deu conta de atender as necessidades do consumidor.

9. Perda de produtividade

A perda de produtividade é outro grande rombo para o supermercado. Ele aborda sistemas de gerenciamento de pessoas que não funcionam, como a indefinição das tarefas para cada colaborador, a desorganização da equipe e mais outras situações desfavoráveis. Com esse cenário, há prejuízos de produtividade que podem impactar diretamente o lucro da empresa.

Benefícios da prevenção de perdas

Ao se planejar e conseguir traçar estratégias para garantir a prevenção de perdas, o supermercado como um todo consegue ter vários tipos de benefícios, desde questões administrativas a organização. Separamos os principais deles para você conhecer.

Redução na perda do faturamento

Um dos grandes benefícios da prevenção de perdas é a redução dos rombos no faturamento. Com esses prejuízos controlados, consequentemente, os lucros aumentam, garantindo, assim, mais rentabilidade para o dono do negócio — que pode repassar para os colaboradores e investir mais detalhadamente na infraestrutura do supermercado.

Organização do supermercado

Ao ter um melhor controle das perdas, é possível garantir uma organização mais eficiente para o supermercado. Com isso, os produtos podem ser expostos estrategicamente e, consequentemente, deixar a experiência de compras mais satisfatória para o cliente — que, por sua vez, está em busca de praticidade.

Como fazer a prevenção de perdas?

três pastas com as palavras como fazer a prevenção de perdas?

Já deu para perceber que a prevenção de perdas é uma ação bastante importante para os supermercados, não é mesmo? Mas, você sabe como implementá-la? Separamos algumas dicas para você conseguir implementar esse método no seu negócio. Veja abaixo:

Contrate um sistema de segurança

Grande parte das perdas de um supermercado podem ser evitadas quando há a contratação de um bom sistema de segurança. Instalações de câmeras, de profissionais que ficam de olho nos clientes e outras medidas podem inibir possíveis pessoas mal-intencionadas a cometerem infrações em seu estabelecimento.

Invista em gestão de estoque

A gestão de estoque é um ponto crucial na hora de evitar perdas no supermercado. Estar ciente dos produtos que têm melhor saída, identificar os que estão parados, analisar quais estão próximos da data de vencimento, entre outras funções é essencial para garantir uma melhor rentabilidade e minimizar prejuízos.

Por isso, investir em um bom software que faça a gestão do estoque, é essencial para o seu negócio.

Ofereça treinamentos para os colaboradores

Outra forma de prevenir perdas é oferecer treinamentos para os colaboradores. Esse ponto é muito importante e não deve ser negligenciado, afinal, são eles que estão na linha de frente e em contato com os clientes. Nesses casos, cursos sobre como reagir caso haja um cliente suspeito, a forma de abordar essa pessoa, entre outros são bem-vindos!

O que é um fiscal de prevenção de perdas?

A prevenção de perdas é uma ótima maneira de evitar prejuízos e o profissional responsável por garantir que isso aconteça, é o fiscal. É tarefa dele garantir que rombos ou furtos não aconteçam na rotina da empresa. Para tanto, é encarregado de diferentes funções, como:

  • fiscalizar a entrada e saída de clientes;
  • fiscalizar os próprios funcionários;
  • fazer auditorias no recebimento de mercadorias dos fornecedores;
  • revisar as mercadorias que são mandadas para o descarte;
  • criar soluções para o reaproveitamento de produtos danificados.

Com essas e outras ações, o fiscal de prevenção de perdas irá garantir que em todos os departamentos do mercado estão sendo bem cuidados, assim, são evitadas perdas desnecessárias.

Embora, por exemplo, um vidro de azeite que se quebra em uma tarde qualquer pareça ser insignificante por conta do seu valor, quando colocamos na ponta do lápis ao fim de cada mês, toda avaria importa.

Funções de um fiscal de prevenção de perdas, na prática!

Agora que já entendemos a responsabilidade do profissional de prevenção de perdas, fica a dúvida: o que ele faz na prática? No geral, é comum ver esses colaboradores na maioria dos supermercados cumprindo tarefas como:

  • Acompanhamento do recebimento e registro de mercadorias;
  • Contagem de itens em estoque, principalmente os sem movimento;
  • Monitoramento da temperatura de geladeiras, balcões refrigerados e afins;
  • Orientação aos repositores de prateleira quanto à exposição dos itens próximos da data de validade;
  • Acompanhamento da limpeza de carnes e o descarte de ossos no açougue;
  • Orientação aos encarregados do setor de F.L.V. para o manuseio correto e o descarte de produtos impróprios no hortifruti;
  • Controle dos pedidos de troca ou devolução de mercadorias recebidas de forma indevida;
  • Identificação e impedimento de furtos junto à equipe de segurança;
  • Definição de estratégias para evitar a perda de mercadorias, como a redução de preço dos itens próximos da data de vencimento;
  • Criação de treinamentos para conscientizar toda a equipe e criar uma cultura de prevenção de perdas;
  • Acompanhamento das rotinas dos funcionários, como a entrada e a saída da loja e a utilização de senhas para acesso de sistemas protegidos.

Muita coisa, hein? Por isso, é comum ter todo um departamento de prevenção de perdas nas lojas, para além de apenas um funcionário. Acima, estão apenas alguns exemplos de tarefas realizadas no dia a dia. Cada empresa pode personalizar as funções de acordo com sua realidade.

Os benefícios de investir em um fiscal de prevenção de perdas

É claro que eliminar todos os erros é o desejado por qualquer empresa, mas esse cenário quase nunca é atingido — alguns erros são inevitáveis. Ainda assim, investir em um fiscal de prevenção de perdas que diminua, por exemplo, 80% das perdas de seu supermercado é algo que faz uma grande diferença.

Com essa margem de sucesso, colocando na ponta do lápis, os custos com o investimento nesse profissional acabam se pagando pelas melhorias que ele implementa em seu negócio.

Além da diferença no lucro, é evidente como um supermercado com práticas bem implementadas de prevenção de perdas acaba sendo mais organizado, bonito e preparado para receber os clientes. Isso impacta diretamente na satisfação dessas pessoas, que voltarão com mais frequência ao estabelecimento por sentir credibilidade do negócio.

Como ser um bom fiscal de prevenção de perdas?

Você é um fiscal de prevenção de perdas e quer ser melhor em sua profissão? Então saiba que está no caminho certo: procurar conteúdos e estudar sobre suas responsabilidades e maneiras de fazê-las ainda melhor é uma ótima forma de se aprimorar enquanto profissional.

Alguns conselhos que temos para você são:

Estude

O conhecimento especializado em áreas como administração, contabilidade, gestão de estoque e gerenciamento do varejo podem ser de grande ajuda na sua função. Por isso, você pode procurar graduações, pós-graduações ou cursos técnicos que te auxiliem a aumentar seu campo de conhecimento.

Seja estratégico

É preciso de pensamento sistêmico e da proposta de soluções eficazes que gerem resultados em sua atuação. Por exemplo, identificar práticas que não estão demonstrando resultados e desenhar novas estratégias para reduzir as perdas.

Veja também: Dicas para reduzir custos no seu supermercado!

Desenvolva a sua liderança

Para orientar os outros funcionários e guiá-los de forma assertiva quanto aos procedimentos que sua área definiu para a redução das perdas.

Trabalhe com números

Manter indicadores é essencial para demonstrar os avanços do seu trabalho. Por isso, mantenha registro quantitativo de seu trabalho, como o número de furtos evitados a cada mês, a porcentagem de quebras na loja ou a quantidade de alimentos em kg que foram evitados o desperdício. Com esses números em mãos, fica mais fácil transmitir para os superiores como o trabalho gera resultados no negócio.

Tenha um olhar aguçado

Para identificar processos que podem ser melhorados mesmo quando tudo parece estar indo bem e também para implementar melhorias que otimizam ainda mais os resultados.

Tenha visão holística da organização

É quase impossível se tornar especialista em todas as áreas do supermercado, mas só ter uma visão geral, entendendo os procedimentos de cada área e como eles se relacionam já é o suficiente para performar bem enquanto fiscal de prevenção de perdas.

Além disso, é preciso ser criativo e implementar as melhores soluções para reduzir as perdas. Se precisar de ajuda com isso, pode continuar a leitura conferindo nossas dicas para fazer a prevenção de perdas no supermercado.

Depois da leitura desse guia completo, ficou muito mais fácil entender o papel e as responsabilidades do fiscal, não é mesmo? Se quiser conferir mais conteúdos assim, que te ajudem nos negócios, volte sempre para o blog da SG Sistemas. Estamos te esperando!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    morgana conceição

    tenho interesse em fazer o curso de fiscal de prevenção de perdas

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