Uma vez decidido, o processo de como montar uma mercearia compreende uma série de etapas administrativas, logísticas e de empreendimento que os recém-donos de negócios precisam seguir a fim de obter o sucesso em seu novo negócio.
Desde a escolha do local, passando pela documentação legal, a aquisição do estoque, a montagem da estrutura física e a abertura do negócio, todos os processos que envolvem a abertura de um mini-mercado precisam ser cuidadosamente planejados e executados.
Por esse motivo, é sempre importante contar com um plano de ação, uma espécie de guia de orientação para iniciantes e que dê informações úteis, valiosas e efetivas sobre o que os donos de mercearia precisam saber para montarem um negócio próspero e lucrativo.
Não sabe onde encontrar essas informações? Não se preocupe: o post de hoje é inteiramente dedicado a te contar tudo o que é necessário saber para montar o melhor mercadinho da região!
Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o assunto. Olha só:
Passo 1: Montando o plano de negócios
Você sabe o que é um plano de negócios? Trata-se, basicamente, de um documento em que estão discriminados todos os detalhes do seu negócio. É a primeira coisa que deve ser colocada em prática, a partir do momento em que você decide abrir uma mercearia.
Ele permite ao empreendedor ter uma visão ampla e completa sobre todos os aspectos envolvidos em seu novo comércio:
- Institucional: o que é a empresa, qual o propósito dela;
- Financeiro: qual/quanto capital será investido na empreitada;
- Recursos Humanos: quem/quantos serão meus funcionários;
- Investimentos: parcerias, patrocínios, sócios;
- Público: buyer persona, qual meu tipo de cliente, quem quero atingir;
- Concorrentes: qual o diferencial, pontos positivos, negativos a serem superados;
- Mercado: como andam as tendências mercadológicas para o meu nicho.
É claro que o seu plano de negócios pode ser muito mais detalhado, sinta-se livre para adicionar ou subtrair informações, mas, a nossa dica é: quanto mais detalhado o seu plano de negócios, mais clara é a visão que você terá do seu empreendimento.
A importância desse tipo de documento é notória, especialmente para os novos empresários que não estejam tão familiarizados com o mundo do comércio e dos investimentos. Por isso: pegue o lápis/papel ou computador e mãos à obra!
Passo 2: Escolhendo o local – localização estratégica
Como você deve imaginar, o local onde será montada a mercearia é de importância fundamental para o sucesso do negócio – eis, por isso, a necessidade de um plano de negócios bem detalhado.
A localização do comércio jamais deve ser um ator aleatório, nem quando você já possui em mente um local específico ou conta com um móvel próprio à disposição. Isso porque questões estratégicas de mercado, como público-alvo, preços e fluxo de consumidores estão diretamente relacionados à posição geográfica do mercadinho.
Seja o local próprio ou alugado, a escolha do local deve levar em consideração algumas características fundamentais, tais como:
- O fluxo de pessoas na região escolhida;
- A presença de concorrentes na região;
- O nicho de produtos que mais prospera no local;
- A faixa etária e o perfil socioeconômico dos moradores;
- A proximidade da região em relação à área central do município;
- As exigências legais para a implantação de mercearias da localidade.
Em conjunto, esses fatores formam um ótimo filtro de seleção para locais estratégicos para a instalação do seu negócio – e também para a definição do tipo de produto a ser vendido e do estoque montado.
Passo 3: Erguendo a estrutura – detalhes que fazem a diferença
É importante ressaltar que, de todos os aspectos envolvidos na montagem de uma mercearia, a estrutura física é a que fala diretamente ao consumidor – afinal, é a parte mais visível de todo o trabalho do comerciante.
Embora você já saiba, vale lembrar que investir em equipamentos de qualidade, ambientes bem-iluminados, arejados e visualmente agradáveis são fatores-chave na fidelização de qualquer cliente. Aliás, já fizemos um post totalmente dedicado ao ciclo de vida dos clientes – não deixe de conferi-lo!
Para uma mercearia de pequeno porte, alguns dos equipamentos indispensáveis para montar uma boa estrutura incluem: gôndolas, prateleiras, freezers e refrigeradores, balcões, um ou dois caixas, placas informativas, luminárias etc. A escolha do número de equipamentos depende do capital investido e da estratégia traçada no plano de negócios.
Um outro aspecto de suma importância, além da estrutura, é a decoração do ambiente, que deve ser agradável e chamativa, com luzes ambientes, cartazes com as promoções do dia/semana e objetos decorativos que sejam esteticamente atraentes ao cliente.
Lembre-se: são os pequenos detalhes que farão toda a diferença entre a sua mercearia e a dos concorrentes! E, como esse tipo de negócio é, por essência, pequeno, tente compensar o tamanho reduzido com equipamentos e decoração que elevem o nível do ambiente.
Passo 4: Lidando com as exigências legais
Uma hora ou outra o momento de lidar com as burocracias chegaria. Estamos falando dos passos administrativos para trazer a sua mercearia à legalidade junto aos órgãos de controle e fiscalização municipais.
O processo em si não é complicado, apenas bastante burocrático, o que requer, vez ou outra, a orientação e o auxílio de um profissional contador – inclusive, essa é uma ótima dica caso você não tenha familiaridade com esses assuntos.
Tudo começa com o CNPJ – que inscreve o seu negócio no sistema da Receita Federal – e termina com um alvará de funcionamento – documento municipal que libera o funcionamento da mercearia sob a legislação local.
A lista de documentos para abrir uma mercearia varia de cidade a cidade, mas, em geral, são necessários:
- CNPJ da mercearia;
- Documentos pessoais do proprietário;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Documentação específica do município.
Passo 5: Gestão – estoque, gestão e logística
Tudo pronto legalmente para a abertura do mercadinho? É o momento de colocar em prática as últimas etapas do plano de negócios: a aquisição do estoque, a gestão estratégica e a logística – os aspectos que vão definir o sucesso ou não do comércio.
O estoque, como tudo, precisa ser cuidadosamente pensado para que não haja desperdícios – afinal, estamos falando dos momentos iniciais da mercearia. Mais importante que a quantidade, é a variedade e a qualidade dos produtos definidos.
Uma ótima maneira de começar bem é investindo nos produtos de necessidade básica em princípio e depois ir incrementando o estoque com as demais mercadorias. O que é de primeira ou segunda necessidade vai depender do seu público-alvo, mas, felizmente, essa questão já foi bem-definida durante a etapa do planejamento e estudo de mercado, certo?
Ao longo das vendas e com o controle das vendas e do giro dos produtos, será possível determinar exatamente quais os produtos devem estar sempre em estoque e quais farão parte do estoque sazonal.
Já nos âmbitos da gestão e da logística, o controle do estoque por meio de inventários e outros métodos deve internalizar-se dentro do seu comércio, pois só assim você será capaz de realizar uma gestão eficiente.
Deve-se pensar na contratação dos funcionários, como atendentes de caixa, açougueiros, repositores, assistentes de limpeza e estoquistas – a quantidade e a demanda dependem exclusivamente das particularidades do seu mercadinho.
Aos poucos e com as ferramentas apropriadas, os resultados aparecerão mês a mês, assim como os lucros e o nível de satisfação pessoal. Para finalizar o nosso guia, recomendamos a adoção de um sistema de gestão, para poupar gastos com funcionários e ter o absoluto controle sobre o seu empreendimento.
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Até a próxima!