Você já tem um planograma de supermercado, não é? Ainda não? Então, talvez você não esteja considerando a importância estratégica de estimular a venda de seus produtos aos clientes com a arrumação destes nas prateleiras.
Não entendeu porque estamos falando isso? Nós te explicamos a importância do planograma de supermercado e ainda te auxiliamos com dicas de como fazer o seu aqui. Siga a leitura!
O que é um planograma?
O planograma nada mais é do que uma representação gráfica da exposição dos produtos nos PDVs (os pontos de venda). Sua finalidade é facilitar e aumentar o controle sobre fluxo de produtos, favorecer uma melhor exposição da marca, melhorar a experiência do cliente e torná-la mais prática e satisfatória a ponto de fidelizá-los.
Mas onde essa ferramenta é usada?
Um planograma de supermercado também é conhecido como plano de gôndola, e como já destacado, ele trabalha na padronização, estética de layout e organização de produtos em um ambiente. Sua proposta principal é ser algo bastante visual.
Por isso, em simples pesquisas no próprio Google acerca de como é um planograma você facilmente encontrará uma exposição imagética, gráfica, dos itens em uma gôndola.
Quem frequenta um supermercado pode até pensar que a organização das prateleiras é randômica, mas, na verdade, elas são muito bem planejadas e feitas de forma estratégia, pelo planograma de supermercado.
Qual o objetivo do planograma para supermercados?
Sobretudo, podemos citar a organização, mas é bem mais que isso. A principal pretensão da implementação de um planograma é a de facilitar a compra de seus clientes e, em consequência disso, impulsionar suas vendas. Dois coelhos numa cajadada só, sabe?
Ademais, o layout de uma loja que faz uso de um planograma estratégico e bem elaborado, pensando nos clientes que já possui, é muito eficiente para atrair consumidores em potencial.
Pode parecer brincadeira, mas inaugurações de supermercados são mesmo super eventos porque andar pelas gôndolas é uma distração que o cliente gosta, e nada melhor do que saber se localizar em um mercado, não é mesmo?
Por que o planograma é importante?
A padronização de processos é fundamental na organização de qualquer negócio, quem dirá então de um supermercado! E ter um documento, uma diretriz, um guideline que orienta a exposição de produtos em uma loja influencia diretamente no sucesso de uma marca no Ponto de Venda.
Só para que não passe batido, o Ponto de Vendas (PDV) é um novo nome para qualquer tipo de estabelecimento que tenha como estratégia a venda, ou seja, convencer seus consumidores a comprar o que ali é ofertado.
Deste modo, o planograma é indispensável por ser uma estratégia para gerar impacto visual no consumidor, e consequentemente, impulsionar a compra por parte do cliente. Ainda, é também tido como um reflexo sobre como uma empresa se enxerga e como ela quer que o cliente a veja, e veja seu produto.
O que é considerado para criar um planograma?
Para criar um planograma de supermercado existem uma série de fatores a se considerar, como:
- a gestão de categorias de produtos da loja;
- o perfil de compra dos clientes;
- o estoque dos produtos e as reposições;
- a rentabilidade que cada produto gera;
- a comodidade e agilidade de encontra do produto pelo consumidor;
- a visibilidade do produto;
- as marcas com imagem mais positiva que devem ser destacadas;
- o estímulo para compra, etc.
Basicamente, a partir destas direções você terá insumos para montar um plano para posicionar corretamente cada produto no ambiente do supermercado, de acordo com o objetivo da sua marca.
Temos outro artigo que pode te ajudar nesse momento, leia também: Como organizar melhor o Layout de gôndolas dentro do supermercado?
Como fazer um planograma de supermercado?
Bom, os conceitos e a teoria você já sabe, então que tal colocá-la em prática?
Para criar um planograma para o seu supermercado é preciso que, acima de tudo, você tenha em mente que ele deve ser pensado para o shopper, que é o seu cliente. Deste modo, ele deve ser montado de maneira a fornecer uma melhor experiência e maior valor a ser percebido pelo seu cliente.
Ter a capacidade de dominar a psicologia do consumidor vai te ajudar definir a preferência dele pelo seu supermercado. Indiferente de oferta, de localização, de pompa. Se você domina a psicologia do consumidor e materializa isso em seu planograma, é jogo ganho.
Você tem que fazer um estudo do seu negócio e saber:
- como setorizar o supermercado;
- definir como será a exposição dos produtos nas gôndolas (calcularar o share – tamanho do produto e espaço disponível);
- definir o critério de exposição – preço, tipo de produto, tamanho, lucratividade;
- que é necessário buscar sempre o feedback de seus clientes e promotores;
- que será preciso analisar os dados obtidos no PDV para identificar novas oportunidades de realocação de produtos;
- promoções são feitas em pontos estratégicos que devem ser definidos no planograma;
Para cumprir estes pontos com sucesso, é importante garantir boas gôndolas de supermercado — com espaço suficiente, limpas e bem apresentáveis.
Uma dica de amigo é posicionar os itens mais vendidos sempre mais distantes da entrada, pois isso dá a oportunidade ao cliente de entrar na loja e aumentar o seu tempo de permanência, e no caminho até o produto desejado pode ser que ele encontre mais ofertas interessantes.
O ponto-chave para o sucesso de um planograma no seu negócio
Se você possui, agora, um material estratégico, pensando, desenvolvido e criado com inteligência com o intuito de facilitar a vida do seu cliente, aumentar suas vendas, e otimizar o trabalho do seu promotor de vendas, o que você precisa?
Dê treinamento ativo e consistente dos seus promotores para que sua equipe entenda o papel do planograma para supermercado, concorde com sua importância, e foque na exatidão de sua execução.
Não basta o gerenciamento teórico, é preciso que a prática seja também efetiva. E para isso, seu time de campo tem de estar afiado.
Um planograma de supermercado bem planejado e estruturado pode ser o diferencial do seu estabelecimento, não apenas esteticamente falando, mas também monetariamente e no gosto do cliente. Entendida a importância, que tal montar o seu?
Essas e muitas outras dicas por meio de conteúdos ricos você encontra no blog da SG Sistemas, dê uma conferida e assine nossa newsletter para ter acesso a tudo antes!