Estratégias de marketing digital para supermercado: 7 dicas infalíveis

Estratégias de marketing digital para supermercado: 7 dicas infalíveis

Para fazer um bom marketing digital para supermercados é preciso ter objetivos, metas, estratégias e ações. Muito mais do que apenas divulgar a sua empresa, o ambiente virtual exige planejamento para aumentar a autoridade da sua organização, fidelizar seus clientes e aumentar a visibilidade e o engajamento.

É preciso atrair seus clientes de várias maneiras, por isso, apresentamos sete estratégias para seu negócio se destacar e aumentar suas vendas. Se deseja saber mais, confira o conteúdo abaixo até o final.

1. Segmentação de mercado

A segmentação de mercado é uma estratégia, baseada em dados, utilizada pelas empresas para entender quem é o seu público-alvo. Após essa identificação, é feita a segmentação em categorias conforme algumas características, como região demográfica, comportamento de consumo, profissão, idade e mais. Dessa forma, você consegue traçar campanhas direcionadas para cada persona e vender mais no supermercado.

Fazer a segmentação é essencial para elaborar as melhores estratégias de marketing digital para supermercados. Você pode aprofundar as análises e personalizar a linguagem utilizada para se comunicar com seus consumidores, adequar produtos, entender o comportamento de consumo dos seus clientes e mais.

2. Objetivos para as campanhas de marketing

Ter objetivos e utilizar algumas métricas é essencial para entender quando a sua campanha conseguiu atingir os resultados esperados, por isso, é preciso ter algumas metas para as estratégias de marketing digital da sua loja. Alguns exemplos são:

  • aumentar as vendas num período de três meses em 10%;
  • atrair novos leads de determinada região;
  • fidelizar clientes.
    fidelize clientes

Estabeleça uma hierarquia com todos os seus objetivos e acompanhe o andamento das estratégias para realizar os ajustes necessários. No digital, é mais fácil mensurar as metas e resultados, assim você entende o que pode ou não funcionar para as próximas campanhas.

3. Faça o SEO local

SEO, no marketing digital é a sigla em inglês para “otimização para mecanismos de busca” são técnicas que melhoram o seu site, de modo que tenha um bom posicionamento nos resultados de busca. Fazer o SEO local é colocar o endereço do supermercado no Google my Business, assim seus clientes conseguem localizar sua loja facilmente.

Além disso, inclua o horário de funcionamento do estabelecimento, telefone para contato e outras informações importantes, como compras na loja, retirada na loja, entrega, atacado ou varejo e mais. Colocar os dados da sua empresa ajuda o seu cliente a saber o que vai encontrar.

4. Utilize as redes sociais

Ser ativo nas redes sociais é uma das formas dos clientes engajarem sua marca, além de ser um canal de comunicação para apresentar promoções, campanhas, conteúdos e até soluções. Para construir sua presença online de forma estratégica e eficiente, personalize seu conteúdo e interaja com seu público.

redes sociais

Além de fazer conteúdos sobre as ofertas da semana, produza outros que possam ser informativos e relevantes, como higienização de alimentos, receitas, dicas de reaproveitamento dessas receitas, como economizar nas compras e mais.

Confira também: Vantagens do autoatendimento em supermercados: conheça 7 delas!

5. Tenha uma loja online

Além de aparecer nos resultados de busca e construir sua presença online, ter um site próprio e um aplicativo do seu supermercado são boas oportunidades de aumentar suas vendas e alcançar diferentes públicos que preferem receber suas compras.

Nas plataformas digitais você pode fazer campanhas diferentes da loja física, direcionando promoções conforme o perfil de consumo do seu cliente. Para melhorar a experiência do consumidor, tenha uma equipe treinada para realizar o atendimento pelas plataformas digitais e escolher os melhores produtos para o envio.

6. Construa autoridade online

Construir autoridade da sua marca na internet é essencial para que sua empresa seja conhecida como referência em supermercados. Essa autoridade resulta em maiores conversões de vendas, visitas e engajamento. Para isso, você pode investir em e-mail marketing, ser ativo nas redes sociais, solicitar feedback dos seus clientes, otimizar seu site e aplicativo para uma boa navegabilidade e experiência de compra dos seus consumidores.

7. Marketing de conteúdo

Outra forma de aumentar a autoridade da sua empresa no ambiente virtual é com o marketing de conteúdo. Essa estratégia é utilizada para a produção de texto relevante para o usuário, de modo que seja original, autêntico, com qualidade e informações reais.

Os conteúdos devem atender as dúvidas e intenção de busca do usuário, além de linguagem personalizada conforme a sua persona. Por isso, é importante produzir para diferentes plataformas, como blog, redes sociais e até e-books. Inclusive, vídeos curtos para reels, shorts e Tiktok funcionam muito bem.

8. Ofertas personalizadas

Por fim, mas não menos importante, fazer ofertas personalizadas é uma das formas de atrair clientes e aumentar suas vendas. Com a segmentação de mercado realizada, utilize seus canais de comunicação para direcionar as ofertas conforme o perfil de consumo de cada categoria de clientes.

promoções

Utilize sua base de dados e analise as compras dos seus consumidores, envie cupons de desconto dos produtos que eles consomem com frequência. Para otimizar suas estratégias com inteligência de mercado, utilize um sistema de gestão para supermercados, como o software da SG Sistemas, para automatizar diversas etapas, como a centralização de informações dos clientes.

Agora que aprendeu estratégias de marketing digital para supermercados, continue no nosso blog e aproveite para ler também: Como atrair clientes? Veja 7 dicas com a SG Sistemas. Até lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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