23

abr
2020
Sistema PDV, o que é e para que serve?

Se você é empreendedor ou está cogitando a hipótese de começar um negócio, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre o sistema PDV, não é?

Contar com esse tipo de sistematização é essencial para o bom funcionamento e saúde de qualquer estabelecimento. Por isso, nos post de hoje, vamos falar especificamente sobre o que é PDV, o significado exato da sigla e como ele pode auxiliar para o crescimento da sua empresa.

Ficou curioso e que saber mais? É só continuar a leitura para conferir tudo!

O que significa o sistema PDV?

A sigla PDV quer dizer ponto de venda. Trata-se de todos os sistemas e/ou equipamentos que são utilizados em um estabelecimento para fazer com que ele funcione de verdade. Isso está relacionado, portanto, a vários aspectos em uma loja:

  • impressoras, leitores de código de barras, expositores de mercadorias;
  • o lugar onde o cliente realiza o pagamento dos produtos que escolheu;

De modo geral, o PDV contribui, também, para a gestão e automação comercial, pois possibilita uma visualização ampla de entrada e saída de mercadorias, reunindo informações de maneira prática e rápida sobre as vendas efetivadas e, consequentemente, melhorando o fluxo do caixa.

Conheça duas opções de PDV que estão disponíveis

A fim de auxiliar a gestão de pequenas e grandes empresas, diversos modelos de sistemas foram criados. Neste tópico, discorreremos acerca de dois deles, que costumam ser os mais buscados. Dá uma olhada!

Sistema PDV fixo

O PDV fixo é um sistema muito utilizado pelas grandes redes corporativas. Falamos grandes, porque o investimento tende a ser mais alto.

O modelo fixo tem a ver com os equipamentos que mencionamos acima. Aqui, o empresário vê a necessidade de aquisição de uma impressora fiscal, computador, leitor de código de barras, maquininha de cartão, licença para softwares de gestão, entre outros.

Às vezes, para quem está começando, a opção não é assim tão viável. Porém, não deixa de ser uma solução bastante versátil, capaz de atender diversos tipos de negócios.

Sistema PDV móvel

O PDV móvel é um sistema que chegou para inovar e facilitar a vida de muitas empresas. Com ele, você consegue ver e receber informações mesmo fora da sua loja, basta ter acesso à internet.

Quer dizer que, em qualquer lugar que estiver conectado, é possível ver o faturamento e movimentação de vendas do seu negócio.

Por ser móvel, o sistema é seguro, flexível e, geralmente, faz integração com meios de pagamento. Completo, não?

Entenda o sistema PDV frente de caixa

Agora que já conhecemos os dois tipos de PDV mais comuns, é hora de tratarmos sobre o PDV frente de caixa.

É válido ressaltarmos a importância desse sistema, pois ele abrange três fatores essenciais do processo de venda:

  • Terminal: local onde ficam as máquinas registradoras, as máquinas de cartão e impressora para pagamento;
  • Software: instalado ao computador para unir o setor de estoque e financeiro do estabelecimento;
  • Fiscal: por meio do PDV frente de caixa são impressas as notas NF-e, NFC-e e CF-e SAT.

A gente sabe que esses aspectos são fundamentais para qualquer negócio. Entendendo isso, é necessário procurar por um método eficaz para ter controle sobre as vendas, estoque, cálculo de margem de lucros e afins.

Você já pensou que, talvez, um software de gestão interligado a um PDV pode ser exatamente o que a sua empresa esteja precisando? Pois bem, o SGERP, por exemplo, é um software de controle completo, apto a atender negócios de todos os portes.

Por estar conectado ao PDV, você poderá acompanhar em tempo real o andamento e informações cruciais da sua loja.

É uma maneira eficiente para ter mais economia, controle e, como consequência, maior satisfação dos clientes, que terão mais praticidade no momento de finalizar suas compras.

A SG Sistemas tem o que o seu negócio precisa!

A empresa é conhecida no mercado, já há algum tempo, por oferecer modelos de softwares de gestão e automação comercial que realmente funcionam.

Para você que está começando ou tem uma trajetória como empreendedor, vale a pena conferir todas as soluções que estão disponíveis no site da SG Sistemas. Que tal aproveitar para acessá-lo agora?

E aí, o que achou desse post? Para acompanhar outros artigos com conteúdos relacionados, é só ficar de olho em nosso blog. Toda semana publicamos uma nova postagem repleta de informações para você!

  • Tags: