10 dicas para atrair e atender bem os clientes em datas comemorativas

10 dicas para atrair e atender bem os clientes em datas comemorativas

As épocas festivas são oportunidades para atrair e atender bem os clientes, assim você pode aumentar as vendas, conquistar novos leads, reter e fidelizar seus consumidores. Saber como utilizar as datas sazonais para vender mais é essencial para todos os empreendedores.

Para te auxiliar, separamos 10 dicas práticas para utilizar em todas as épocas do ano e principalmente em períodos festivos. Continue a leitura abaixo.

1. Trace um planejamento

Saber as datas sazonais e períodos festivos que façam sentido para o seu negócio é essencial para atrair e atender bem os clientes, resultando no aumento das vendas. Para isso, é preciso fazer um bom planejamento e se preparar para as datas mais importantes do ano, como:

  • 09 de abril: Páscoa;
  • 14 de maio: Dia das Mães;
  • 24 de junho: Dia de São João;
  • 12 de outubro: Dia das Crianças;
  • 25 de dezembro: Natal.

Você e sua equipe devem se programar e antecipar as compras, o estoque e o prazo de entrega dos produtos mais consumidos em cada uma das datas. Além de aumentar o quadro de funcionários para facilitar e agilizar as compras no caixa, investir no autoatendimento em supermercados, ou otimizar as entregas dos pedidos.

2. Invista em campanhas sazonais

Os períodos festivos são ótimas oportunidades para fazer campanhas e promoções temáticas visando atrair novos leads. Você também pode oferecer brindes, cupons de desconto e degustação para que eles passem mais tempo e comprem no seu estabelecimento.

Ao acompanhar suas campanhas, seus clientes já sabem que sua loja está se preparando para atendê-los, quando chegar na época, certamente farão uma visita na sua loja, seja física ou online. Por isso, veja outras dicas de como aumentar as vendas da sua empresa.

3. Mantenha seus canais de comunicação atualizados

Para atrair e atender bem os clientes, mantenha seus canais de comunicação, redes sociais e sites atualizados. Assim, além de seus consumidores engajarem a sua marca, você pode utilizar esses espaços para divulgar suas campanhas publicitárias, avisar sobre as novidades, promoções, horários de atendimento e mais.

4. Crie uma decoração temática

Aproveite as datas sazonais para criar decorações temáticas na sua loja. Além de atrair mais pessoas, ao entrarem na sua empresa, elas já sabem o que procurar, por exemplo, na Páscoa, sabem que os chocolates estarão em destaque e com preços competitivos.

Abuse da criatividade ao decorar seu estabelecimento para se destacar dos concorrentes, e ainda criar uma tradição que seus consumidores podem acompanhar com o passar dos anos.

5. Motive a sua equipe

Você já deve ter ouvido falar que “as pessoas são o ativo mais importante de um negócio”, de fato, seus funcionários são essenciais para o bom andamento da sua loja. Por isso, além de realizar treinamentos para que possam atender bem seus clientes, saber como motivá-los é uma das formas de fidelizar os consumidores.

Saiba recompensar bons desempenhos, ofereça oportunidades de desenvolvimento, estabeleça metas objetivas e premiações quando alcançadas. Assim, mesmo em épocas de grande movimento, a qualidade do atendimento vai se manter.

6. Realize um atendimento impecável do começo ao fim

Realizar um atendimento impecável antes, durante e depois pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Mesmo que as suas campanhas publicitárias consigam atrair novos leads, se o atendimento for ruim, você nunca vai fidelizar seus consumidores.

Seja empático com seus clientes, independentemente da etapa do funil em que se encontram, ofereça atendimento humanizado em todos os canais de atendimento e também na loja física.

Confira também: 7 dicas infalíveis de como vender mais no supermercado.

7. Organize a disposição de produtos de forma especial

Sabemos que a organização e disposição dos produtos faz toda a diferença no supermercado. Por isso, aproveite a sazonalidade para criar espaços para os produtos da época, por exemplo, na época de festa junina você pode organizar ilhas ou prateleiras com pipocas, doces feitos de amendoim, canjicas e bolos.

Outra ideia é utilizar essas ilhas para vender produtos mais caros, como as linhas gourmet e premium de produtos comuns, assim, além de destacar produtos que os clientes podem encontrar facilmente, você aumenta a margem de vendas.

8. Diferencie o seu horário de funcionamento

O horário de funcionamento do estabelecimento é muito importante para que os clientes consigam realizar suas compras sem pressa. Por isso, para atrair e atender bem os clientes, defina horários diferenciados em épocas festivas, assim você consegue atender mais pessoas. Não esqueça de divulgar os horários de atendimento nos canais de comunicação.

9. Mantenha o engajamento após períodos sazonais

Se um dos seus objetivos é fidelizar e reter seus consumidores, estabeleça as ações que vai realizar após o período de festividades, como outras promoções, programas de fidelidade e incentivos para recompras como cupons de desconto. Você pode utilizar automatização de e-mail marketing ou então uma ferramenta de disparo de mensagens no WhatsApp para manter seus consumidores informados e engajados.

10. Automatize etapas para agilizar os processos

A automatização comercial é uma ótima forma de agilizar diversas etapas do seu negócio, como realizar a análise de crédito dos clientes, fechar vendas, emitir nota fiscal eletrônica, saber a comissão dos vendedores e muito mais. Otimizando os processos de gestão, além de reduzir custos operacionais.

Com estas dicas, será muito mais fácil atrair e atender bem os clientes no seu estabelecimento. Aproveite para ler outros conteúdos como este no blog da SG Sistemas e aprenda mais sobre gestão, estratégias e muito mais. Leia também: Estratégias de marketing digital para supermercado: 7 dicas infalíveis. Até lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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