10 Passos para ser um empreendedor de sucesso

10 Passos para ser um empreendedor de sucesso

Empreender é a iniciativa de desenvolver um novo negócio ou a implementação de novos produtos, ou serviços em uma empresa que já existe. E esse processo está diretamente ligado ao processo de inovação e uma mente aberta para gerar maior desenvolvimento para o setor.

Dessa maneira, são diversos os motivos que levam uma pessoa a empreender, porém, independentemente de quais sejam, é muito importante que o empreendedor tenha em mente quais são os passos para ser um empreendedor de sucesso, identificando e aumentando sua percepção de como chegar lá.

Com isso em mente, a SG Sistemas separou alguns passos e dicas sobre o que você deve analisar e como proceder para se tornar um empreendedor de sucesso. Para entender mais, continue conosco e aproveite a leitura!

1. Goste do que está propondo empreender

Para quem deseja empreender, este é sem dúvida um dos pontos mais complicados. O sucesso do seu negócio está diretamente ligado ao quão realizado você se sente, portanto, deve-se encontrar uma atividade que te trará satisfação tanto profissional como pessoal.

Mas, ao mesmo tempo, entender se essa atividade também dará faturamento e lucro e se terá sucesso no mercado é crucial. Afinal, de nada adianta abrir um negócio que não fará com que você desempenhe e cresça.

2. Saiba e aprimore seu conhecimento sobre o produto

Por mais que você possa gostar do assunto que vai empreender, é fundamental ter um conhecimento amplo e bem específico sobre aquele tema. Dessa maneira, sempre estude e busque aprimorar o seu entendimento a respeito dos produtos e/ou serviços executados no local.

Isso deve ocorrer por que sempre tem algo novo no mercado e devemos ficar atualizado sobre o que está mudando e como podemos acompanhar o ritmo, caminhando junto para estar sempre no foco, atualizado e nas tendências do mercado.

3. Perca o medo de empreender

Esta é a hora em que o empreendedor se encontra cercado de incertezas, tomado pelo medo de que tudo dê errado e que todo o capital investido seja perdido. Assim, é preciso tomar impulso e se lançar! Após isso, há apenas duas possibilidades: sucesso ou fracasso. Ambas as opções estão diretamente ligadas aos passos seguintes.

4. Planeje as ações de curto, médio e longo prazo

O planejamento é fundamental, assim: entenda seu mercado, seu público-alvo e a sua concorrência. Conheça seus fornecedores e distribuidores. Saiba quanto será o investimento inicial e quanto tempo levará para ter retorno financeiro.

Dessa maneira, você deve ir traçando ações para curto, médio e longo prazo. Para isso, faça um cronograma e coloque tudo o que precisa ser feito nesses períodos, principalmente os pontos obrigatórios. Mas, coloque também o que você quer fazer e o que planeja executar no futuro do seu negócio.

Com isso, você terá um plano estratégico mais elaborado, que o deixará com mais perspectiva de futuro, conseguindo seguir as metas traçadas e saber como se guiar para chegar no ponto esperado.

planeje as ações de curto, médio e longo prazo

5. Assuma os riscos e aproveite oportunidades

Mesmo que o seu planejamento seja perfeito, podem surgir variáveis imprevisíveis. Cabe a você a maturidade e inteligência para saber lidar e superar as adversidades que possam surgir, esteja preparado e ciente de que a solução para os problemas, são de sua inteira responsabilidade.

Além disso, saiba como aproveitar as oportunidades que aparecerem, elas também podem ser um risco, mas você deve ter o discernimento de analisar e entender se ela realmente é algo que pode alavancar o seu empreendimento. De modo geral, esse é um dos principais pontos que vão te fazer ser como um empreendedor de sucesso.

6. Divulgue o seu negócio para crescer

A parte da divulgação faz a diferença quando estamos querendo alavancar nosso negócio e nossas vendas, sendo considerado um passo indispensável para o sucesso, como um feedback do cliente.

Logo, invista em campanhas de marketing, anúncios e a famosa propaganda boca a boca! Invista em práticas que você consiga falar com o seu público e mostre como o seu empreendimento pode ser benéfico para ele.

Ideias boas de novos produtos ou serviços surgem a todo o momento, principalmente quando você divulga e escuta o que outras pessoas pensam e tem a acrescentar para você. Entretanto, lembre-se: além de idealizar é preciso realizar. Então, coloque em prática todos os planos, ofereça seu produto, mostre a solução. Aventure-se, o bom negócio apenas em sua cabeça não será suficiente.

7. Contrate bem e desenvolva seus funcionários

Em uma empresa que está iniciando, é preciso que os colaboradores estejam engajados com o negócio e que compartilhem do mesmo sonho do empreendedor. Ao fazer as entrevistas, já deixe bem descrito na vaga todas as funções que ele precisará executar e qual a formação ou experiência necessária (caso precise).

Durante o processo de seleção, faça uma listagem de prioridade e vá verificando quais melhores se adéquam em conhecimento e no fit cultural que você está procurando. Ou seja, o perfil de colaborador que deseja dar para o negócio e que está pesquisando para trabalhar em conjunto.

Sendo assim, com um processo e prioridades bem definidas, você conseguirá uma equipe inicial comprometida com o objetivo da empresa, que é um fator para o sucesso dela.

8. Surpreenda seu cliente

O cliente é a razão de o seu negócio existir. Tenha uma política muito bem estabelecida, sobre como irá adquirir e fidelizar os clientes. Seja com preços mais acessíveis, promoções, brindes ou com um atendimento especial. Não entregue apenas o produto, surpreenda-o!

Afinal, todos nós gostamos de ser bem tratados e de receber um atendimento único de qualidade. Assim, esta ação deve estar alinhada de acordo com o público alvo e suas expectativas para que você possa fidelizá-lo, trazendo lucro e crescimento.

9. Tenha um bom sistema de gerenciamento de vendas

Para ter um controle financeiro e uma organização de estoque mais preciso, você deve buscar por programas em que consiga inserir todos seus produtos e serviços prestados. Dessa forma, assim que realizar alguma conversão ou prestação, você consegue cadastrá-la para o controle mensal e anual.

Dessa forma, ao final de cada mês e/ou ano, você conseguirá fazer um balanço de todas as vendas, entradas e saídas de produtos. Possibilitando mais organização sobre o que você tem no estoque atual e quais itens precisam ser repostos.

Leia também sobre o que é ERP e veja tudo sobre o sistema de gestão integrado!

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10. Continue empreendendo e não desista

Muitos empreendedores desistem já nos primeiros meses após abrir a empresa, tanto devido aos obstáculos que surjam, como à demora até que o negócio se torne realmente lucrativo.

Uma forma de minimizar esses impasses é o planejamento, quanto mais detalhado for, menores serão as barreiras enfrentadas. Mas mesmo um planejamento exemplar não te torna imune às dificuldades do mercado. Se for preciso, reinvente-se, o mais importante é saber lidar com essas situações. Não desanime!

Portanto, esses são os principais pontos que você, empreendedor, deve analisar quando for ou já estiver gerindo o seu negócio. Com isso em vista, você conseguirá ter mais percepções e melhores análises sobre o que e como deve ser conduzido.

E, por mais que o começo de um novo negócio possa ser complicado, é fundamental ter força e continuar seguindo até se estabelecer no mercado para se tornar um empreendedor.

Gostou do post? Para ter acesso a outros conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da SG Sistemas. Por aqui, estamos sempre trazendo sugestões e dicas para seu empreendimento. Ah, veja também como a SG pode te ajudar a implementar as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio. Até o próximo post!

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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