Como fazer um bom processo de recrutamento e seleção em sua empresa

Como fazer um bom processo de recrutamento e seleção em sua empresa

capital humano é o melhor investimento quem uma empresa pode fazer em seu médio-longo prazo e garante um crescimento orgânico e humanizado para todas as suas atividades, e é o processo de recrutamento e seleção a chave para garantir boas aquisições para seu quadro de colaboradores, relações que podem ser duradouras e produtivas. Afinal, tudo começa com uma boa estruturação dos procedimentos.

Com a abertura das empresas no universo online, contratar e ser sondado por potenciais colaboradores se tornou algo bastante acirrado, e para manter uma boa reputação, é importante criar as melhores experiências e vivências para ambas as partes. No post de hoje trouxemos dicas de como melhor organizar o seu processo de recrutamento.

Como estruturar seu recrutamento

um grupo de pessoas próximas umas das outras

Quando existe um déficit de funcionários, logo ele é sentido na sobrecarga de tarefas, e a ocasião de contratar um novo colaborador pode ser a oportunidade de definir com clareza qual é o perfil que a equipe busca, suas competências e especialmente as tarefas a serem executadas.

O RH deve conversar com todos aqueles que terão contato com o novo funcionário para entender o que é esperado dele, e entender com a gerência e encarregados qual o ritmo e a filosofia de trabalho.

Recrutamento interno

Elaborem uma lista de atributos pessoais, competências e atividades a serem realizadas. A valorização do corpo de colaboradores é constante, de maneira que uma dica interessante é começar pelo recrutamento interno, oferecendo diretamente ou abrindo seleções para que funcionários da casa se candidatem a ocupar uma determinada vaga.

Isso poupa tempo, treinamento e valoriza e estimula os funcionários a progredirem e perceberem que existe espaço para evoluírem no trabalho.

Outra coisa que muitas empresas costumavam fazer e tem voltado aos costumes de alguns ambientes é buscar por indicações entre os próprios funcionários. Um colaborador apadrinhado costuma trabalhar com mais empolgação e também responsabilidade para honrar a indicação que recebeu, além de isso diminuir o tempo dos processos.

Recrutamento externo

Com a internet, o recrutamento externo ficou bem mais dinâmico. Em um dia você vai conseguir contatar diferentes candidatos com um clique. 

Não faltam sites redes sociais especializados onde profissionais e empresas podem ter um contato produtivo, conhecendo portfólios, pontos de interesse e projeções. Até mesmos as redes sociais convencionais são ótimos ambientes para encontrar profissionais, graças aos diversos grupos e páginas voltados para segmentos do mercado.

Em outras plataformas mais objetivas, diversos tipos de perfis são cruzados e o empregador consegue apanhar muitos currículos para escolher aqueles profissionais mais aptos para suas especificações.

Como aperfeiçoar seu recrutamento e seleção de funcionários

uma mulher sentada em uma mesa em frente a um computador

Fazer um processo de recrutamento exige objetividade, curiosidade, flexibilidade e bastante transparência:

Especifique bem as atribuições do cargo

É importante explicar detalhadamente as atividades que o funcionário vai desempenhar, aquelas que ele pode ter de desempenhar ocasionalmente e especialmente como funciona o fluxo de trabalho do ambiente de acordo com o perfil médio da equipe.

Você pode até solicitar a um gestor que converse com mais detalhes com o candidato para contar sobre o dia a dia, até como uma oportunidade de a equipe sondar seu potencial colega.

A comunicação precisa ser transparente nesse momento, para evitar frustrações no curto prazo. Se precisará de outros expedientes, escala de folgas em dias diferentes, horas extras, uniformização, padrões de atendimento, como no caso de franquias e outros detalhes pertinentes dia a dia. É sempre importante se expressar abertamente sobre todas as suas necessidades.

Questões envolvendo salário, benefícios, descontos, datas de pagamento e regime de trabalho também precisam ser bem debatidas entre as duas partes e até negociadas de acordo com as necessidades e expectativas de cada um.

Construa um roteiro para a entrevista

Para dar mais dinâmica a sua entrevista, é importante criar espaços para conversar sobre diferentes temas, mas sem perder o foco. Tão importante quanto avaliar a personalidade é poder avaliar a capacidade prática de comunicação e resolução de problemas.

No Brasil a personalidade costuma ser um dos fatores decisivos para a contratação, mas as capacidades técnicas médias não podem ser subestimadas.

Dinâmicas e resoluções de problemas envolvendo um ou mais candidatos é uma maneira de enxergar na prática algumas qualidades que serão necessárias em seu dia a dia.

Não tenha receio de fazer perguntas relacionadas ao convívio no trabalho, sobre antigos empregos, o importante é manter o profissionalismo sem usar um tom impessoal.

Crie uma reputação como contratante

Enquanto há empresas que se debatem entre e-mails e ligações atrás de profissionais qualificados, outras empresas criam reputação como lugares incríveis para se trabalhar. E há uma série de cuidados no dia a dia para criar um status de lugar requisitado.

Aliado as melhores condições de escolha e negociação, esse é um dos melhores tipos de marketing que um ambiente de trabalho pode ter.

Investigue bem seus candidatos

A boa reputação e comportamento precisa vir das duas partes para haver uma relação de qualidade e confiança, por isso vale a buscar pelos antecedentes criminais, pesquisar as redes sociais e outros resultados breves apontados pela busca do nome do candidato.

Forneça um feedback

Uma prática que faz muito bem para a reputação de marca que mencionamos aos poucos é dar um feedback de retorno ao candidato, caso seja aprovado ou não, explicando as razões, pontos fortes e pontos que deveriam ser fortalecidos em novos currículos e futuras entrevistas.

Levando em conta essas dicas fundamentais, seus processos de recrutamento e seleção serão cada vez mais produtivos para todas as partes envolvidas.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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