Como atrair clientes? Veja 7 dicas com a SG Sistemas

Como atrair clientes? Veja 7 dicas com a SG Sistemas

Ao atrair clientes para seus negócio, suas vendas e faturamento tendem a aumentarem proporcionalmente. No entanto, existem momentos de baixa temporada de compras e pouco fluxo de pessoas, o que prejudica o orçamento do negócio. Assim, a solução é atrair mais leads.

Mas como atrair clientes? Para fazer isso da forma correta, em pouco tempo e crescer de forma prática e rápida, é necessário adotar determinadas práticas e seguir algumas dicas para a obtenção de ótimos resultados.

Neste artigo da SG Sistemas, você entenderá tudo o que deve fazer para desbancar os concorrentes e ser o verdadeiro sucesso do seu nicho. Confira abaixo!

1. Aproveite eventos para networking

Para conquistar os clientes, você deve participar com frequência de eventos que estejam relacionados com o seu setor de atuação. Nesse caso, a ideia é filtrar e analisar os principais locais em que eles ocorrerão para participar e ter sucesso em sua conquista de networking.

Há quem não goste de participar de feiras ou eventos devido à falta de sucesso para atrair novas pessoas ao negócio. Esse é um problema que acontece por se frequentar todo tipo de feira que não seja apenas sobre o seu nicho, quando é recomendado participar apenas daquelas que tratam do negócio em que você atua.

Para uma empresa que trabalha no ramo de vendas de joias, a recomendação é participar de maneira exclusiva apenas de feiras e eventos que estejam interligados com a sua área. Não há necessidade de participar de dezenas delas todas as semanas, porém o trabalho de networking é obrigatório para adquirir uma boa captação de clientes.

Veja alguma recomendações para se preparar para esses eventos:

  • Mantenha cartões de visitas em mãos;
  • Tenha proatividade;
  • Busque conhecer todas as pessoas;
  • Chegue cedo;
  • Envie mensagens de agradecimento ao organizador do evento e aos demais participantes com quem fez a troca de cartões;
  • Ofereça soluções aos problemas dos clientes.

Cada uma das características apresentadas acima tem por finalidade auxiliar você a conquistar mais clientes para o seu negócio. Para ser um processo bem-sucedido, é necessário saber conversar e falar das características da sua empresa e o que a marca oferece de soluções.

aproveite eventos para networking

2. Atue também em marketplaces

Os marketplaces são locais em que os usuários da internet frequentam a fim de comparar preços e produtos. Muitas empresas trabalham em conjunto com grandes nomes do mercado brasileiro com o intuito de venderem mais e se tornarem conhecidos, é por esse motivo que você deve investir mais neste tipo de ferramenta.

Hoje em dia, existem marketplaces que variam entre si, desde o acesso regular dos consumidores até a inserção de novos negócios por parte dos vendedores. Os marketplaces alcançam a vários públicos e tipos de consumidores que realizam suas compras de acordo com suas necessidades e singularidades.

Já falamos sobre esse tema em nosso conteúdo sobre a psicologia do consumidor, aproveite sua leitura e confira algumas dicas fundamentais para conquistar clientes.

3. Busque parcerias constantemente

Parcerias são essenciais para aprender a como atrair clientes da maneira correta. Neste caso, ter um parceiro faz diferença porque o seu trabalho é divulgado para novas pessoas, que desconheciam da sua marca e não sabiam que você oferecia determinados produtos ou serviços.

Para ter este controle, você precisa conversar nos eventos de networking visando receber cartões de visita e obter o telefone de contato ou e-mail para negócios. Por meio de uma parceria, ambos os lados ganham tanto na questão de vendas quanto de clientes.

Quando você indica uma marca, você demonstra que a sua empresa é séria no ramo em que atua e que transmite propriedade. Assim, os novos clientes sentirão a confiança de que precisam para comprar. É por este motivo que investir mais nas parcerias por modelo digital pode ser um bom caminho a se tomar para atrair mais clientes em uma espécie de sistema de cooperação e troca.

Mídias digitais, como o Instagram e o Facebook, são as duas melhores redes sociais para se usar hoje em dia. Você pode atrair mais clientes, trabalhar via Stories e falar sobre seu novo parceiro e como ele oferece ótimos produtos e serviços. Isso também será benéfico para a empresa, pois aumentará o engajamento e as vendas.

Por falar nisso, você sabe o que um sistema de controle de vendas? Confira também o que é e como escolher o ideal para o seu negócio.

4. Invista em seu website

Não deixe de lado o seu site, pois é por meio dele que os clientes chegarão até você. Saber como atrair clientes te ajudará a entender que o website é importante para que as pessoas obtenham informações sobre os seus produtos, como funciona a sua marca, qual a sua diferença em relação às outras e as vantagens de comprar com você.

Se o formato do seu site é mais antigo e não passou por modificações, a recomendação é investir mais na estratégia de SEO que trará resultados positivos de maneira orgânica para o seu negócio. O trabalho com as palavras-chave e entender o que a sua clientela procura é essencial para obter ótimos resultados.

A adoção de estratégias faz toda a diferença na hora de aprimorar o SEO. Você deve tornar o seu conteúdo mais prático de ser lido, rico em informações diversas que agreguem ao tema e que chamem a atenção do seu leitor. Isso desbanca os concorrentes e é essencial implementar a métrica no seu site.

  • Textos de fácil leitura;
  • Informações extras que as concorrentes não possuem;
  • Use listas;
  • Trabalhe mais com gráficos;
  • Opte por acrescentar tabelas;
  • Faça infográficos;
  • Inclua mais vídeos relacionados ao tema.

O fato de acrescentar vídeos relacionados ao seu tema significa altas chances de o Google recomendá-lo na primeira página de pesquisa. Hoje em dia, as pessoas têm mais preferência por verem vídeos e a inserção da mídia fará diferença no seu trabalho.

5. Mantenha seu LinkedIn atualizado

Nunca deixe o seu LinkedIn desatualizado, pois isso faz com que nem empresas e nem pessoas consigam encontrá-lo. Caso ocorra de você não atualizar com frequência, o público geral entenderá que a sua marca está defasada e procurará pelas concorrentes.

O LinkedIn é uma rede social que possibilita entrar em contato com diversas pessoas e apresentar todas as informações do seu negócio de maneira simples e prática. Defina quem é o público-alvo a ser atingido, se são donos de empresas, coordenadores de marketing, arquitetos ou designers.

Após a resolução das suas necessidades, agradeça aos novos contatos por aceitarem a sua solicitação. Evite apresentar serviços logo de cara, envie informações atrativas que estejam ligadas com o que vocês trabalham, convide para congressos e procure aumentar os níveis de amizade.

6. Procure oferecer sempre o melhor atendimento

Aprender a como atrair clientes exigirá de você técnicas para oferecer os melhores atendimentos tanto aos seus clientes quanto aos futuros parceiros. Ter uma equipe que saiba como dialogar e tratar com carinho o público-alvo fará muita diferença na conquista de resultados positivos.

Investir em um ótimo atendimento mostrará que a sua empresa não está preocupada com os números, mas com o bem-estar de cada pessoa. Os clientes querem se sentir bem e fazer parte do negócio, assim, quando são bem aceitos e tratados, as chances de retorno são maiores.

Treinar a sua equipe para fazer um trabalho de alta qualidade é essencial na obtenção de ótimos resultados. A marca pode ser chamada para novas parcerias, vai atrair mais clientes e as vendas crescerão em pouco tempo graças aos cuidados no atendimento que a sua empresa tem.

Você pode, inclusive, coletar feedbacks de seus clientes para aprimorar cada vez mais o atendimento prestado e garantir cada vez mais pessoas fidelizadas ao seu negócio.

procure oferecer sempre o melhor atendimento

7. Trabalhe a imagem da sua marca

A questão visual de uma empresa é essencial para ter mais clientes e fazer com que estes leads sejam marcados pela logomarca e estética do site, que deve estar conforme a imagem desejada a ser transmitida às pessoas. Caso destoe muito do proposto, você corre o risco de perder conversões.

Ter esses cuidados possibilita a você atrair mais clientela ao seu negócio, porém, para ter este controle você deve se manter sempre atualizado e adotar estratégias de marketing, como o marketing sensorial que o auxilia a conquistar clientes por meio dos cinco sentidos. Ao melhorar as características, a sua empresa crescerá com facilidade e trará ótimos resultados em vendas ou assinaturas em serviços.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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