Gestão de custos: para que serve e como usar na empresa

Gestão de custos: para que serve e como usar na empresa

Imagine o seguinte cenário: em determinado mês a sua empresa vendeu um valor X, superando as suas expectativas, até aí, parabéns! No entanto, as principais contas como: mão de obra, energia, matéria-prima, entre outros, você se depara com um cenário negativo. Para quem gerencia um negócio, apenas imaginar essa situação já é preocupante.

Se você busca rentabilidade, essa solução é de suma importância em um ambiente comercial. Afinal, manter a organização da parte financeira da empresa é fundamental para que o próprio negócio renda lucros e cresça cada vez mais. 

Se você deseja entender mais sobre a análise e aplicação dessa técnica e até mesmo saber como implementar a gestão na sua empresa, continue a leitura para conhecer as informações essenciais. Boa leitura! 

O que é a gestão de custos? 

Vamos supor que você está planejando fazer uma viagem ao Caribe. Durante o processo, você pesquisa os melhores preços de passagens e hotéis mas deixa passar os gastos extras, como a compra de um protetor solar, chapéu e óculos. 

Nesse caso, ter o conhecimento de todos os gastos, até mesmo os mínimos, é muito necessário para garantir total autonomia sobre o quanto se deve investir. 

O processo é semelhante a quando se vai preparar uma viagem, porém, diferencia-se pelo aspecto de que no seu negócio você vai gerar receita. 

Agora imagine planejar essa tão sonhada viagem sem entender quais são os custos, as companhias aéreas mais vantajosas e os hotéis que saem em conta, com certeza a sua viagem te dará dor de cabeça!

Por isso, se a sua loja ou conveniência ainda não possui um sistema efetivo de gestão de negócios, busque uma solução o quanto antes, dessa forma é possível evitar prejuízos e danos indesejados. 

Como implementar a gestão de custos na minha empresa? 

Agora que você entendeu de forma simples o que é gestão de custos, pode estar se perguntando como conseguirá implementar essa solução no seu negócio. 

Porém, fique tranquilo, pois atualmente, graças a tecnologia de ponta, existem controles gerenciais que atuam efetivamente para que você tenha total autonomia em relação às contas. 

Se você possui uma loja de varejo de pequeno ou médio porte, essa solução é ideal! Isso porque entre os principais controles desse tipo de serviço estão o inventário físico, com integração a coleta e controle de contas a pagar e receber. Além disso, meios gerenciais atuam no controle de despesas e também na hora de emitir a nota fiscal.

Assim, empreendedores que estão iniciando no ramo de negócios ou também aqueles que desejam otimizar o serviço já existente na empresa, contam com a garantia de crescimento. 

A implementação dessa solução também ajudam a evitar a tão temida ruptura de estoques. Conheça mais informações sobre o que é a ruptura de estoque e como evitá-la ao finalizar a leitura deste post! 

Vantagens da gestão de custos 

Ao implementar a gestão de custos no seu negócio você tem muito mais tranquilidade, autonomia em relação aos seus gastos e lucratividade. Além disso, é possível ampliar a competitividade.

Afinal, com a garantia do conhecimento das despesas é possível precificar os produtos e serviços uma compatibilidade maior em relação ao cenário atual. Assim, a competitividade aumenta, pois, dessa forma você enxerga o verdadeiro valor do que você oferta. 

A redução de riscos financeiros também é uma das vantagens, tendo em vista que com a gestão efetiva é possível conhecer todas as dinâmicas relacionadas aos gastos do seu negócio. 

Estando relacionada diretamente com a diminuição de riscos, a redução de gastos ainda é garantida. Saiba mais: 

Ao otimizar a maneira de gerenciar as despesas, o empreendedor obtém insumos necessários para o que a produção necessita, evitando assim, a compra excessiva de materiais. As vantagens de garantir uma boa gestão nesta área não param por aí.

Além do que você viu neste tópico é importante saber que, ao aplicar a gestão de forma efetiva, torna-se possível planejar e realizar ações que melhorem significativamente a oferta dos produtos, fechar parceria com ótimos fornecedores e ainda adquirir matéria prima com mais qualidade. 

Preparado para mudar o cenário da sua empresa? 

Ao compreender o que é gestão de custos, a sua importância e como implantar essa solução no seu negócio, seja de pequeno ou médio porte, você está apto para aproveitar todas as suas vantagens e crescer ainda mais. 

Afinal, bem como o planejamento de uma viagem, preparar e aplicar a gestão de custos afasta todas as surpresas indesejadas. Porém, saiba que há um diferencial: nas empresas esse trabalho é constante. 

Todos os meses o seu negócio tem contas a pagar e geração de lucro, não é mesmo? Por isso, essa solução deve ser feita diariamente para que o seu empreendimento não se perca no caminho. 

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre tudo o que envolve o ramo de negócios, continue nos acompanhando no blog, pois toda semana trazemos um assunto novo e relevante para todos os tipos de empresa.

Além disso, envie este post para seus amigos empreendedores que, assim como você, desejam otimizar a maneira de controlar os gastos e ter ainda mais sucesso. Até breve! 

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário