Marketing de massa: como usar a estratégia no food service?

Marketing de massa: como usar a estratégia no food service?

Acredite se quiser, mas o marketing de massa talvez seja a estratégia que falta para que o seu plano de marketing realmente tenha a plena capacidade de alavancar seu negócio. E não, o nome não quer dizer que ele pode ser aplicado apenas para o ramo alimentício das massas: estamos falando de uma forma de comunicação com o consumidor final!

Se você deseja entender o que é o marketing de massa e como ele pode ser essencial para, inclusive, ajudar na prospecção eficiente de clientes quando seu orçamento empresarial está apertado indicamos a leitura desse artigo!

Se não é culinária italiana, o que é o marketing de massa?

Trata-se, claramente, de uma estratégia do marketing, mas o que difere aqui é que esta possui foco direcionado a impactar o maior número possível de clientes em potencial por meio de campanhas publicitárias.

Novamente, o que interessa aqui é “dar o que falar”, ser notado no meio em que atua, conquistar mais tráfego online e, no caso do segmento alimentício, conquistar mais clientes lotando as mesas ou fazendo pedidos.

No marketing de massa foge-se qualquer tipo de diferenciação entre nicho, persona e até mesmo público-alvo, buscando-se tão somente mais consumidores.

ilustração respondendo à pergunta "o que é marketing de massa?"

Suponha que, agora, você queira inaugurar o seu bar ou restaurante, mas não dispõe de um capital de giro para isso. O que fazer, então, para conquistar novos clientes e entrar na rota de consumo? Apostar numa campanha de marketing ampla é a saída!

Cada dia mais empresas apostam no afunilamento, segmentação e personalização de ações digitais para conquistar e fidelizar clientes, mas no tempo do exemplo trazido acima o mais viável é apostar em uma estratégia que auxilie o negócio a ser notado. Isso porque estamos falando de um novo empreendedor que precisa de clientes antes de tudo.

Como funciona o marketing de massa?

Se a estratégia tem como base a exposição da marca ou do produto — ou em nosso caso, do restaurante, pizzaria ou outro food service — para o maior número de pessoas, então é preciso que sua divulgação seja em todos os cantos e em maior quantidade possível. Ou seja, os meios de comunicação de massa são seus aliados neste momento.

Entendeu o nome da estratégia?! A ideia é que seu food service seja divulgado por meio de redes sociais populares como Facebook e Instagram – porque aumentar seguidores é sempre um trunfo! –, emissoras de TV, outdoors, rádios e outros.

E engana-se quem pensa que a experiência do consumidor não é levada a sério aqui: os anúncios devem chamar a atenção do público, e o campo de alcance normalmente é maior justamente porque a personalização é deixada de lado e assim todos sentem-se tocados pela publicidade.

Principais técnicas do marketing de massa

Apesar desse formato de publicidade ser pautado na generalização de anúncios e campanhas, duas técnicas muito específicas se destacam nessa forma de relacionamento entre empresa e cliente:

1. Abordagem Shotgun

Também conhecida pelo termo “shotgun approach“, essa técnica pode ser explicada por meio da representação da mira de duas armas: o rifle e a própria shotgun, a espingarda.

Enquanto o rifle pode ser definido como o marketing personalizado por ter uma mira de maior precisão, a espingarda não tem nenhum alvo específico.

Optar pelo marketing de massa com ênfase na abordagem shotgun significa que a mensagem a ser transmitida deve ser a mais genérica possível para que mesmos os usuários mais distintos possam ser impactados.

Tanto no rádio, televisão ou em plataformas sociais na internet essa abordagem pode funcionar.

2. Marketing de Guerrilha

Nessa técnica a ideia é chamar a atenção do público, envolvendo-o na mensagem transmitida, seja por meio de emoção, criatividade ou humor. Chocar as pessoas por meio de peças publicitárias impactantes ou inesperadas – ou até alfinetar concorrentes – faz parte dessa ideia.

As ações de marketing de guerrilha vêm normalmente acompanhadas de uma grande exposição a fim de despertar sensações e mexer, de certo forma, com a psicologia do consumidor.

Para quem é indicado o marketing de massa?

Não há contraindicação ao marketing de massa, mas o que se espera é que seja feita uma pesquisa de mercado antes da adoção de ações publicitárias por esse viés.

Por outro lado, é possível destacar que negócios a serem inaugurados ou em crescimento costumam obter resultados positivos desse tipo de estratégia, já que a busca frisa o novo público e a conquista dele. Ademais, em lançamentos de produtos ou pratos novos, por exemplo, é também uma técnica que soma.

Sabe quando o Mc Donalds divulga novos sabores por tempo limitado? Ou promoções em datas especiais? É possível afirmar que estamos diante de um marketing de massa.

Quais as vantagens e desvantagens do marketing de massa?

O marketing é um meio para conseguir o fim de conversão, venda, lucro, conquista de clientes. Então, como qualquer outra estratégia, esta deve ser aplicada da forma correta e levando em conta o seu próprio negócio. Somente com isso em mente é que será possível se beneficiar dos efeitos que o marketing em massa proporciona.

Dentre suas vantagens, podemos destacar:

  • alcançar maiores públicos;
  • investir menos capital na campanha de marketing;
  • promover o fortalecimento da marca

Porém, caso você prefira quantificar os resultados e fidelizar clientes, essa estratégia não é para esse momento de negócio, e essa são suas maiores desvantagens de optar erroneamente por ela.

Para resumir, o marketing de massa tem as seguintes de características:

  • focar em impactar um grande grupo de consumidores;
  • utilizar, para isso, canais de comunicação populares para conquistar clientes;
  • conseguir algum retorno pela estratégia;
  • empresas novas ou que apresentam novos produtos, filiais ou franquias apostam no marketing de massa.

ilustração com as vantagens do marketing de massa expostos no texto

Pelo nosso conteúdo deu para perceber que o marketing de massa é uma estratégia de comunicação entre a empresa e o consumidor quer gerar valor e também algum tipo de resultado a curto prazo, então para se lançar e ganhar uma notoriedade rápida, invista.

Mas, nossa dica também é: para fidelizar esses clientes conquistados pelo marketing de massa já engate em seguida uma estratégia de marketing humanizado no seu food service!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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