É possível afirmar que o maior objetivo de todo empresário é aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros de seu negócio. A maneira mais óbvia e eficiente de fazer isso é com a atração e fidelização dos consumidores.
No post de hoje, a SG Sistemas reuniu 10 ideias para atrair mais clientes para o seu bar. São dicas gerais para colocar em prática independentemente do estilo do seu estabelecimento.
Se você já investe em alguma dessas ações, pode pensar em novas maneiras de desenvolvê-las. Assim, você otimiza seus recursos financeiros e de tempo e pode obter resultados mais rapidamente.
Oferecer lazer, gastronomia e entretenimento é um desafio, pois envolve a experiência e os sentimentos do público – e o mercado competitivo não torna a tarefa mais fácil. A solução é criar diferenciais para se destacar da concorrência, além de fazer o básico bem feito, é claro.
Pense como consumidor: o que te faz escolher um ambiente em relação a tantos outros disponíveis? Ainda mais importante: o que te faz voltar a um local? Confira, a seguir, alguns fatores que você precisa levar em consideração para aumentar o público do seu negócio.
10 dicas para atrair mais clientes ao seu bar
1- Ambiente
O ambiente é responsável por causar o primeiro impacto e oferecer uma visão geral sobre o seu estabelecimento. É um fator pilar do sucesso – ou não – do local e vai muito além do espaço físico: envolve as sensações que você irá despertar nos frequentadores.
O processo de ambientação começa com o planejamento do layout do local, que deve considerar pontos como a distribuição das mesas e cadeiras, a disposição de iluminação e ventilação, as possíveis filas que serão formadas, o conforto dos assentos, entre outros.
A decoração do espaço é parte fundamental na construção do clima que você deseja criar. Um bar esportivo deve ser diferente de um pub com inspiração inglesa, por exemplo, desde a configuração do balcão até os itens nas paredes.
Você também deve decidir se deseja passar uma sensação intimista, com luzes indiretas, ou criar um ambiente de foco, como no caso de um lugar para jogos.
2- Atendimento
Esse, sem dúvidas, é um aspecto que influencia diretamente a percepção do consumidor sobre seu negócio. Afinal, a experiência do cliente está atrelada ao atendimento que ela recebe. É muito importante treinar sua equipe para saber lidar com diversos perfis de clientes e situações inesperadas.
Imagine que você consiga atrair muitas pessoas, mas a experiência delas não seja tão boa. Além de não voltar ao seu bar, elas ainda podem se tornar detratoras da marca. Por outro lado, se a visita for satisfatória, elas podem divulgar organicamente o seu negócio e levar mais gente quando voltarem.
A dica para a sua equipe é ficar sempre atenta às necessidades do público, sem interromper conversas e não deixar faltar bebida! Não deixe que a pressão e os problemas do dia a dia interfiram no humor na hora de falar com os clientes.
3- Promoções
Não tem jeito: as promoções e os descontos são alguns dos principais atrativos em um bar. Além de atrair mais consumidores, isso ajuda a movimentar o estoque. Para não ter prejuízos, basta se planejar bem e testar estratégias para saber o que mais agrada o seu público.
Você pode apostar em um período de promoções no happy hour, oferecer descontos progressivos conforme a quantidade de itens comprados, criar combos que misturem comida e bebida, investir em um cartão fidelidade, entre outros.
Estratégias como sobremesas ou drinks para aniversariantes que levarem amigos podem ajudar a encher a casa. Nesse caso, trabalhe com reservas antecipadas ou deixe sempre um espaço reservado para grandes grupos.
4- Entretenimento
Um bar que pretende se destacar precisa oferecer mais do que qualidade nos produtos e no atendimento; investir em entretenimento pode ser a solução! Veja algumas opções de atrações que podem conquistar mais clientes:
- Show de música ao vivo;
- Karaokê;
- Jogos de tabuleiro ou cartas;
- Jogos de bilhar, como sinuca e pebolim;
- Telão com exibição de competições esportivas, filmes e séries;
É importante lembrar de observar as reações dos clientes nesses casos, para verificar se o volume da música está agradável ou se atrapalha as conversas, por exemplo.
5- Happy hour e datas sazonais
Aproveite o happy hour e as datas comemorativas para ofertar preços especiais, eventos típicos, pratos e drinks temáticos, decoração personalizada, entre outros. Transforme seu bar em um ambiente propício para confraternizações!
É preciso oferecer novidades para que os clientes frequentes continuem se surpreendendo. Algumas datas que podem ser aproveitadas incluem o St. Patrick’s Day, o Carnaval, Dia do Amigo, Dia dos Namorados, finais de grandes competições esportivas e os últimos episódios de séries famosas.
6- Use a tecnologia
É possível utilizar a tecnologia para facilitar o atendimento, simplificar o pagamento, evitar filas, agilizar o preparo de alimentos e muito mais! Um sistema de automatização próprio para bares e restaurantes integrado te ajuda a ter controle sobre todas as operações.
O autoatendimento é uma das novidades de maior impacto: o cliente pode utilizar tablets para olhar os cardápios e enviar seu pedido direto à cozinha. O garçom apenas traria as escolhas e verificaria se está tudo certo.
7- Invista em marketing digital e nas redes sociais
É de conhecimento geral que a sua marca precisa estar na internet para alcançar um público maior. Afinal, de nada adianta diversificar seu serviço e não divulgá-lo corretamente.
Invista em criação de conteúdo na web para criar canais de comunicação com os clientes. A internet precisa ser um espaço onde eles possam dar feedback sobre o estabelecimento – ouça e responda atentamente.
Crie promoções que envolvam o ambiente online, como descontos ou brindes para quem avaliar a página no Google Meu Negócio.
8- Incentive o motorista da rodada
Para ajudar os consumidores a respeitarem a Lei Seca e não perder movimento, aposte em promoções para o motorista da rodada ou faça parcerias com aplicativos de transporte. Além de incentivar bons hábitos, você reforça a ética do empreendimento.
9- Diversifique o cardápio
Como dito anteriormente, é importante ter novidades no cardápio frequentemente, mas também é essencial manter os clássicos, aqueles pratos ou drinks que vendem muito. Dessa forma, você sempre surpreende o cliente, sem mexer no time que está ganhando.
10- Pesquisa de satisfação
Para acompanhar o desempenho das estratégias aplicadas, é imprescindível saber a opinião do consumidor, pois é ele quem deve guiar o seu trabalho. Uma pesquisa de satisfação servirá como termômetro dos resultados.
Não precisa ser nada complicado; basta disponibilizar uma caixa de sugestões no estabelecimento ou enviar um formulário curto online por e-mail ao clientes cadastrados e oferecer descontos a quem respondê-lo.