O que é uma franquia? Conheça as vantagens, os formatos e as taxas

O que é uma franquia? Conheça as vantagens, os formatos e as taxas

As franquias são modelos de negócios bastante consolidados no Brasil e podem ser vantajosas para investidores e empresas que desejam expandir seus negócios.

Entenda como funciona uma franquia, quais são as vantagens e as desvantagens para investir ou oferecer e os principais formatos. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que é uma franquia?

Conhecido como franchising,a franquia é um modelo de negócio que se baseia na concessão de direito de uma marca, patente, produto, conceito ou até serviço pelo franqueador. Assim, o investidor (franqueado) pode replicar esse modelo em outro ponto comercial para exploração de mercado.

As franquias se destacam pela padronização de processos. Ainda, existem alguns tipos de franquia, como a unitária, microfranquia, master e mais. Os modelos variam conforme a relação e objetivos entre franqueador e franqueado.

o que é uma franquia?

Como funciona uma franquia?

Uma franquia funciona baseada na relação entre o dono da marca e o investidor, pois a concessão de direito exige deveres mútuos. O investidor precisa arcar com custos da franquia, além dos valores pagos ao franqueado pelo direito concedido.

Já o franqueador garante suporte aos investidores com questões relacionadas a tarefas operacionais, gestão administrativa, gestão de pessoas e mais. Dessa forma, oferece treinamentos e manuais para que o franqueado conheça os valores da marca e siga seu modelo e qualidade de produtos e serviços prestados.

Existem alguns exemplos bem conhecidos de franquia, como o McDonald’s, O Boticário, Kumon, CNA, Ortobom e Cacau Show. Repare como o padrão das lojas se mantém, assim como os produtos, o tipo de atendimento e o layout dos espaços. Dessa forma, os consumidores que já conhecem e confiam na marca sabem que vão encontrar essa mesma experiência em qualquer franquia que tiverem contato.

Qual a lei que regula as franquias?

No Brasil, as franquias eram reguladas pela Lei nº 8.955/1994 que foi substituída pela Lei nº 13.966/2019. A Lei de Franquia estipula os requisitos necessários para o funcionamento do franchising, como ponto comercial, cobertura jurídica, obrigações trabalhistas e mais.

Vantagens de ter uma franquia

Existem diversas vantagens de ter uma franquia, tanto para o franqueado como para o franqueador.

Para o investidor

A grande vantagem de investir em uma franquia é a marca já consolidada. Os consumidores já conhecem e confiam nesses produtos ou serviços. Ainda, podemos listar:

  • Suporte constante do franqueador para te auxiliar;
  • Você pode empreender em uma área na qual não possui muita experiência;
  • Os fornecedores são homologados pelo franqueador, assim você já possui serviços confiáveis;
  • Não precisa desenvolver produtos ou serviços.
vantagens de ter uma franquia

Para o dono da marca

As vantagens para o franqueador são:

  • Expansão do negócio descentralizando a gestão, já que cada franquia é independente;
  • Disponibilizar franquias oferece menos riscos ao negócio, além de conseguir focar na alta performance na gestão das franquias;
  • Oportunidade de focar somente nas inovações do seu negócio.

Desvantagens da franquia

As franquias também apresentam algumas desvantagens, como a falta de autonomia do franqueado, pois parte das decisões dependem do dono da marca. Além disso, existe o custo inicial para abrir uma franquia, as maiores redes podem exigir altos valores. Para o franqueador, expandir o seu negócio oferecendo franquias exige também um aumento da estrutura de despesas.

Formatos de franquia

As franquias devem seguir determinados padrões da marca, porém podem ter formatos diferentes. Conheça os principais:

  • Loja física: é o modelo tradicional, um ambiente presencial em locais públicos;
  • Quiosque: opção encontrada dentro de shoppings ou galerias. É uma loja menor, geralmente localizada no meio dos corredores;
  • Container: são localizados em espaços públicos, mas são menores do que uma loja física;
  • Home based: opera somente no ambiente digital, não exige espaço físico, como Paper Pão, Nação Verde, IP School e mais.

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O que considerar antes de abrir uma franquia?

Para adquirir uma franquia, é preciso analisar as oportunidades e o mercado financeiro, habilitações exigidas, além de considerar todas as taxas e os custos iniciais. Também, existe um processo seletivo para franqueados, ou seja, não são todas as pessoas que desejam abrir uma franquia que terá o direito concedido.

Pesquise as franquias e veja as que fazem sentido para você, os valores para adquirir o direito de uso também são bem variados. Após fazer a sua escolha, verifique a saúde financeira da marca e converse com outros franqueados para saber como é a experiência e o suporte oferecido pelo franqueador.

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Taxas e investimentos de uma franquia

Para se abrir uma franquia, existem alguns custos iniciais, além dos recorrentes. Veja quais são as principais taxas e investimentos:

Investimento inicial

O valor do investimento inicial, geralmente, já é informado pelo franqueador. Entretanto, isso não significa que esse dinheiro será depositado para franqueado. O valoré apresentado para saber se o investidor terá o suficiente para custear todos os gastos com aluguel, compra de estoque, aquisição de maquinário e mais.

Capital de giro

Todos os empreendimentos precisam de capital de giro. Esse valor é necessário para o funcionamento da empresa, como pagamento de salários, contas, impostos e regime tributários, troco e despesas cotidianas.

Taxa de franquia

Essa taxa é utilizada para comprar os direitos de uso da marca. Quanto mais conhecida a empresa, maior a taxa de franquia.

Taxa de royalties

Não são todas as marcas que cobram a taxa de royalties. Essa taxa é uma porcentagem das vendas do franqueado que devem ser pagos ao franqueador.

Taxa de instalação

A taxa de instalação é utilizada para a franquia começar a operar, costuma cobrir a implementação e os suportes iniciais. Algumas empresas podem descontar ou abater essa taxa para atrair novos investidores.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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