Estratégias de redução de custo na empresa: otimizando seu capital

Estratégias de redução de custo na empresa: otimizando seu capital

A maneira mais inteligente de criar mais caixa para investimentos é otimizando a alocação de recursos ao corrigir erros e desperdícios de diferentes setores. A chave é adotar diferentes estratégias de redução de custos na empresa para garantir um controle dinâmico que ofereça experiência em gestão e economia para o empreendimento. Veja como:

Como reduzir gastos em sua empresa

Uma das principais metas que toda empresa persegue é otimizar custos e diminuir gastos. Esse luta coloca os gestores em constante investigação e discussão sobre cada aspecto do dia a dia da organização, recalculando as rotas orçamentárias e redesenhando suas estratégias de redução de custos na empresa.

Essa busca representa um aspecto natural da gestão de qualquer negócio que está ganhando maturidade, então não se assuste com essa urgência, ela faz parte da estruturação e, acredite, quanto mais cedo essa cultura de otimizar custos for implementada, mais eficiente e menos dolorosos serão os cortes no futuro. Abaixo, nossas dicas para começá-la hoje mesmo.

Revise constantemente seus orçamentos

A equipe orçamentária sabe a responsabilidade que carrega e não pode perder a serenidade quando determinadas metas não são executadas no prazo. É importante estar sempre vigilante com as análises setoriais para entender qual a esfera de determinado problema.

Muitas vezes os gestores financeiros precisam usar a prerrogativa de ponderar as expectativas de setores como os de venda e marketing, mas antes de tudo é importante revisar quais são os gastos correntes e operacionais desde a base da pirâmide corporativa.

Muitas vezes os planos orçamentários podem encontrar margem em setores que talvez nem tivessem sido explorados antes, poupando áreas que têm papel estratégico na alavancagem da marca e suas vendas.

Empregue um sistema ERP

Os sistemas de gestão integrada, mundialmente conhecidos como sistemas ERP são verdadeiras obras da computação gerencial. Esse tipo de programa é capaz de integrar maior parte das atividades empresariais, registrando cada atividade e criando dados que podem ser interpretados em diferentes situações e propósitos.

Com um ERP é possível entender desde a entrada e cadastro de itens até seu armazenamento, movimentações, venda, faturamento e margens.

Além de funcionar para o setor produtivo e operacional, funciona ao trazer informações vitais para os gestores visualizarem os procedimentos em busca de erros, desperdícios e perdas de janelas de oportunidade que poderiam ser projetadas entre os procedimentos do dia a dia.

Mais do que isso, o ERP pode facilitar em muito a vida do setor financeiro e contábil, já que geram dados sólidos para auxiliar a tomada de decisões e o SPED fiscal.

Por ser um sistema escalável, ele pode incorporar uma série de outros recursos, como terminais TEF, balanças, sensores e muitos outros, além de se integrarem a e-commerces, gateways de pagamento e sistemas de contabilidade digital. Assim, reduzindo muitas vezes a necessidade de mão de obra e otimizando processos – em outras palavras, reduzindo custos!

O controle e a capacidade de otimizar e organizar processos facilita a criação de uma cultura processual em todos os setores, o que diminui erros, aumenta a experiência, a margem de manobra para transformar procedimentos no ambiente e também cria oportunidades para automatizar tarefas, diminuindo a redundância de alguns serviços e oferecendo mais autonomia aos colaboradores.

Abrace a transformação digital

Além do sistema ERP, diversos outros serviços e procedimentos podem ser migrados para o ambiente digital ou encontrar nele importantes ferramentas graças à transformação digital que mudou os rumos do mercado.

A computação em nuvem é uma enorme oportunidade para encontrar diversas estratégias de diminuição de custos em empresas através da criação massiva de dados e, mais do que isso, é possível contar com a inteligência digital e o espaço virtualmente infinito da nuvem para armazenar importantes documentos. Se quiser entendê-la com mais profundidade, confira o post: Entenda o Cloud Computing e seu impacto no mercado.

A digitalização de documentos e sua gestão digital também é um dos processos que pode diminuir consideravelmente custos com espaço físico, papel, tinta, energia e diligências para entregar documentações.

Se agregado à assinatura digital, os custos com motoboy, Correios e cartório caem ainda mais radicalmente e ainda expandem as fronteiras de sua empresa, além de conferir mais agilidade na confecção e validação de documentos.

Conheça diferentes táticas para inventário e estoque

O espaço físico tem um preço cada vez maior nos custos correntes das empresas, e o estoque acaba sendo um dos principais responsáveis em empresas que precisam estocar material e produtos para venda.

Esse processo deve ser otimizado de acordo com as diferentes demandas e fluxo de trabalho da equipe. É possível condicionar tanto o estoque ao fluxo da equipe quanto o contrário, o importante é entender qual setor possui mais otimizações a serem consideradas.

Estude os diferentes tipos de configuração de estoque, como o estoque mínimo, que diminui o volume do estoque através de seu controle rigoroso associado a táticas de manejo do inventário, como o inventário rotativo. Cada tipo de estoque encontra uma estrutura oportuna de ser inventariada. Encontre a que mais faz o perfil do momento atual de sua estrutura.

Não tenha medo de testar e recalcular as rotas rumo às metas de sua empresa, a SG Sistemas oferece uma série de ferramentas para você otimizar os processos e conhecer cada dia mais os pontos fortes e correções a realizar. Aqui em nosso blog você fica por dentro de dicas e tendências sobre o mundo do empreendedorismo, basta assinar nossa newsletter!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário