O que é essa nova tendência de supermercados gourmet?

O que é essa nova tendência de supermercados gourmet?

Supermercado Gourmet, uma nova tendência!

Uma nova tendência chegou para invadir o mercado e modificar mais uma vez o modo de consumir do brasileiro, estamos falando dos supermercados gourmet. O conceito é relativamente novo, apesar do pouco tempo, já tem caído no gosto dos consumidores e atraído muito público.

Isso se dá pelo fato de que as pessoas estão sempre em busca de novidades, quando uma inovação surge, todos desejam conhecer! Mas o que é essa nova tendência de fato? O que diferencia um supermercado gourmet de um supermercado tradicional? Vamos esclarecer essas dúvidas para você!

 

O que é essa nova tendência de supermercados gourmet?

O conceito de supermercado gourmet veio do processo de “gourmetização” nos últimos tempos. As pessoas, cansadas de apresentarem e consumirem sempre o tradicional, lançaram algumas ideias que fizeram surgir os primeiros modelos de serviços de alimentação especiais, como os restaurantes, hamburguerias e sorveterias gourmet, que invadiram as cidades recentemente.

Depois disso, a essência “gourmet”, que tem o objetivo de romper com a apresentação tradicional dos pratos, se estendeu para diversas áreas de vendas e consumos de produtos. E os supermercados não poderiam ficar de fora dessa!

A gourmetização já chegou! Por isso, diversos estabelecimentos modernos oferecem serviços e itens diferenciados, com uma cara também totalmente inovada. A ideia é que o supermercado disponibilize produtos distintos, ou seja, produtos especiais, que são mais difíceis de encontrar em supermercados comuns. Geralmente são mercadorias importadas. Por essa razão, o supermercadista que pretende levar o seu negócio para a área gourmet deve pensar nessas questões.

padaria no supermercado

Como aproveitar a onda e transformar o meu supermercado em gourmet?

E para os supermercados que já estão consolidados no mercado, mas ainda assim desejam lucrar com essa nova tendência de supermercados gourmet, como aproveitá-la?

Atualizar-se e seguir as tendências é uma obrigação para todos os empresários que almejam crescer e se manter relevante no cenário que está inserido, portanto, o supermercadista pode pensar em algumas estratégias para fazer parte desse novo conceito.

Para aproveitar a inovação, atrair mais clientes e aumentar o lucro do estabelecimento, ofereça um espaço gourmet dentro da sua loja. É possível reestruturar alguma ala para elaborar uma área diferenciada e moderna. Trata-se de um investimento em um espaço para alavancar a venda de produtos diferenciados e chamar a atenção do consumidor que os procura.

Se você estiver estudando a hipótese de inaugurar uma nova loja da sua rede de supermercados, vale a pena também refletir e considerar a abertura de uma nova loja gourmet, trazendo inovação para a sua marca e adentrando de vez a esse novo conceito de mercado.

Aposte em produtos especiais!

Conforme já mencionamos, para criar um espaço gourmet é necessário oferecer produtos que não são facilmente encontrados em qualquer supermercado. Estamos falando de produtos novos, importados e com embalagens bonitas e chamativas.

Outra maneira para disponibilizar itens diferenciados, é apostar em produção própria. O supermercadista tem a opção de ofertar alimentos de confeitaria, osteria, rotisseria e afins. Além de poder construir uma praça de alimentação dentro do estabelecimento para que as pessoas possam consumi-los ali mesmo. A alternativa é capaz de render lucros satisfatórios, já que muitas pessoas costumam parar para lanchar durante as compras.

Outra seção propicia para ganhar atenção, pensando em um supermercado gourmet, é a sessão de hortifrúti, em que é possível oferecer frutas, leguminosas e verduras orgânicas e frescas que enchem os olhos de quem está comprando.

Além disso, pode-se colocar entre as opções de produtos aquelas frutas, legumes e verduras mais raras, que não são muito comuns em lojas tradicionais, para atrair e incentivar os consumidores a terem uma alimentação saudável e diferenciada.

produtos gourmet
A SG Sistemas busca manter o leitor sempre atualizado nas novidades para supermercados, portanto, se você trabalha nesse ramo fique sempre de olho no nosso blog para conferir as melhores matérias sobre o universo dos supermercadistas e como a SG pode te ajudar a implementar as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário