A Teoria Comportamental da Administração se trata de uma reunião de conceitos com o objetivo de compreender os comportamentos dos colaboradores e, desse modo, proporcionar um ótimo gerenciamento deles.
Essa ideia se originou por volta de 1940 e teve como principal colaborador Herbert Alexander Simon, que criticou as antigas teorias administrativas e acrescentou como ponto essencial as relações humanas.
Compreender a Teoria, por sua vez, pode ser um fator decisivo para melhorar a qualidade do clima empresarial na sua companhia. Além disso, há maiores possibilidades de diminuir os erros cometidos no setor administrativo, auxiliando bastante no aprimoramento de processos da empresa, entenda!
Princípios fundamentais da Teoria Comportamental
O foco no entendimento das relações humanas, juntamente com a preocupação com o processo de trabalho e compreensão do que motiva os colaboradores são as características fundamentais da Teoria Comportamental da Administração. Tudo isso permite que a empresa compreenda como lidar com seus colaboradores e a maneira de fazê-los cooperar para o crescimento tanto do negócio como de sua qualidade profissional.
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Também é válido ressaltar fatores fundamentais para compreender o que faz o colaborador exercer bem a sua função. Para isso, é preciso explorar as maneiras de motivar a equipe, ponto que pode ser obtido com uma boa liderança e comunicação — sendo essas responsáveis por transmitir as mensagens desejadas de uma maneira que incentive os profissionais a agirem com constância e qualidade.
Com todos esses conceitos, podemos entender essa Teoria como uma expansão das teorias antigas para a inclusão de como as relações humanas interferem na parte profissional. Dessa forma, cabe à empresa detectar esses padrões para uso posterior em seus processos.
Aplicações práticas na gestão moderna
A aplicação dos princípios da Teoria Comportamental da Administração se inicia com o entendimento de quais são as necessidades básicas dos colaboradores do negócio. Junto a isso, também é preciso compreender o cenário em que a empresa se encontra e seus objetivos, a fim de mapear quais são as características de funcionários que ela precisa.
Suponha que sua empresa esteja em um momento no qual ela precisa crescer bastante a quantidade de negociações. Para isso, ela precisará que toda a equipe de colaboradores esteja unida, principalmente os setores de marketing, com a ideia de potencializar a qualidade das abordagens. Neste ponto, essa Teoria mapeia os comportamentos do time, para auxiliar os gestores a formar um local mais unido.
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Assim, ter o auxílio do que a SG Sistemas oferece para o seu empreendimento é uma ótima saída. Com toda a nossa experiência durante anos nos vários setores do mercado, podemos oferecer o suporte necessário em nossos sistemas, para que seu negócio possa aproveitar a otimização proporcionada pela automação comercial com segurança e a eficiência necessária.
Benefícios para a organização e funcionários
Proporcionar um ótimo gerenciamento das pessoas presentes no negócio é um dos principais benefícios da Teoria Comportamental da Administração. Esse fator ocorre pelo fato de a abordagem buscar compreender o comportamento dos colaboradores presentes, facilitando bastante o conhecimento de como os processos devem ser realizados.
A redução de erros operacionais e a maior facilidade para a realização de processos são outros benefícios que merecem destaque devido ao papel que desempenham na melhora do negócio. Com esses benefícios, há maiores chances da companhia conseguir aprimorar a qualidade do que é feito e, ao mesmo tempo, incentivar boas relações no ambiente de trabalho.
Estudos de caso e exemplos reais
A Coca-Cola é um dos principais exemplos de aplicação da Teoria Comportamental da Administração com sucesso. Por conta de seu tamanho, a empresa precisou desenvolver maneiras de compreender as características de seus colaboradores para alinhá-las com os objetivos e necessidades da companhia.
Também é válido destacar o Google, que reforça a importância da criação de um local no qual os funcionários possam debater ideias — ponto fundamental para a Teoria. Por meio dela, a empresa consegue formular maneiras de fazer os funcionários atuarem unidos e dentro dos valores estabelecidos pela empresa.
Os resultados coletados em ambos os casos foram a melhoria da produtividade dos profissionais, devido ao maior nível de união e organização dos processos que precisam ser realizados. Com isso, as empresas que implementam esse processo corretamente podem obter resultados melhores nas operações e, consequentemente, oferecerem mais qualidade no que fazem.
Tendências futuras na Administração Comportamental
Auxiliar os profissionais a desenvolverem soluções de forma mais ativa é uma das tendências que a Teoria da Administração Comportamental busca compreender e utilizar. Assim, formam-se profissionais independentes, engajados e dispostos a contribuir com as situações do negócio (mesmo que elas sejam muito difíceis).
Investigar como acelerar o aprendizado dos profissionais e incentivá-los a exercitar uma comunicação transparente também são pontos que essa Teoria precisará estudar muito. Caso esses sejam analisados cuidadosamente, pode-se proporcionar uma transmissão de informações mais precisa e melhorar muito a quantidade de tarefas que os colaboradores podem fazer devido aos seus aprendizados.
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O uso de tecnologias bastante adequadas também é outra tendência que auxilia uma boa aplicação da Teoria devido à maior quantidade de tarefas que se pode fazer com qualidade e agilidade. Isso, por consequência, tende a proporcionar maior sentimento de tranquilidade e motivação para os colaboradores, ajudando no mapeamento dos comportamentos para a formação de um melhor clima na empresa.
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