Ações sustentáveis deixaram de ser uma opção e, atualmente, são uma necessidade para reduzir ao máximo os impactos ambientais no planeta. Além de minimizar a exploração dos recursos naturais, o mercado varejista que deseja acompanhar o comportamento de consumo precisa se adaptar a essas medidas.
Para te ajudar nessa jornada, selecionamos 7 ações que você pode adotar para implementar e manter a sustentabilidade no varejo. Se deseja saber como, confira o conteúdo abaixo e tenha uma boa leitura.
O que é sustentabilidade e qual a sua importância?
A sustentabilidade visa equilibrar a exploração e a preservação dos recursos naturais do planeta para que as próximas gerações possam continuar vivendo com qualidade de vida, afinal, esses recursos não são infinitos. Dessa forma, existem ações de desenvolvimento socioeconômico, político e cultural que podemos adotar para preservar o meio ambiente e combater os efeitos das mudanças climáticas.
E a sustentabilidade no varejo?
A sustentabilidade no varejo pode ser aplicada de diversas formas e cada vez mais vem sendo adotada pelas empresas. Os resultados dessas ações são positivas, pois além de reduzir os impactos negativos no meio ambiente, aumentam o bem-estar dos funcionários e atraem clientes mais conscientes.
Outra característica importante a ser considerada é o comportamento do consumidor, que está mais exigente com o posicionamento das empresas. Ele evita consumir produtos e serviços de organizações que não se importam com a sustentabilidade, isso porque os varejistas consomem esses recursos em uma escala muito maior do que a população.
Confira também: Segurança alimentar em supermercados: o que é, riscos, legislação
Como implementar a sustentabilidade no varejo?
Existem várias ações sustentáveis no varejo que você pode implementar, assim, a longo prazo você vai notar uma redução de custos e conquistar clientes mais engajados. Confira as principais práticas que você pode aplicar.
1. Reduza o desperdício
Nos supermercados, adote ações que reduzam o desperdício, como trocar as embalagens de plástico e isopor por outras que sejam sustentáveis, incentivar o uso de ecobag e recipientes recicláveis e biodegradáveis. Além disso, tenha um controle de estoque eficiente para eliminar a possibilidade de os produtos estragarem ou passarem da data de validade, reduzindo o desperdício de alimentos.
2. Promova a reciclagem
Separar o lixo da forma correta viabiliza a reciclagem e o descarte preciso dos componentes que podem prejudicar o meio ambiente, como as pilhas. Além disso, seja um promotor da reciclagem e disponibilize um espaço no supermercado para a conscientização e a coleta de materiais recicláveis, como plástico, garrafa PET, pilhas, óleo de cozinha e papel.
Essas ações demonstram compromisso com a preservação dos recursos naturais do planeta, além de agregar valor à sua marca, que pode se tornar uma referência em sustentabilidade.
3. Evite o uso de papel
Atualmente, muitas empresas produtoras de papel utilizam matérias-primas obtidas de árvores e plantas de reflorestamento ou de papel reciclado. No entanto, o uso de papéis gera muito lixo, e ele pode ser substituído pela tecnologia no varejo. Para isso, ofereça recibos e notas fiscais na forma digital, seja por e-mail ou aplicativo que o seu cliente pode acessar pelo celular.
4. Utilize fontes de energia renováveis
Uma das maiores tendências da sustentabilidade nas empresas varejistas é o uso de fontes renováveis, como a energia solar. Dessa forma, as placas solares conseguem gerar energia limpa para o supermercado, reduzindo a emissão de carbono, que causa o efeito estufa. Além disso, a vantagem de investir em um sistema de energia solar é a economia de gastos com a conta de energia.
5. Faça parcerias com fornecedores eco-friendly
Além de aplicar ações sustentáveis no seu negócio, prefira parceiros e fornecedores comerciais que compartilham dessa mesma visão ambiental. Assim, você aumenta o impacto em toda a logística de suprimentos e também nos seus clientes, que reconhecem a preocupação da sua marca com a sustentabilidade.
6. Seja transparente nas ações sustentáveis
Pessoas conscientes que preferem consumir produtos e serviços de marcas que contam com essas diretivas são mais engajadas e exigentes. Por isso, manter a transparência das ações sustentáveis e seus esforços para otimizá-las é uma das formas de aumentar suas vendas ao mesmo tempo que ajuda na preservação do planeta.
No entanto, esses clientes pesquisam profundamente para saber se essas ações são reais, caso encontrem mentiras e irregularidades, além de não comprar mais no seu supermercado, fazem propaganda negativa para prejudicar o seu negócio.
7. Use a tecnologia como aliada na sustentabilidade
Um dos maiores aliados que você pode ter na sua empresa para ser mais sustentável é utilizar a tecnologia a seu favor, como um bom sistema para lojas de varejo. Com esse software, você pode fazer a gestão completa do supermercado e implementá-lo em todos os setores, seja na frente de caixa, nas compras, na contabilidade, no estoque, no comercial e até nas filiais.
Assim, você consegue ter uma visão geral de tudo o que acontece no seu negócio, além de reduzir o uso de papel para emitir documentos fiscais e folhetos com as promoções, afinal, esses arquivos podem ser armazenados e enviados de forma virtual. Utilizar a tecnologia também reduz erros manuais e automatiza diversas etapas do seu negócio, evitando retrabalhos e desperdícios.
Agora que você entendeu a importância da sustentabilidade no varejo e as ações que pode implementar no seu negócio, aproveite para aprender como aumentar suas vendas com 10 dicas práticas. Até lá!