Qual o melhor software de automação comercial?

Qual o melhor software de automação comercial?

A automação comercial é a utilização de ferramentas específicas para que haja um melhoramento nos processos diários de um negócio, sejam eles operacionais ou gerenciais.

Esses processos, que são a base para cada atividade de qualquer estabelecimento, geram um enorme número de dados, que dificultam a produtividade da empresa se não forem muito bem trabalhados.

E é aí que entra a automação comercial: devido à importância dos procedimentos diários e a dificuldade de manter as atividades otimizadas, ela é muito importante para os varejistas, pois fica responsável por otimizar os processamentos de rotina, com estratégias que aumentam a produtividade e, consequentemente, os resultados da empresa.

Então, se você é comerciante e não sabe exatamente o que é automação comercial e como funciona, acompanhe a leitura!

Aqui, você vai descobrir tudo sobre o assunto: além de conceituar e compreender seu funcionamento, vai entender quais são as vantagens e por que pode ser tão útil em sua empresa. E claro, vamos citar qual o melhor software de automação para o seu negócio. Confira!

O que é automação comercial?

De modo geral, a definição de automação comercial é bem simples: trata-se da utilização de métodos e ferramentas tecnológicas para mecanizar e agilizar processos comerciais, com o objetivo de alcançar máxima eficiência no desempenho no negócio e facilitar os processamentos do dia a dia de uma empresa.

A automatização comercial de um estabelecimento consiste na adoção de soluções (softwares) e equipamentos (hardware) para automatizar e dar suporte a sistemas operacionais pela facilidade com que conseguem coletar e gerar dados, simplificando a análise da ação como um todo.

Assim, ela se configura como uma forma importante para evitar que os processos necessitem ser executados manualmente, e que abra espaço para falhas e demora na execução deles.

Portanto, pode-se entender que esse método busca padronizar, mecanizar, otimizar e agilizar as atividades rotineiras para a gestão.

E mais: a automação reduz a mão de obra e despesas, evitando possíveis erros, como cálculo, emissão de nota fiscal, quantidades em geral e muito mais. Isso melhora não só o trabalho dos funcionários, como o atendimento aos clientes.

Veja, a seguir, quais os principais processos que são melhorados ao adotar a automação comercial em seu negócio:

Quais processos são otimizados com a automação comercial

quais processos são otimizados com a automação comercial

1) Controle de inventário:

É essencial que o lojista tenha um controle efetivo sobre a situação de seu estoque, pois é nele que se encontra seu patrimônio, seu investimento. Manter o controle do inventário faz com que o varejista reduza prejuízos e consequentes perdas de mercadorias que causam um impacto significativo nos resultados.

Por isso, a automação se apresenta como solução: com ela, dá para fazer o inventário com eficiência, agilidade e segurança, poupando tempo e aumentando o critério. A mecanização garante menos falhas e melhorias no processo como um todo.

2) Controle financeiro:

Manter o controle financeiro de uma loja é fundamental, mas nada fácil: registrar movimentações, analisar o que tem a receber, a pagar, gerenciar as contas, tudo isso demanda tempo, esforço e muito rigor.

Com a automação, esse tipo de controle se torna mais fácil e eficiente, sem a necessidade de mão de obra.

3) Controle de estoque:

Outro aspecto no qual a automação comercial implica diretamente e com muita eficiência, é no controle de estoque.

Se você é varejista, sabe que manter esse tipo de domínio é um dos maiores desafios do lojista, especialmente se houver uma grande rotatividade de produtos no almoxarifado.

Se esse é o seu caso, a melhor solução para você é um sistema de gestão, porque ele é capaz de controlar as movimentações de entrada, saída, devolução e transferência. Ou seja, um software que controle o sistema de gestão é a solução para que o estoque esteja sempre atualizado e, assim, sejam evitados problemas como perdas, rupturas, expiração de prazo de validade e outros.

4) Melhoria na emissão de documento fiscal:

Atentemo-nos ao consumidor final. Com a automação, você garante um atendimento ao cliente mais ágil, rápido e eficiente, com a emissão do documento fiscal, emitido pelo ECF, SAT ou NFC-e.

Assim, a melhoria se encontra em outros processos, como fechamento de caixa, controle de vendas por dinheiro, cartão de crédito ou de débito e até mesmo do controle de entrada e saída de mercadorias.

Ficou claro que vale muito a pena adotar um software de automação para seu comércio, não é mesmo? Entenda mais a seguir!

O que é um software de automação comercial?

Agora que vimos como funciona a automação comercial e quais suas principais vantagens, você deve estar se perguntando como adotar as ferramentas necessárias para melhorar seu comércio.

Para isso, aposte em um bom software de automação comercial.

O software consiste em um sistema ou solução, que integra os processos essenciais em uma empresa e gera informações fundamentais para que um negócio tenha seu gerenciamento interno eficiente e crescimento garantido, impulsionando e otimizando os procedimentos em qualquer contexto, seja ele virtual ou não.

Qual o melhor software para automação comercial, a final?

Se você está buscando um sistema de qualidade para automatizar seu comércio, a SG Sistemas oferece soluções em software para automatização comercial de supermercados, distribuidoras, restaurantes, lanchonetes e muito mais.

E sabe o que é melhor? Elas podem ser executadas nos sistemas operacionais Windows e Linux, além de ter integração com internet e Android para smartphones e tablets.

Portanto, confira nosso site e conheça as melhores soluções em automação comercial para o seu negócio – você vai sentir a diferença no resultado final!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário