O que é PDV (Ponto de Venda)? 4 dicas para montar o seu!

O que é PDV (Ponto de Venda)? 4 dicas para montar o seu!

Se você está começando ou querendo investir no seu negócio, entender o que é PDV pode ser um bom ponto de partida, afinal estar por dentro sobre as melhores estratégias do mercado é um grande diferencial que pode te colocar a frente dos seus competidores. Assim, planejar estrategicamente um PDV, ou como também é conhecido, um Ponto de Vendas, trará um grande impacto positivo para o seu comércio.

O cenário atual pede que sejamos criativos em relação aos espaços que os nossos clientes terão acesso na hora de conhecer os nossos produtos. Isso vale para as suas plataformas digitais e para os espaços físicos. Certificar-se de que a experiência do seu cliente seja boa é fundamental para que ter certeza de que comprar seja o foco.

Ademais, todos esses fatores aliados às soluções tecnológicas cuidadosamente desenvolvidas especificamente para a sua área de atuação farão com que o seu empreendimento converta muitas vendas e marque as memórias de todos os seus clientes aumentando, também, a sua fidelidade.

E para se manter atualizado no assunto, acompanhe o nosso post sobre como se preparar e montar o seu Ponto de Vendas conforme as melhores diretrizes para o seu público. Confira abaixo as dicas que preparamos.

Conceituação rápida sobre o que é um PDV

O que é um ponto de vendas?

A definição desse termo é simples, mas carregada de significado. Segundo especialistas, o PDV é uma localização onde o seu principal objetivo é disponibilizar os seus produtos para as pessoas que precisam ou querem comprá-los. Tipo uma vitrine, sabe?

A importância de ter um PDV

O Ponto de Vendas é uma parte essencial do seu trabalho e, é tão relevante quanto a qualidade dos seus produtos. Por conta do desenvolvimento dessa área, os profissionais do Marketing acabaram por cunhar esse termo para tratar desse ambiente tão conhecido da nossa rotina

Eles sabem que diversas particularidades devem ser considerados para ser alcançado o sucesso comercial por meio do PDV, então analisar cada particularidade que contribui ou não para o alavancamento da sua empresa é primordial.

Mas como colocar a mão na massa e implementar as mudanças corretas nesse espaço? Temos direcionamentos!

Arte com a chamada para leitura das dicas na linha abaixo

Dicas para montar o seu ponto de vendas

Acompanhe as nossas dicas sobre como montar ou melhorar essa estrutura do seu negócio e sair na frente dos seus competidores.

1. Trace um perfil do seu consumidor

Saber quem é a pessoa que compra os seus produtos é uma das primeiras medidas que devemos adotar ao abrirmos um negócio. Isso porque ao sabermos para quem vendemos, temos chances muito maiores de produzir e disponibilizar aquilo que os nossos clientes precisam. Tal conhecimento nos dá o poder de traçar estratégias que contemplem as dores e angústias dos nossos compradores.

Estar por dentro de tudo isso também assegura a possibilidade de aumentar as suas conversões, pois quando apresentamos ambientes otimizados para a melhor experiência. E isso faz toda a diferença no final do mês. No caso de supermercados, por exemplo, estar em uma via movimentada é a melhor alternativa, já que é um nicho comercial que todo mundo acessa.

2. Invista em um espaço adequado

A análise prévia do seu consumidor é parte fundamental da escolha correta da localização mais adequada. Isso porque não basta simplesmente se instalar nos grandes centros devido à grande circulação de pessoas.

O nicho do qual a sua empresa pertence pesa grandemente no momento de se estabelecer em algum lugar. Se o que você oferece são serviços e produtos comprados sem muita deliberação, em atos impulsivos, pode ser uma boa alternativa permanecer em lugares com muitas pessoas. Mas, caso a sua loja seja especializada em algum serviço, um local mais longe da bagunça será mais produtivo.

Nesse mesmo tópico, vale ressaltar que a infraestrutura deve ser pensada e otimizada para melhor atender as pessoas, como as entradas (precisam ser acessíveis a todos), as cores e a decoração, os displays e tudo mais. Considere estudar sobre o impacto dos hot points no seu comércio, afinal eles fazem a diferença na exposição mais atrativa dos itens e serviços.

Uma boa prática disso é posicionar os produtos com menor saída ou com os preços mais altos em lugares de destaque da gôndola. Tais detalhes contribuem grandemente para a costumer experience e criando um momento muito agradável para seus clientes.

3. Proporcione treinamentos aos seus funcionários

De nada adianta fazer grandes investimentos se o seu capital humano não está preparado para performar suas funções da melhor maneira possível. Pois, é um fato estabelecido que um bom atendimento garante a volta do seu cliente, mas um mau atendimento faz com que você perca vendas, não só pontuais, mas também quaisquer outras futuras que perpassem esse indivíduo.

Outro aspecto sobre os funcionários, propicie um bom ambiente de trabalho com transparência e reconhecimento das boas práticas, estruture um bom fluxo de trabalho para seus colaboradores. Evidentemente, todo mundo quer ser reconhecido e valorizado por seus esforços. Sua atenção irá gerar uma equipe motivada e muito mais envolvida com os processos internos, além de resultar em um impacto super positivo nas vendas.

4. Tire proveito do melhor da tecnologia contemporânea

Para completar os seus investimentos e ter um ponto de vendas completo e o mais voltado possível às boas práticas, a tecnologia não pode ficar de fora. Automatizar os passos dentro de um processo auxiliam não só na velocidade de conversão das tarefas, garante que tudo seja feito com exatidão e confiabilidade indiscutíveis. Procure por sistemas voltados ao tipo do seu negócio para que a sua empresa possa tirar proveito das melhores funções e habilidades de um sistema personalizado.

Para isso, pesquise por lugares comprometidos com o bom funcionamento dos sistemas e softwares necessários que tanto facilitam o controle e cuidado das ações dentro de um empreendimento. Um bom exemplo disso é o Self CheckOut presente em alguns supermercados atualmente, que além de facilitar o dia a dia da empresa, agrega na experiência do cliente.

E agora que você teve acesso às nossas dicas, aplique esses conceitos e veja suas vendas subirem organicamente como resultado dessas melhorias aplicadas. Aproveite e conheça mais sobre o nosso blog e navegue pelo nosso site e confira tudo o que nós da SG Sistemas temos para te proporcionar em softwares construídos pensando nas necessidades do seu negócio.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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