Ao abrir uma empresa, nós precisamos manter todo o controle do estoque dos insumos e matérias-primas dos produtos que planejamos vender. Dessa forma, é importante que a entrega desses materiais seja feita de maneira correta para não haver carência e necessidade.
Assim, ter em mente que esse fator é importante para a sua empresa, é determinante para que todo o processo de abastecimento fique bem estruturado. Para empresas que demandam de um alto abastecimento, contar com uma boa logística de suprimentos pode fazer total diferença. Isso se deve pelo fato de que caso ocorram imprevistos, a empresa consegue pensar em formas de amenizar o prejuízo e não atrasar toda sua produção.
Mas como funciona exatamente uma logística de suprimentos? Ou melhor, o que é exatamente esse ramo da logística? A SG Sistemas preparou para você, empreendedor, este post com as informações necessárias e os benefícios que ter uma boa produção de logística de suprimentos pode trazer ao seu negócio.
O que é logística de suprimentos?
Você já deve ter percebido que, sim, contar com uma boa logística de suprimentos é importante para o seu negócio, mas do que se trata tudo isso? Ela é um ramo da logística que tem como o planejamento, controle de um fluxo de movimentação, implantações e a armazenagem de matérias-primas e insumos. Ou seja, tem por objetivo garantir os materiais necessários para uma produção, em que a integridade do produto final não seja afetada e entregue no prazo estipulado.
Algumas empresas fazem o uso de algumas estratégias que podem facilitar no processo. Por exemplo, o Just In Time. Essa estratégia consiste em entregar o material certo, na quantidade certa e no tempo certo. Uma forma de fazer a logística apenas quando existe a demanda. É muito comum para empresas que fazem o pedido para só assim começar a produção.
Como funciona uma logística de suprimentos?
Esse método é aplicado em quase todo o meio logístico. E por isso, a logística de suprimentos pode ser dividida em três etapas:
- Entrada: Aqui o processo de entrada é da matéria-prima na empresa. Logo após a chegada, é feito o estoque no almoxarifado ou em qualquer outro local de armazenamento.
- Processo da mercadoria: A matéria-prima entra em processo de transformação para o aspecto de produto e então é comercializada.
- Consumidor: O produto chega ao cliente e é quando a empresa recebe o feedback sobre a mercadoria.
Pode parecer desnecessário dar importância a esse processo, mas é o que faz a diferença. Além disso, você pode analisar alguns indicadores de desempenho logístico que podem auxiliar no processo.
Com isso, se tem um controle maior da aquisição dos materiais, além de evitar gastos desnecessários, tornando ainda mais a elaboração das estratégias ainda mais assertivas.
Diferença entre insumo e matéria-prima
Informação nunca é demais, não é mesmo? Então para não ter dúvidas, os insumos são os componentes usados na fabricação de um item, por exemplo, uma máquina.
A matéria-prima é o material que sofrerá alterações para se tornar um produto.
Benefícios da logística de suprimentos
Agora que já entendemos um pouco melhor sobre o que é a logística de suprimentos e como ela funciona, existem alguns benefícios que esse ramo pode oferecer a sua empresa.
Primeiramente, ela proporciona uma melhoria na estruturação dos processos e maior agilidade nos setores, além de maior eficiência. Outro fator são as reduções dos custos, já que se terá um maior contato com fornecedores, é possível fazer contratos em que o preço das compras sejam reduzidas.
A empresa pode contar com tecnologias que auxiliem em todo o processo. Isso já é uma realidade, as vantagens da logística 4.0 podem trazer ao seu negócio um diferencial sobre outras empresas.
A otimização de recursos também é um ponto importante para se atentar, já que a logística de suprimentos melhora a estruturação de projetos, reduzindo os prejuízos. Traz uma melhora no sistema do armazenamento adequado dos insumos e matérias-prima.
Além disso, o risco de acidente com colaboradores é reduzido, pelo transporte de alguns materiais de alta periculosidade, como corrosivos, produtos químicos e entre outros. Contando também com o aumento de produção devido ao maior entrosamento entre os setores, prezando por um controle maior dos processos.
Qual a diferença entre logística e cadeia de suprimentos?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar tanto em logística de suprimentos como em cadeia de suprimentos. Mas qual a diferença entre esses dois? Que tenhamos a consciência de que uma complementa a outra, podendo trazer um maior impacto nas gestões, além de serem ativas desde o processo de transporte até o momento de pré-venda.
A logística de suprimentos tem um sistema de controle mais interno, enquanto a cadeia de suprimentos trabalha tanto com o controle interno quanto externo. Por isso, trabalhar de maneira conjunta e com assertividade, pode gerar resultados ainda mais positivos para sua empresa.
Formas de otimizar uma logística de suprimentos
Sabemos que não é nada fácil manter em funcionamento toda uma logística. Alguns problemas podem aparecer, como a oscilação no preço dos insumos e matérias-primas, perdas ou até mesmo um atraso na entrega. Mas não se preocupe que logo abaixo mostraremos algumas das formas como você pode otimizar a sua logística de suprimentos.
Crie um padrão para os seus processos
Se você possui um método de trabalho que funcione, procure adequar ou criar padrões para os seus processos. Dessa forma a sua coleta de informações pode se tornar mais fácil e o melhor, mais rápida.
Porém, não aplique esses padrões em todos os processos na sua logística de produção. Pense em aderir nas áreas onde você enxerga que os seus prestadores de serviço já estão mais acostumados.
Faça bons planejamentos para o abastecimento
Pode parecer clichê, mas priorize criar bons planejamentos para os seus abastecimentos. Com essa antecedência, você evita se preocupar com os níveis dos estoques e também da disponibilidade do produto.
Selecione fornecedores confiáveis
Um dos pontos mais difíceis para quem está iniciando no processo de logística de suprimentos. O fato é que é preciso conhecer fornecedores que sejam confiáveis e que ofereçam produtos de qualidade.
Se possível, procure por aqueles que entendam as demandas da empresa, que está no início. Tente manter uma relação próxima com esses fornecedores iniciais, assim ambos os lados podem sair ganhando nessa parceria.
Vimos que a logística de suprimentos garante que a produção seja feita efetivamente realizada e que garanta a funcionalidade de uma empresa. Saber os seus principais pontos estratégicos, além de contar com um bom sistema de gestão empresarial, pode ajudar a prevenir perdas na produção e otimizar seus resultados.
Continue lendo nossos posts aqui no blog e veja mais informações. Até a próxima.