Aplicativo para supermercado: tudo sobre essa solução para seu negócio

Aplicativo para supermercado: tudo sobre essa solução para seu negócio

As tendências tecnológicas do mercado de consumo e alimentação já apontam há algum tempo para a necessidade de oferecer aos seus clientes soluções mais otimizadas e facilitadas de compras. E como consequência desse direcionamento, presenciamos o crescimento e consolidação dos aplicativos de compras para supermercados.

E se você, gestor, deseja acompanhar e desenvolver o seu diferencial na área, precisa conhecer mais a fundo essa possibilidade de sistema. Por isso, falaremos hoje sobre esses aplicativos, principais vantagens e quais são as etapas essenciais para colocá-los em prática. Continue a leitura!

Afinal, o que são aplicativos de supermercados?

A ideia desses apps é o de oferecer um recurso que possibilita aos clientes fazer suas compras sem sair de casa, recebendo seus produtos via delivery e por meio de uma jornada otimizada, facilitada e prática. As funcionalidades oferecidas são muitas, e vão desde descontos exclusivos e lista personalizada a frete grátis — opções que fortalecem ainda a fidelização do cliente ao supermercado.

Isso porque, com a quarentena e pandemia, você pode ter percebido o quão difícil foi realizar atividades básicas, como ir ao mercado. Mas graças a tecnologia, os aplicativos de supermercado surgiram para suprir essa necessidade.

Muitos apontavam que essa seria uma tendência passageira. Outros, mais visionários, entenderam que este é um comportamento que está em afinidade com o novo perfil de consumo. Hoje, vemos o quanto esses aplicativos cresceram e têm se mantido, mesmo sem o isolamento social dos últimos anos.

Para o seu empreendimento, é ainda a chance de coletar dados e perfil do seu consumidor, possibilitando um constante aprimoramento e direcionamento de suas ações relacionadas a experiência de usuário, aprimoramento dos produtos e marketing.

E pensando em te ajudar a atender seus clientes e suas expectativas, iremos mostrar quais os principais direcionamentos a se considerar ao pensar em adquirir esse sistema.

um celular com um monte de sacolas

Como funciona o aplicativo de compras em supermercado?

O app de compras funciona por meio do oferecimento de canais de compra, que podem ser acessados via smartphone ou computadores, dando aos seus consumidores a facilidade de fazer seu pedido com um simples clique.

As aplicações a serem ofertadas são previamente desenvolvidas com base no perfil de consumo e aquisição, no recorte geográfico e em demais características relacionadas. Entre as possibilidades de funcionalidades estão:

  • Clube de descontos e vantagens para clientes do aplicativo;
  • Abas exclusivas só de promoções;
  • Possibilidade de realizar a compra online e retirar no estabelecimento;
  • Disponibilização da opção de drive thru, com retirada na loja sem precisar sair do carro;
  • Chance de elaboração e arquivamento de listas, com preenchimento automático dos itens em disponibilidade;
  • Entrega expressa, frete grátis e mais!

Quais as principais vantagens de um aplicativo de supermercado?

Acompanhar a inclinação de desenvolvimento da área e facilitação para seus consumidores são apenas alguns dos benefícios desse aplicativo. Confira ainda outros motivos para apostar nessa ferramenta:

  • Modernização e fortalecimento do seu negócio: afinal, estar conforme as principais tendências do mercado é uma forma de manter-se atualizado na área;
  • Ampliação de faturamento e conquista de novos consumidores: sem a barreira e limitações dos espaços físicos, você pode conseguir atingir uma clientela que, em outra configuração, talvez não se deslocaria até seu supermercado;
  • Otimização e flexibilização do dia a dia do seu consumidor, que passará a tê-lo enquanto referência em termos de praticidade;
  • Maior oferta de produtos: ao acessar através do conforto de um aplicativo, a tendência é de que o seu cliente disponha de mais tempo para conferir as diferentes marcas e possibilidades daquela seção;
  • Diversidade de possibilidades de entrega: drive thru, entrega expressa, frete grátis, retirada com horário agendado e mais;
  • Maior custo benefício: se comparado às mídias tradicionais, a divulgação e marketing focados nesses sistemas costuma se adequar às suas possibilidades de orçamento;
  • Pesquisa otimizada: seus clientes podem criar listas personalizadas, fazer buscas automatizadas e otimizadas e realizar comparação entre preços de produtos, tornando essa jornada ainda mais prática;
  • Oportunidade de personalizar ofertas e categorias conforme a tendência de compra do seu usuário;
  • Disponibilidade de enviar notificações de promoções e ofertas: estreitando a relação com o consumidor e criando um senso de urgência e oportunidades.
uma mão segurando um carrinho de compras com um carrinho de compras preso a ele

Quais os cuidados necessários para disponibilizar um app?

Como você percebeu, contar com um aplicativo para seu supermercado pode ser uma vantagem. Primeiro porque é uma forma de facilitar ao seu cliente todo o processo de compra, evitando filas e assim, deixando uma experiência positiva em relação ao seu negócio. Mas, para isso, é preciso alguns pontos de atenção ao ter um aplicativo para seu supermercado:

Imagine a seguinte situação: seu cliente fez o pedido de um produto pelo app, mas ao separar, você se dá conta de que, na verdade, não há mais disponibilidade em estoque. Esse tipo de situação pode acontecer caso seu negócio não tenha um bom gerenciamento, impactando negativamente toda a jornada de compra.

Enquanto solução, há a possibilidade de aquisição de um sistema integrado de gestão próprio para supermercados. Esse tipo de software empresarial viabiliza, fortalece e estrutura o armazenamento, controle e monitoramento de todos os dados referentes ao seu negócio. Impactando diretamente na manutenção e qualidade de funcionamento dos setores de logística, entrada e saída de produtos, estoques, valores, entregas e mais.

É possível ser adotado em diferentes portes de empreendimento, conforme as necessidades e direcionamentos adotados pela sua administração, auxiliando na construção de destaque perante seus consumidores.

Você pode também optar por integrar o seu empreendimento a sistemas já consolidados, sem a necessidade de desenvolvimento de um aplicativo próprio. Para ver mais informações a respeito, sugerimos a leitura do post sobre como cadastrar seu negócio no Ifood, a maior plataforma de delivery utilizada no país.

Esperamos que tenha compreendido a importância e impacto de manter-se à frente das inclinações e movimentações na área, sendo o aplicativo de supermercados um excelente custo-benefício para manter o seu negócio em destaque.

E se você gostou do nosso post, continue acessando nosso blog para mais informações. Vemos você no próximo artigo!

5/5 - (1 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário