Operadores de caixa: dicas para melhorar o atendimento!

Operadores de caixa: dicas para melhorar o atendimento!

O atendimento do operador de caixa é um dos fatores decisivos na fidelização dos clientes, ou seja, aquilo que faz com que eles voltem ao seu supermercado. Na pior das hipóteses, esse é também o motivo que leva os consumidores a tomarem a decisão de buscar os seus concorrentes.

Por isso, é importante ter em mente maneiras de melhorar as habilidades dos colaboradores para que os fregueses fiquem satisfeitos, não só pelo atendimento, mas também por terem suas necessidades atendidas com agilidade e assertividade.

Quer entender melhor o que um operador de caixa faz, qual o melhor perfil para essa profissão, principais habilidades, treinamentos e mais informações sobre esse universo do atendimento? Continue a leitura e veja o conteúdo que a SG Sistemas preparou!

Operador de caixa: o que faz esse profissional?

Ser um operador de caixa é uma profissão que exige responsabilidade, afinal de contas, lida diretamente com o cliente. Esse é um colaborador mediador, que faz a ponte entre o freguês e o negócio, ou seja, ele representa o seu mercado para o consumidor final.

As funções destinadas ao cargo são, principalmente, a de receber os pagamentos das compras realizadas e fazer o fechamento de caixa, uma atividade indispensável para a saúde financeira da empresa. Outra demanda que está dentro das atividades cotidianas é a emissão de notas fiscais das saídas do supermercado.

Sendo assim, esse profissional precisa ser valorizado e estar bem preparado para receber as pessoas da melhor maneira possível, garantindo a fidelidade do cliente e favorecendo a marca.

Como deve ser o perfil de um operador de caixa?

Com as funções bem detalhadas, é possível perceber que o operador de caixa deve ser um colaborador com perfil empático e ágil, afinal, precisa tratar os clientes com cordialidade, paciência e atenção, sem deixar de ser rápido e assertivo na tarefa.

Além disso, por ser responsável por atender o público e lidar com o financeiro do mercado, é indispensável que o trabalhador possa transmitir segurança, honestidade e transparência. Além disso, é recomendado que ele tenha facilidade com matemática.

Quais habilidades um operador de caixa deve ter?

No entanto, para além do perfil pessoal, é preciso que o operador de caixa tenha, também, certas habilidades para ser um profissional completo. As principais delas são:

  • Boa comunicação;
  • Ótima capacidade de interpretação;
  • Aprendizado rápido;
  • Interesse em conhecer o mercado;
  • Eficiência em resolver problemas;
  • Habilidade em gerenciamento de tempo;
  • Ótimo controle emocional;
  • Conhecimento da parte técnica da profissão.

As habilidades, como gerenciamento do tempo, conhecimento técnico da profissão e gestão de conflitos, são adquiridas se houver bons treinamentos e força de vontade do profissional. Ao contrário do perfil pessoal, esses saberes podem ser obtidos e aprimorados com experiência.

O que um operador de caixa não pode fazer?

Tão importante quanto saber o que um operador de caixa de supermercado age, é entender o que esses colaboradores não devem fazer durante sua jornada de trabalho. Separamos algumas atitudes que devem ser evitadas ao máximo para garantir a satisfação do cliente e tornar a sua fidelização ainda mais provável. Veja!

O que o operador de caixa não pode fazer

Dar troco errado

Dar o troco incorreto por engano é uma ação a que todos estamos sujeitos. Afinal, todo mundo erra, não é mesmo? Entretanto, um operador de caixa com experiência desenvolve uma habilidade de percepção e, dificilmente, comete esse engano se tiver atenção.

Caso aconteça, instrua-o a pedir desculpas imediatamente para que o cliente não fique desconfiado do estabelecimento e construa uma imagem negativa.

Não registrar a saída de produtos

Seja para o controle de estoque adequado ou para o fechamento de caixa com os valores corretos, é indispensável que o operador de caixa registre todos os produtos saindo a cada compra. O que acontece é que, muitas vezes, pela correria de um dia movimentado e a preocupação com a fila, o profissional tenta acelerar o lançamento de itens e acaba deixando algo passar batido.

Esse é outro tópico que requer uma atenção redobrada do colaborador, já que pode acabar prejudicando a empresa que não receberá por aquele produto comprado. Existem, ainda, outros fatores que podem ser cuidados para fazer o controle de perdas no supermercado — veja o conteúdo completo sobre o assunto!

Discutir com cliente

Outra ação extremamente importante para um bom operador é jamais destratar um cliente, mesmo que este esteja errado. O atendente deve manter a cordialidade e a tranquilidade sempre, por mais revoltante que algumas atitudes sejam. O colaborador precisa tratar o consumidor com cautela e educação e passar o problema para os superiores resolverem.

Veja também — Customer Obsession: é preciso ser obcecado pelo seu cliente!

Como melhorar o atendimento dos operadores de caixa?

Pensando no que um operador de caixa precisa saber, quais atividades deve realizar e o que não pode fazer durante o trabalho, é possível pensar em algumas maneiras de otimizar a atuação desses colaboradores. Veja a lista com cinco formas simples de melhorar o atendimento dos operadores de seu supermercado!

1. Invista em um ERP de gestão para supermercados

Um sistema de gestão unificado facilita a consulta de preços, registro de saída de produtos, cancelamento de algum item passado errado e muitas outras atividades que estão diretamente relacionadas ao trabalho diário dos operadores. O ERP também pode otimizar o fechamento de caixa por fornecer relatórios financeiros completos e com praticidade.

Dessa maneira, você estará fornecendo melhores recursos para os colaboradores trabalharem com tranquilidade e menos problemas rotineiros. Além disso, protegerá seu negócio de prejuízos por desencontro de informações sobre estoque ou faturamento.

Essa opção permite a entrada de outras soluções tecnológicas para os atendimentos, como os terminais de autoatendimento no supermercado.

2. Ofereça um ambiente agradável e funcional

Passar oito horas por dia no ambiente de trabalho já é estressante, com atendimento ao público, ainda por cima, nem sempre é uma situação agradável para os colaboradores — e isso acaba interferindo no desempenho de cada um.

É difícil ser simpático ou dar o máximo de si na função quando está cansado mental e fisicamente. Por isso, é papel da empresa criar um ambiente agradável, adequado e com boas condições para os colaboradores se desenvolverem.

Apenas dessa forma, e com recursos adequados para realizar suas atividades, os operadores podem passar um tempo de qualidade no trabalho, se sentindo confortáveis durante o expediente.

Fique atento: boas condições de trabalho consistem em proporcionar um espaço limpo e climatizado, banheiros bem localizados, lugares específicos para lazer e descanso, além de refeitórios adequados.

3. Desenvolva métricas que motive seus colaboradores

A eficiência dos seus funcionários, como dissemos, depende de vários fatores e um deles é a motivação. Assim, é fundamental estabelecer estratégias para que as equipes interajam e trabalhem com mais empenho.

Os operadores devem entender a importância de suas ações dentro da empresa, então criar um gráfico explicativo sobre quanto a retenção de clientes e fidelização dos mesmos está relacionado às ações desses profissionais é uma opção muito válida. Dessa maneira, eles terão um parâmetro mais concreto de sua relevância para a operação de todo o supermercado.

Veja um exemplo de gráfico para retenção de clientes:

Após isso, estabeleça objetivos individuais e de equipe, essa é uma das melhores formas de motivar o funcionário a otimizar sua performance.

No entanto, atente-se: antes de elaborar metas inalcançáveis achando que vai fazer com que o colaborador trabalhe mais, é importante entender que esses parâmetros precisam ser pensados de acordo com o limite de cada um, de modo que possam ser alcançadas sem desmotivar o operador. Afinal, não há nada mais desanimador do que se sentir incapaz de cumprir uma tarefa.

4. Mostre o reconhecimento do esforço da equipe

Outra forma de melhorar o atendimento dos operadores de caixa, é evidenciar os funcionários destaque do mês. Ao traçar objetivos e metas — alcançáveis, vale ressaltar — torna-se essencial apontar aqueles que conseguiram atingi-las. Porém, não menospreze os que não tiveram o mesmo sucesso, lembre-se de parabenizá-los mesmo assim e enfatizar os pontos positivos.

Oferecer algum tipo de recompensa ou bonificação irá animar ainda mais a equipe para buscar oferecer um atendimento de qualidade e, consequentemente, chegar aos objetivos pessoais e do grupo.

5. Faça treinamentos para capacitar a equipe de atendimento ao cliente

Por serem os colaboradores que ficam localizados bem em frente à entrada e saída da loja, os operadores de caixa desempenham papel fundamental no processo de fidelização de clientes. Afinal, eles são os que mais interagem com os consumidores, correto?

Por isso, dê destaque à interação com os clientes e planeje um treinamento com base nessa função. É indispensável instruir os funcionários quanto às informações importantes sobre a empresa: principais ofertas do dia, produtos oferecidos e história da loja, são exemplos do que um operador precisa saber.

Ressalte aos profissionais o quanto é importante agir cordialmente com os clientes, cumprimentando-os, sendo simpático e tratando-os bem para que eles tenham uma experiência de compra melhor. Ofereça, também, treinamentos para que eles aprendam utilizar o sistema de gestão integrada para supermercados que escolher.

Treinamentos que os operadores de caixa precisam ter

Como já deu para perceber, os treinamentos são essenciais para o desenvolvimento de bons operadores de caixa. Pensando nisso, separamos algumas opções para você investir e aplicar na sua empresa hoje mesmo. Confira:

TreinamentoInstituiçãoObjetivoObjetivo
Treinamento de ergonomia para operadores de caixaInstituto Santa CatarinaAuxiliar o profissional a entender os riscos físicos do trabalho e como evitá-losPossibilidade de ser semipresencial, incompany ou online
Atendimento ao clienteSebraeComo realizar o melhor atendimento ao clienteOnline
Curso de operador de caixaTreinatec TreinamentosPara entender todas as funções e habilidades que o profissional precisa terOnline

Essas são algumas dicas para melhorar o atendimento da equipe de operadores de caixa da sua empresa. Se você quer entender melhor como está esse serviço, que tal usar a estratégia dos feedbacks de clientes? Veja como essa tática é importante para alavancar os resultados do seu mercado!

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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