11 ideias criativas para aplicar no hortifrúti!

11 ideias criativas para aplicar no hortifrúti!

Hortifruti: 11 ideias criativas para aplicar e aumentar as vendas

Se você já tem ou está pensando em abrir um hortifruti, confira nossas ideias criativas para alavancar as suas vendas. Separamos informações para você saber tudo o que precisa para gerenciar, desde a escolha de fornecedores, produtos, organização e layout da sua loja.

Se deseja saber mais sobre as ideias criativas para hortifruti, continue a leitura!

1. Escolha os fornecedores certos

Escolher os melhores fornecedores é importante para o seu negócio. Além de entregar produtos com alta qualidade, que não estragam rapidamente, precisam disponibilizar os produtos dentro dos prazos estipulados e dar um ótimo suporte ao cliente.

Veja os fornecedores que possuem políticas alinhadas às suas para não ter dor de cabeça, afinal se você não tiver bons produtos para vender, vai dificultar a atração de novos clientes.

Imprevistos podem acontecer todos os dias, por isso, tenha mais de um fornecedor e conheça outros que possam te socorrer quando precisar. Faça testes e verifique quais são os melhores para seu negócio, aprenda também a otimizar o recebimento de mercadorias para se organizar.

Além disso, não esqueça de produtos sazonais, há fornecedores especialistas em determinadas frutas, legumes ou hortaliças. Saiba quais profissionais que podem te atender nessas épocas.

2. Organize os alimentos no hortifruti

A estética de um hortifruti é essencial para atrair clientes e aumentar as vendas. Antes de montar o layout da loja e de todos os produtos, conheça seu público e a localização, nem tudo funciona para todos.

Invista em uma boa climatização em locais estratégicos, afinal, cada produto tem suas características e temperaturas ideais para preservação. Expositores diferentes podem ser uma ótima ideia para variar a bancada tradicional e deixar o visual atraente.

Capriche na organização dos setores e deixe-os separados e bem sinalizados, sem dificuldades de acesso, o espaço precisa ser funcional para clientes e colaboradores. Certamente, você já desistiu de uma compra por não conseguir pegar o produto facilmente, não é mesmo?

3. Priorize a qualidade dos produtos

A qualidade e a beleza natural de hortifrutis são bastante atrativas, ainda mais se estiverem frescas, sem machucados e inteiras. Além dos fornecedores, uma equipe bem treinada ajuda a manter as características naturais dos alimentos.

Para deixá-los expostos de forma que chamem a atenção do cliente, coloque as mais bonitas por cima. Os alimentos que já passaram do ponto ou que não estão próprios para consumo devem ser tirados das bancadas, além de estragarem outros alimentos, podem causar má impressão.

4. Potencialize os itens em oferta

É bastante comum pensarmos que produtos que passaram do ponto sejam mais baratos, mas, se não estiverem bem sinalizados, o cliente pode desistir da compra. Por isso, separe uma gôndola ou seção da loja para promoções e deixe-a bem sinalizada!

Você pode utilizar receitas para dispor alguns itens juntos, dessa forma, o cliente não esquece nenhum ingrediente e a sugestão pode despertar a vontade de fazer a receita indicada!

Datas comemorativas são excelentes para aumentar as vendas, como as festas de ano novo, em que as pessoas compram mais frutas para as superstições ou tradições familiares.

5. Pratique preços competitivos

Confira sempre o valor dos concorrentes: se a qualidade dos produtos são similares, estipule preços competitivos, nem muito abaixo, nem tão acima do mercado.

Além disso, aprenda a controlar seu estoque e saiba quando colocar determinados alimentos em oferta.

6. Use as cores ao seu favor

As cores são capazes de aflorar sensações. Já reparou como restaurantes e lanchonetes geralmente possuem vermelho em sua logo? A cor pode estimular a fome. Por isso, abuse das cores no seu hortifruti!

Cores quentes despertam energia e criatividade, cores frias trazem a sensação de calmaria e frescor. Escolha uma paleta de cores que faça sentido para sua loja.

7. Desenvolva uma boa comunicação com o seu cliente

Clientes satisfeitos sempre voltam a comprar no mesmo lugar, além de indicar o comércio para outras pessoas. Por isso, procure fidelizar seus clientes, conheça o perfil do seu público-alvo para saber o que ele procura e gosta de comprar. Lembre-se que novas empresas dificilmente conseguem se manter somente com clientes novos.

Direcione o atendimento para criar uma conexão com seus clientes. Abra espaço para sugestões e faça pesquisas para saber o que pode ser melhorado. Se sua empresa usa redes sociais, não deixe de respondê-los por lá também!

8. Aposte na degustação

A degustação pode ser surpreendente para os clientes que não estavam se programando para comprar determinados alimentos. Quem nunca experimentou uma fruta ou bolo no mercado e decidiu levar o produto?

Essa é umas das estratégias de marketing sensorial e, no hortifruti, funciona bem com frutas, escolha as da estação que são mais doces e possuem um preço mais competitivo.

Treine bem a sua equipe de degustação para fazer uma abordagem respeitosa e chamativa, além de manter sempre a higiene do local e dos alimentos.

9. Faça checagens periódicas

As checagens são essenciais para o bom funcionamento da loja toda. Além da higiene de todos os setores e locais, verifique o funcionamento de todos os refrigeradores e maquinários que possa utilizar.

A verificação dos aparelhos é de extrema importância para não deixar produtos estragados à venda ou deixar locais vazios. Por isso, faça a checagem algumas vezes durante o dia para prevenir perdas na sua loja e repor o que precisa.

10. Facilite a compra do seu cliente

Todos os processos que facilitam a compra do seu cliente são benéficos! Há cliente, por exemplo, que gosta de pesar seus alimentos antes de comprá-los. Para isso, deixe balanças disponíveis e bem sinalizadas em locais estratégicos.

Você já foi em alguma loja que não aceitava a sua forma de pagamento? Acredito que não tenha voltado mais lá! Por isso, se programe para receber várias formas de pagamentos, como: dinheiro, cartão de crédito e débito, vale-alimentação, Pix e mais. Essa facilidade ajuda a fidelizar novos clientes!

11. Sistema de gestão

Foi-se o tempo que para ter controle de um mercado ou hortifruti você precisava de vários sistemas diferentes. Conheça o SG Sistema ERP Windows: com esse software, você tem uma gestão completa, integrada e especializada, além de ser fácil de utilizar e intuitivo.

O SG sistema já vem atualizado conforme a legislação fiscal vigente e é capaz de processar diversos tipos de dados conforme a sua necessidade.

Agora que você sabe tudo o que precisa para aumentar as vendas do seu hortifruti, saiba tudo sobre o regime tributário de uma empresa. Até lá!

5/5 - (2 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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