Marketing Humanizado: Conheça a tendência e saiba aplicar!

Marketing Humanizado: Conheça a tendência e saiba aplicar!

O Marketing Humanizado está cada vez mais presente nos empreendimentos de todo mundo por alguns motivos — a boa conexão com os clientes é um dos principais. Essa área específica do marketing consegue gerar resultados surpreendentes para as empresas que a adota. A humanização nos processos de divulgação são importantes para “desrobotizar” essa área tão significativa para uma empresa.

Esse grande destaque que o assunto ganhou nos últimos tempos tornou ainda mais importante que as empresas conheçam, entendam e apliquem o marketing humanizado no seu negócio. Apesar de ser um assunto cada dia mais comum, ainda há mais dúvidas sobre como são feitas as atividades relacionadas a essa campo específico.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo respondendo às perguntas frequentes, junto a informações importantes sobre os assuntos que envolvem o marketing humanizado. Continue lendo e não perca nada!

Ilustração com o conceito de marketing humanizado

Afinal, o que é Marketing Humanizado?

Marketing Humanizado é a área do marketing capaz de desenvolver processos mais humanos e pessoais, de forma que os clientes criem conexão e proximidade com uma marca. Trata-se de uma estratégica da comunicação responsável por persuadir com base em etapas reais.

Mas o que isso significa?

Em outras palavras, se suas estratégias publicitárias apresentam diversidade de gênero e raça sobre sua empresa e, nela, não há tais representações, as consequências podem ser consideravelmente negativas. As pautas sociais são cada dia mais comum, mas a apropriação dos temas devem ser utilizados com cuidado.

O marketing humanizado também é importante para conquistar públicos e aliados, para além de clientes. Dessa forma, é certo dizer que este é um mecanismo para bom relacionamento e vínculo com seu público-alvo. Um marketing humanizado bem planejado, desenvolvido e feito, é responsável por proporcionar resultados extraordinários.

Diferente do marketing tradicional, o humanizado possui foco direto no receptor e na maneira como ele pode ser fisgado. Enquanto a publicidade comum busca atrair e prospectar clientes, o marketing humanizado quer construir uma conexão com cada um dos alvos. Essa é a área do marketing que enxerga o público como pessoa, e não como mais um número.

Você, como um consumidor de uma marca específica, quer ser visto como uma pessoa ou como parte de um grupo total? Respondendo essa pergunta, conseguimos ter uma noção melhor sobre a importância do marketing humanizado para um empreendimento.

Toda empresa pode aproveitar dos recursos e dos benefícios de um bom marketing humanizado, mas cada área de interesse deve ter sua própria estratégia de conquista. Se te interessar, já fizemos uma publicação sobre publicidade e marketing para supermercados. Vale a pena conferir!

Como funciona o marketing humanizado na prática?

O marketing humanizado funciona sobre as necessidades, anseios e expectativas do público-alvo. É com ele que os usuários se sentirão tocados e, a partir disso, criarão um vínculo importante com a marca. Quanto mais aliados são captados por uma empresa, melhor e mais amplo será seu marketing de recomendação.

Pessoas influenciam outras pessoas e, assim, os ciclos serão aumentados e potencializados. Lembre-se que todo marketing deve ser acompanhado de qualidade de produto e serviço, entendendo que marketing sozinho não faz milagre.

Na prática, o marketing humanizado deve personificar uma marca. Um bom exemplo dessa área publicitária é a Netflix: se você observar brevemente a comunicação da empresa — especialmente nas redes sociais, é fácil imaginar a marca como uma pessoa com sentimentos, desejos e interesses.

A importância desse tipo de publicidade para os negócios

Um marketing humanizado bem feito traz resultados notáveis para uma marca e a faz crescer de forma substancial. Mais do que isso, a importância dessa área publicitária pode ser resumida com base nos seus benefícios. Confira:

  • conquista de novos e possíveis clientes;
  • possibilidade de transformar os clientes em aliados;
  • bom relacionamento com o público-alvo;
  • marketing de recomendação — de boca em boca;
  • conexão entre sua marca e seu público;
  • possibilidade de melhorar a identidade da sua marca.

Todos esses aspectos são importantes para as empresas que desejam expandir seu público e tornar os já clientes, grandes aliados. Se você deseja potencializar seus resultados, você pode — e deve! — considerar essa área específica de marketing.

Dicas práticas para deixar seu marketing mais humanizado

A melhor maneira de planejar e desenvolver um bom marketing de conteúdo, é conhecer seu público-alvo, de forma que você consiga entender a melhor maneira de atingi-lo. Vamos para um exemplo prático:

Se você possui uma loja de meias para público de 18 a 25 anos, um bom marketing humanizado deve contemplar todos os aspectos relacionados a essa identidade. Nesse caso, suas estratégias podem estar presentes na internet, por exemplo, considerando que essa faixa etária está amplamente presente em plataformas como Instagram e YouTube.

Você também pode ir além e entender a melhor forma de comunicar com eles: o humor é um bom mecanismo para este caso em específico.

Com esses pontos elucidados, confira dicas práticas para deixar o marketing da sua empresa mais humanizado:

  • conheça seu público: quem são, qual sua persona, o que ela procura, onde ela está e por aí vai;
  • desenvolva um storytelling — uma narrativa personificada sobre sua marca;
  • evite mensagens prontas e robotizadas: foque em pessoas e colaboradores reais para desenvolver uma boa comunicação;
  • pense no seu cliente como pessoa com desejos e interesses particulares;
  • esteja engajado nas redes: a internet é um importante mecanismo para conectar pessoas;
  • seja atencioso e esteja preocupado em responder às perguntas do seu público de forma natural.

Todos os benefícios do marketing humanizado faz com ele seja relevante e importante para todos os negócios. Considere aplica-lo em seu negócio e aumente seus resultados.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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