Automação comercial: quais as vantagens e como escolher?

Automação comercial: quais as vantagens e como escolher?

A automação comercial é uma das tendências do mercado e necessária para qualquer tipo de empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Além de otimizar todas as etapas e processos, reduzem custos e auxiliam na criação de novas estratégias para o seu negócio.

Entenda como funcionam, quais são as vantagens e como escolher o melhor sistema de automação comercial para supermercados, distribuidoras, materiais de construção e mais. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

O que é automação comercial e para que serve?

A automação comercial é quando utilizamos métodos e ferramentas tecnológicas para melhorar e agilizar processos. Pode ser utilizada em ações operacionais e estratégias de negócio, como gerar relatórios de vendas e estoque em tempo real.

Para quem possui empresas varejistas ou supermercados, a automação comercial otimiza todos os processos, desde análise de crédito de novos clientes, vendas, emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), estoque, comissão dos vendedores e mais. Além de reduzir custos operacionais e melhorar os processos de gestão do negócio.

Qual a importância da automação comercial?

A utilização da automação comercial é importante para a integração de todos os processos da empresa, além disso, alguns softwares ERP integram também as filiais. Dessa forma, você consegue analisar os resultados de todas as empresas em um único sistema.

Com um Sistema ERP Integrado, você aumenta a produtividade de todos os setores, além de diminuir erros e evitar a perda de dados.

Qual o impacto da transformação digital nos negócios?

A automação comercial é uma das grandes tendências do mercado e uma necessidade das empresas que desejam crescer. Afinal, os consumidores estão cada vez mais no mundo digital, para alcançá-los, é preciso acompanhar as transformações digitais.

Os sistemas ERP mais atuais possuem recursos de gerenciamento de preço, fidelização de clientes, vendas externas, além de analisar os dados dos seus clientes para traçar novas estratégias, assim como o Varejo 4.0 digital para impactar positivamente na experiência do consumidor.

Quais são as vantagens?

Existem diversas vantagens em investir na automação comercial, como otimizar todas as etapas do seu negócio, além de coletar dados valiosos dos seus clientes como região que se encontram, faixa etária, gostos e mais, possibilitando gerar relatórios precisos para criar estratégias. Confira outras vantagens:

  • Aumento da produtividade — com um software leve e fácil de utilizar, os funcionários conseguem realizar as etapas rapidamente;
  • Integração do banco de dados — ao instalar um sistema ERP, você consegue integrar todo o banco de dados, dispensando a inclusão manual das informações. Além disso, é possível mapear as operações de cada setor para analisar metas e melhorias que podem ser implementadas;
  • Monitoramento de desempenho — Ao integrar o banco de dados, você tem acesso a diversas informações que podem ser analisadas, sem ter que consultar vários papéis e fazer planilhas. Com o sistema ERP, você consegue visualizar todas as informações no computador ou até mesmo no celular. Com essa facilidade, você consegue investir tempo na gestão de pessoas ou em novas atividades;
  • Padronização — a padronização garante a qualidade do seu negócio. Padronizar todos os processos, manualmente é possível, porém demorado e por vezes, inconstante. Com a automação comercial você consegue definir parâmetros imutáveis para que todos pratiquem;
  • Redução de custos — com a automação dos processos, você consegue dispor seus funcionários para tarefas mais importantes e estratégias. Dessa forma, o custo com tarefas extras e possíveis erros diminuem. Além disso, é possível detectar atividades e processos que não funcionam e eliminá-los;
  • Melhoria da logística — organizar as entregas da sua empresa é primordial para a experiência positiva dos seus clientes, além de facilitar a contagem do estoque e a montar cargas de forma eficiente e ágil. Automatizar o setor de logística garante entregas dentro do prazo, diminuindo reclamações e avaliações negativas.

Como escolher o melhor sistema de automação comercial?

Sabe como escolher o sistema de automação comercial para sua empresa? Seja de pequeno ou grande porte, todas as empresas precisam de um software para automatizar os processos. Veja os principais critérios ao escolher:

  • Analisar os processos que precisa automatizar — verifique todos os processos da sua empresa, estratégicos e operacionais. Identifique os processos que podem ser automatizados, além das atividades repetitivas que podem ser melhoradas;
  • Pesquise fornecedores de sistema ERP — verifique as empresas que acompanham as novidades tecnológicas do mercado, além de boa reputação e relevância. Além disso, o sistema ERP deve atender às suas necessidades, algumas empresas fornecem demonstração do software para você conhecer;
  • Suporte técnico — o suporte técnico é crucial para a contratação de um software. Pesquise e analise a fundo como funcionam os serviços de suporte para poder contatar quando precisar;
  • Custo-benefício — confira o custo-benefício do sistema ERP, se o lucro obtido com essa facilidade é maior que seu custo.

SG Sistema ERP

Entre tantas opções, você sabe qual o melhor sistema de automação comercial para sua empresa? Certamente, é a SG Sistemas! Produzindo os melhores sistemas de automação comercial para supermercados, distribuidoras, materiais de construção, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares e casas noturnas, desde 1991.

Além de opções para Windows e Linux, além de integração com a internet, computadores, smartphones e tablets. Descomplicando sua gestão e oferecendo o melhor suporte técnico e custo-benefício!

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: “sistema de controle de vendas: o que é e como escolher?” Até a próxima!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário