Como fazer encartes de supermercado? Guia completo!

Como fazer encartes de supermercado? Guia completo!

O encarte de supermercado é um material essencial para o sucesso de vendas de um estabelecimento. Seja por meio do seu modelo físico ou digital, ele apresenta as ofertas aos clientes de forma visual e chamativa.

Quando produzido de maneira estratégica, o encarte de supermercado pode ser muito efetivo. O processo bem planejado conta com a definição do mercado alvo para saber qual será o foco da estratégia.

Nesse post, vamos apresentar as características dos encartes de supermercados e as dicas para que você consiga montar o seu de maneira prática e eficiente. Continue a leitura!

O que é um encarte de supermercado?

O encarte de supermercado se refere ao conhecido folheto de ofertas, no qual estão em destaque todos os produtos em promoção e seus valores. Nele também constam outras informações importantes, como o período de duração das ofertas.

O material, que há alguns anos era divulgado apenas no formato físico, hoje em dia se modernizou e também pode ser disponibilizado em formato digital. Essa modernização caminhou ao encontro do avanço das tecnologias, se tornando também uma tentativa de atrair o público mais jovem.

um anúncio azul e amarelo com as palavras super promo

Encarte de supermercado: tamanhos e formatos

O encarte pode ser feito de diversos tamanhos e com vários formatos. A definição do formato e do tamanho ideal irão depender da temática abordada, de quanto tempo irão durar as ofertas e quantos produtos farão parte dela.

O material pode, inclusive, ser físico ou digital. Contudo, priorize o formato digital apenas para aquelas ofertas que terão um período de duração menor e com menos produtos.

O formato digital valoriza esse tipo de oferta por ser divulgado nas redes sociais e visualizado geralmente em telas pequenas. Já o formato físico é ideal para ofertas maiores, com maior quantidade de páginas e produtos.

Analise também as suas necessidades e condições de divulgação. A divulgação nos meios digitais exige menos recursos financeiros, mas a eficiência do encarte digital dependerá da aderência do seu público-alvo à tecnologia e a esse tipo de material.

Tenha em mente que um encarte bem planejado é importante não só para atrair, mas também para fidelizar o cliente!

5 dicas para fazer um encarte de supermercado perfeito!

Para criar o encarte perfeito, existem várias estratégias e caminhos que podem ser seguidos. Em primeiro lugar, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender como os concorrentes estão trabalhando suas ofertas e como cada produto está sendo posicionado.

Analisando a concorrência, podem ser encontradas lacunas e possibilidades de promover produtos ou atrair a atenção dos clientes para o seu negócio.

Depois dessa “dica zero”, vamos para as outras cinco!

cartaz de super oferta

Dica 1: Mapeie e escolha o objetivo principal do encarte

Realizando reuniões, analisando os dados de períodos anteriores e conversando com a equipe, é possível identificar vários pontos de melhoria. Uma ótima ideia é fazer o mapeamento dessas questões e traçar estratégias para melhorar os resultados.

Com base nisso, uma solução é focar no aumento das vendas da loja. Assim, o encarte pode ser trabalhado pensando nos produtos que serão destaque e que terão os descontos mais atrativos, por exemplo.

O importante, nessa primeira dica, é limitar e definir muito bem os objetivos para que as estratégias sejam claras. Dessa forma, as chances delas terem resultados positivos serão bem maiores.

Dica 2: Faça um cronograma de tomada de ação

Ao fazer um cronograma de tomada de decisão, será possível definir as produções dos encartes e trabalhá-los de acordo com cada data.

Planeje pelo menos um mês inteiro levando em consideração datas sazonais e calendário comercial. Por meio desse planejamento você será capaz de definir quais as melhores promoções, quais os produtos mais procurados em cada época e qual o comportamento do seu público em cada data específica.

Aproveite datas comemorativas como o dia dos pais, dia das mães ou até mesmo o aniversário da loja para criar identificação com o público e ter resultados maisefetivos.

Use o fim das datas ou períodos sazonais para movimentar o estoque de produtos temáticos, como ovos de páscoa, por exemplo. Com essa prática, por mais que os produtos sejam vendidos por valores mais baratos, pelo menos eles gerarão lucro e não ficarão parados no estoque.

Nesse mesmo sentido, alguns outros temas e datas que podem ser abordados são:

  • Promoções de fim de mês;
  • Promoções de início do mês;
  • Promoções do dia 20;
  • Dia do açougue, da padaria ou do hortifrúti.

Dica 3: Desenvolva o gatilho de urgência

O dinamismo de conteúdos e informações recebidas o tempo todo também afeta o comércio. Nesse sentido, o gatilho de urgência pode ser evidenciado por meio da data de validade do encarte, com períodos mais curtos.

Ao produzir o encarte, deixe a data de validade clara para a visualização do cliente e relacione o prazo de duração com o valor do desconto. Através dessa relação, o cliente sentirá que tem pouco tempo para comprar o produto desejado com um desconto vantajoso.

Dica 4: Defina os produtos do encarte

No momento em que estiver planejando o conteúdo principal do encarte, ou seja, definindo os produtos que participarão da oferta, é importante se atentar a algumas categorias:

  • Produtos de curva A: correspondem a 20% do seu leque de produtos e são responsáveis por 80% do faturamento. Por isso, são aqueles que devem receber mais atenção;
  • Produtos e marcas que são novidades: coloque os produtos novos e de valor mais baixo como oferta no encarte para divulgá-los e torná-los mais conhecidos pelos clientes;
  • Produtos de maior saída: considere as vendas do fim de semana, das datas comemorativas, da semana e do mês para descobrir os produtos mais vendidos. Esses dados podem ser encontrados por meio de planilhas ou de um software de vendas;
  • Produtos que possuem boa margem de lucro: depois de encontrar seus produtos de curva A e os de maior saída, divida o lucro pela receita total e multiplique por 100. Assim você descobrirá os que possuem maior margem de lucro!

Ainda com relação à análise de dados, procure saber qual a margem de lucro ideal para um supermercado. Em posse desses números, você conseguirá definir os preços da oferta sem prejudicar a sua receita no fim do período.

Dica 5: Invista no design do encarte

No momento de desenvolver o encarte, crie um layout e um design adequado às características do seu negócio. Utilize essa técnica para preservar a sua marca e para que os clientes consigam associar os materiais ao seu negócio enquanto estiverem olhando as ofertas.

Escolha com cuidado as fontes que serão usadas. Tanto o seu estilo quanto o seu tamanho são essenciais para facilitar a visualização do cliente.

5.1: Se atente às cores

É importante seguir e ter como referência as cores do estabelecimento para causar maior identificação do encarte com a marca. Apesar disso, pode ser que em alguns casos as cores não sejam ideais ou não sejam suficientes para o design do encarte.

Nesses casos, procure dicas relacionadas à psicologia das cores. A técnica busca explicar padrões de comportamentos e atitudes dos seres humanos quando são expostos a determinadas cores.

É por essa razão que produtos de limpeza costumam utilizar cores claras, como o azul e o verde, e estabelecimentos de comida costumam aderir tonalidades de amarelo, vermelho e laranja, por exemplo.

Com o seu encarte de supermercado produzido e em circulação, chega o momento de focar nas vendas. Confira 10 dicas para fazer uma gestão de equipe simples e assertiva, capaz de manter as prateleiras e gôndolas organizadas e abastecidas, de atualizarem os preços de cada setor e de gerenciar o estoque!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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