5 motivos para implementar Self-CheckOut no seu supermercado

5 motivos para implementar Self-CheckOut no seu supermercado

Primeiramente, você sabe o que é Self-CheckOut? Ele é um terminal de autoatendimento implementado no caixa do supermercado para que o cliente tenha agilidade e praticidade para finalizar a sua compra. Na SG, por exemplo, você encontra a solução SG Self-Checkout que cumpre essa função!

Ficou curioso para saber mais sobre a praticidade que esse sistema pode gerar para seus clientes? Então acompanhe o texto!

Afinal, o que é o Self-CheckOut?

Já adiantamos que são terminais de autoatendimento implementado no local dos caixas de supermercado, mas tem mais! Esses terminais são instalados em um local específico, paralelos aos caixas tradicionais de atendimento, geralmente com 4 a 5 unidades de máquinas, a depender do tamanho do ambiente.

Explicação do lado direito da imagem sobre o que é o Self-CheckOut ao lado de conteúdo imagético de um homem no autoatendimento

O espaço deve ser escolhido a fim de garantir o conforto do cliente e evitar aglomerações – e cá entre nós, essa autonomia durante a pandemia é um ponto que pode conquistar clientes. Além disso, é essencial decidir se será adequado apenas compradores com cestas e poucos objetos ou será concebível a circulação com carrinhos.

Esse tipo de automatização proporciona diversos benefícios em supermercados, eles vão desde à experiência do cliente ao aumento de lucro. É indicado uma adição de até 50% no faturamento da empresa, uma vez que eleva a renda, otimiza o rendimento dos funcionários e reduz custos.

Agora que você já entende o que é e para que serve esse equipamento, confira as 5 principais vantagens de instalar Self-CheckOuts em seu supermercado:

1. O Self-CheckOut impede que o cliente perca a paciência com as filas

Quem gosta de ficar em filas? Ninguém! Essa, inclusive, é uma das razões pelos quais muitos clientes evitam comprar em determinados estabelecimentos e, mais ainda, desistem das compras. Quantos consumidos não desistem das compras ao encarar uma longa fila?

O Self-CheckOut é o melhor caminho para um supermercado que objetiva diminuir as filas de espera, evitar que clientes percam a paciência e desistam de consumir em seu negócio. Dessa forma, com a inserção dessa tecnologia, seu supermercado será uma garantia de atendimento rápido e capacitado.

Em momentos de maior circulação de clientes, os famosos horários de pico, o autoatendimento contribuirá para amenizar a concentração de clientes nas filas, gerando menos estresse para o usuário e aos colaboradores.

2. Chama atenção pela modernidade tecnológica empregada

Com a implementação dessa ferramenta, alguns clientes terão sua atenção voltada para uma nova experiência, o que gera curiosidade. Ao observar a agilidade com a qual os outros consumidores finalizam suas compras, não restará dúvidas de que a empresa elabora formas de melhorar a experiência do consumidor.

Com uma boa experiência é muito mais fácil fidelizar clientes. Sendo assim, o Self-CheckOut funciona também como uma estratégia para consolidar seu negócio e intensificar relações com os clientes.

Alcançar clientes diversos, de todas as gerações e com quaisquer necessidades deve ser imprescindível! Existem sim consumidores tradicionais que irão permanecer nas filas com receio da tecnologia, mas aqueles que desejem aperfeiçoar e diminuir o tempo gasto com tarefas rotineiras serão a maioria.

Frase explicativa sobre Self-Checkout ao lado do desenho gráfico de uma mulher em um sistema de autoatendimento

3. O Self-CheckOut reduz os custos com mão-de-obra

Não há demanda de que mais de um trabalhador se ocupe de orientar clientes a como utilizar o Self-CheckOut, pois é um equipamento intuitivo e que as dúvidas são rapidamente solucionadas. Não haverá, portanto, a necessidade de um funcionário para passar os produtos e receber o pagamento e outro para embalar as mercadorias.

Com a automatização do processo de pagamento, os funcionários podem se ocupar com atividades que otimizem outros procedimentos, reduzindo os custos com as operações. O remanejo desses trabalhadores pode ser fundamental para outros setores do supermercado.

Além disso, o Self-CheckOut conta com dispositivo de leitura de código de barras, balança e também uma tela inteligente que possibilita o cliente digitar rapidamente o nome da mercadoria para pesar adequadamente. Tudo para acelerar o andamento e satisfazer a demanda.

4. Adequação às recentes tecnologias com o autoatendimento

Engana-se quem pensa que supermercados serão sempre iguais e funcionarão sempre da mesma forma. A automatização dos processos é sempre uma necessidade à medida que a tecnologia avança e novas demandas surgem.

É preciso se lembrar que os clientes de hoje não são os mesmos de 15 anos atrás. Muitos deles nasceram em um mundo completamente tecnológico e procuram isso também ao realizar suas compras. Um supermercado que possua Self-CheckOut entende que é conveniente expandir e inovar sua maneira de atendimento.

5. Estabelece uma relação progressiva com os competidores

O Self-CheckOut não é propriamente uma novidade no mundo, mas em supermercados brasileiros o seu uso começou a ser difundido recentemente. Logo, será uma exigência do público que utiliza supermercados maiores e, não tardiamente, passará a ser um requisito para estabelecimentos de menores portes.

Por isso, implementar Self-CheckOut é uma vantagem competitiva capaz de elevar o lucro e cativar uma maior cadeia de compradores. Dessa forma, o posicionamento de sua empresa subirá, o que é extremamente relevante para competir de maneira hábil e assertiva. Entenda formas de prospectar o seu mercado com a SG.

São esses os motivos mais importantes para a implementação de alguns Selfies-CheckOuts em seu supermercado. Ficou convencido? Entretanto, para que eles funcionem adequadamente, alguns cuidados fundamentais são:

  • assegurar uma distância mínima para posicionar os equipamentos;
  • adicionar placas de curtas orientações sobre o autoatendimento;
  • instalar limitadores de acesso para salvaguardar o bom funcionamento das máquinas;
  • averiguar se é viável entrar com carrinhos ou apenas cestas.

Os terminais de Self-CheckOut pode auxiliar na prospecção e fidelização de clientes pela autonomia e praticidade oferecida. Que tal implementar no seu supermercado?

Aproveite e fique por dentro de todas as novidades no setor da gestão empresarial desse segmento e

Não deixe de acompanhar nosso blog para não perder informações sobre gestão empresarial. Confira também o conteúdo sobre quais ferramentas todo empreendedor deve conhecer para melhorar ainda mais seus benefícios. Até mais!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário