Como fazer um layout de restaurante? Veja dicas!

Como fazer um layout de restaurante? Veja dicas!

Você sabe o que é um layout de restaurante e qual o impacto disso no seu negócio? A organização do estabelecimento vai muito além da decoração. É preciso entender os hábitos e comportamentos de seus clientes e da sua equipe para atendê-los satisfatoriamente.

Essa etapa não costuma ser valorizada por muita gente, mas influencia completamente o sucesso do negócio. Lembre-se: tudo influencia a experiência final do cliente, da qualidade da comida até a disposição das cadeiras.

A SG Sistemas trouxe algumas orientações que vão te ajudar a entender melhor esse processo e executá-lo da melhor forma possível.

Layout de restaurante: o que isso significa?

o que é layout de restaurante

O layout se trata da disposição de objetos para organizar o espaço pensando na melhor experiência do usuário. Pensar no caminho que os clientes e a sua equipe farão desde a hora em que entram no local até a saída, otimizando seus recursos da melhor forma possível.

Se o seu estabelecimento já está pronto, você não precisa, necessariamente, criar um novo projeto de arquitetura ou design de interiores. É claro que você deve levar a estrutura em consideração, mas, nesse caso, estamos falando sobre a organização dos espaços de acordo com o uso cotidiano, para atender às necessidades de seus clientes.

Leia mais: Decoração de restaurante: como impactar o cliente.

Essa otimização também é essencial para guiar e facilitar o trabalho da sua equipe. Isso é algo que devemos prever o máximo possível, mas que deve ser aperfeiçoado ao se observar o comportamento das pessoas no dia a dia. Repare em como seus clientes utilizam o seu espaço, quais suas demandas e sugestões.

Sabe quando você escolhe andar pela grama em vez de seguir pela calçada, para encurtar o caminho na rua? Você está reformulando o layout do local! Essa atitude mostra aos responsáveis pelo planejamento urbano que a melhor forma de usar aquele espaço não é a que foi definida por eles.

Pensando nisso, a SG Sistemas reuniu algumas dicas para que você saiba como fazer o layout do seu restaurante. Algumas informações gerais valem, também, para padarias, bares e lanchonetes, por exemplo.

Como fazer o layout de um bar ou restaurante?

como fazer o layout de um bar ou restaurante

Cada restaurante tem suas particularidades, mas há espaços comuns a todos os empreendimentos. Cozinha, área de alimentação e banheiro não podem faltar, não é mesmo?

Com isso em mente, trouxemos algumas dicas de como fazer o layout do seu restaurante. Pense que isso vai ajudá-lo a melhorar o atendimento e a gerar mais satisfação, tanto para os clientes quanto para a equipe.

Analise o estilo do seu restaurante

O layout do restaurante deve reforçar a sua identidade. Se há uma temática ou uma culinária típica, isso deve estar claro em todas as partes do ambiente. Um restaurante de comida japonesa deve apresentar um layout diferente de um local com comida mexicana, por exemplo.

Além da gastronomia, pense, também, no estilo do restaurante e suas diferentes demandas. Um self-service precisa considerar o caminho do cliente na hora de pegar a comida, enquanto um lugar de pratos feitos analisa o trajeto dos garçons até as mesas.

Se você oferece delivery, considere o fluxo de entregadores ao buscar as refeições, entre outras coisas.

Crie uma ambientação

De acordo com o estilo do seu estabelecimento, crie uma ambientação que deixe seus clientes à vontade. Essa etapa é essencial para fortalecer o clima do local e transmitir o caráter do negócio.

As luzes serão indiretas e amarelas, mais intimistas, ou brancas e diretas, mais sérias? A música será gravada ou ao vivo? Em qual estilo e qual o volume adequado? A decoração será mais clássica ou descolada?

Leve em conta tudo o que ajuda a criar o clima do local e a fixar sua marca na cabeça dos clientes.

Ouça e observe seus clientes

Essa parte é fundamental para que você crie a melhor experiência para os usuários do seu espaço. Considere:

  • O fluxo de pessoas

De onde vem e para onde vão, como se locomovem no ambiente. Os clientes se trombam nos corredores? Há objetos no caminho?

  • As áreas evitadas

Sabe aquelas mesas que sempre ficam por último na escolha dos clientes? Geralmente ficam próximas à cozinha e ao banheiro, por causa do cheiro forte e do espaço de circulação reduzido. Utilize artifícios para minimizar a fumaça e os cheiros e evite colocar mesas muito perto desses locais.

  • As necessidades dos clientes

Seus clientes costumam vir com as crianças? Monte um espaço kids. O fluxo de carros é grande? Tente criar um estacionamento ou fechar parceria com algum local próximo.

Facilite o fluxo do dia a dia

Disponibilize mesas com diversas distribuições de cadeiras – assim fica mais fácil acomodar os clientes. Se há um grupo de 5 pessoas e as mesas só possuem 4 lugares, alguém ficará de fora ou você terá que juntar outra mesa e inutilizar 2 lugares.

Ofereça um bom espaço de circulação. O recomendado é deixar, em média, 60 cm entre as mesas. Em buffets, organize o caminho para orientar os clientes e não causar filas e atrasos.

Na medida do possível, seja flexível com as mudanças no cardápio. Pedidos sem glúten, troca de ingredientes, opções veganas, porções menores, pratos kids, entre outros, são demandas comuns, mas nem sempre atendidas. Garanta um diferencial!

Invista em conforto e comodidade

Cuide da ventilação e refrigeração do ambiente. Atente-se às cadeiras e sofás – assentos macios e encostos confortáveis fazem toda a diferença.

Não se esqueça da acessibilidade

Outro diferencial! Muitos lugares não pensam na acessibilidade e limitam o atendimento. Invista em rampas e portas mais largas para cadeirantes, corrimão de apoio para pessoas com deficiência motora e idosos, assentos para pessoas obesas, cadeirinha para bebês e, até mesmo, cardápio em outras línguas ou em braille.

Planeje a cozinha

O layout também deve levar em consideração o espaço de trabalho dos seus colaboradores. Afinal, eles são os responsáveis por fazer o restaurante funcionar! Facilite a rotina da cozinha dividindo o ambiente em estações de trabalho (uma área para cortar ingredientes, outra de montagem de pratos, etc.).

Invista em um sistema de gestão de restaurante! Isso vai otimizar seu trabalho, agilizar as entregas e te ajudar a utilizar melhor o espaço. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para te auxiliar a criar o layout do seu restaurante!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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