26

jun
2019
Gestão de Compras para Supermercados, como fazer?

Um supermercado pode ser um negócio muito lucrativo, desde que os proprietários e gerentes tenham visões amplas da empresa, que passem por todos os setores. Para que um comércio tenha êxito, é preciso considerar alguns fatores, como atendimento, apresentação da loja, variedade de produtos, preços, entre outros, que são determinantes para a fidelização de clientes. Além disso, para que uma empresa se torne competitiva no mercado, é essencial que haja uma gestão de compras eficiente. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje: como fazer a gestão de compras para supermercados. Confira!

Como fazer a gestão de compras de um supermercado?

As pessoas que trabalham no setor de compras de qualquer empresa de varejo são de grande importância para a “saúde financeira” do negócio. Aliás, o que permite oferecer preços competitivos é justamente a compra de produtos com preços baixos e com melhores condições de pagamento. Não é à toa que muitos apontam o setor de compras como o mais importante de todo o supermercado.

Somente realizando boas compras, é possível obter altas margens de lucro, por isso, é fundamental manter o setor organizado, só assim os resultados poderão ser avistados. Mas,como organizar o setor de compras de forma eficaz?

Tenha um controle de estoque assertivo!

A primeira dica é em relação ao estoque, que é para onde vão as compras feitas no supermercado. Ter um controle de estoque é essencial para realizar uma gestão adequada.

Comprar produtos que ainda não estão com estoque baixo, por exemplo, pode ser um risco, tanto de perder mercadorias por conta do vencimento, quanto de perder a oportunidade de negociá-los por um valor mais atrativo. É claro, existem itens que tem uma saída muito maior, que não devem ficar em falta na prateleira. Mas, é imprescindível manter o equilíbrio!

Controlar o estoque, tirar relatórios de entrada e saída de mercadorias das últimas semanas, para se certificar de estar comprando sempre a quantidade certa para cada produto, é fundamental.

Afinal, para uma boa gestão, é importante ter conhecimento sobre o comportamento de compras dos clientes. Lembre-se de considerar, também, os produtos sazonais, que são aqueles itens com maior saída em determinada época do ano, como os chocolates durante as semanas que antecedem a Páscoa, os panetones e chocotones, que são vendidos em grandes quantidades no final do ano.

Atente-se à Tributação!

A próxima dica da lista se refere a um dos fatores que mais influenciam o processo de compras e vendas de produtos: a tão falada tributação!

Atente-se aos tributos sobre cada artigo. Considere que produtos diferentes têm tributações diferentes, principalmente quando falamos de ICMS, PIS e COFINS. Alguns itens geram créditos, enquanto outros não. Mais um aspecto para levar em conta é os valores de ICMS, que variam de Estado para Estado.

Negociação com os fornecedores!

Esse ponto é o mais importante para realizar uma boa gestão de compras. É quando os compradores mostrarão suas habilidades de negociação, além do conhecimento em estratégias de compras, que envolvem: noção de quantidade de produtos, negociação de prazos para pagamento, entre outros importantíssimos.

Uma equipe eficiente no setor de compras é capaz de fazer com que o supermercado seja muito mais competitivo. Conseguindo melhores preços nos produtos, é possível oferecer maiores descontos, o que é essencial para fidelizar clientes.

Mercadoria com maior rotatividade, como cervejas e refrigerantes das marcas mais famosas, podem ser pedidas em grandes quantidades por preços melhores. Dessa forma, dá para atrair mais clientes com propagandas e, consequentemente, vender outros produtos.

Negociar com marcas e fornecedores novos também é uma excelente estratégia para conseguir preços acessíveis. Marcas que estão tentando ganhar visibilidade no mercado tendem a negociar bons preços para os supermercados.

Um sistema de qualidade também é fundamental para uma boa gestão de compras!

Por último, para fazer uma gestão de compras positiva, um sistema completo de gestão é imprescindível, até para que a equipe tenha recursos para trabalhar com eficiência.

A SG Sistemas, especialistas no assunto, possui sistemas especiais para empresas de todos os portes gerenciarem seu negócio.

O SG Centrais é um sistema para gestão de compras, em que você consegue tirar relatórios detalhados sobre toda a entrada e saída de mercadorias. Também é possível tirar relatórios por produtos, o que é de fundamental para conhecer a movimentação de itens na sua empresa.

Além do SG Centrais, há também o SG ERP, um sistema especializado para supermercados.

Se você está procurando uma solução completa para o seu negócio, entre em contato com a SG Sistemas e marque uma conversa!

  • Tags: