Métodos ágeis: o que são e qual o seu impacto em um negócio

Métodos ágeis: o que são e qual o seu impacto em um negócio

Métodos ágeis: entenda o que são e conheça os principais

A gestão de uma empresa apresenta diversos desafios que podem ser facilitados com a ajuda de recursos e técnicas inteligentes. Dentre eles, os métodos ágeis foram desenvolvidos visando auxiliar e acompanhar a execução de um projeto para garantir um resultado correspondente ao que foi inicialmente proposto.

Manter o foco no objetivo, ter uma equipe alinhada e conseguir transmitir as mensagens com clareza são alguns princípios dos métodos ágeis de gestão. Conheça abaixo quais são as metodologias mais utilizadas e as vantagens delas serem implantadas em um negócio!

O que são métodos ágeis?

Os métodos ágeis consistem em um conjunto de práticas eficazes capazes de dar maior agilidade aos processos e conclusão de tarefas.

Essa metodologia surgiu no mercado de desenvolvimento de softwares no início dos anos 2000. Os métodos tradicionais de gestão disponíveis na época não tinham velocidade e flexibilidade para os projetos modernos que foram surgindo na área.

Foi então que as empresas sentiram a necessidade de uma ferramenta mais robusta e buscaram desenvolver uma alternativa. O processo deu tão certo, que logo outras áreas começaram a usar a metodologia e adaptá-las para suas empresas.

Dentre os tipos de métodos ágeis, todos têm uma abordagem que alinha o desenvolvimento de cada projeto com o objetivo da empresa e as necessidades do cliente, sem perder a qualidade do resultado.

Quais são os princípios dos métodos ágeis?

Em 2001, um grupo composto por 17 pessoas se reuniu para discutir sobre as novas abordagens que surgiram dentro do gerenciamento de projetos. Eles criaram um documento chamado Manifesto Ágil para oficializar a existência das metodologias e seus princípios. Conheça quais são os principais:

Adaptabilidade e flexibilidade

Os métodos ágeis não são como os tradicionais, em que as mudanças eram um grande problema. Aqui elas são aceitas e podem ser analisadas em qualquer parte do processo do projeto.

Qualquer alteração do que foi originalmente traçado é bem-vinda se for para chegar ao objetivo.

Satisfação do cliente

Um dos principais alvos dos métodos ágeis é a satisfação do cliente. Não basta apenas chegar em um resultado satisfatório para a empresa, é preciso agregar valor ao cliente final e garantir a qualidade que ele precisa.

Comunicação

A comunicação e interação entre os membros da equipe é algo valioso em um método ágil. Os envolvidos devem discutir todas as atividades e ações do projeto para não haver dúvidas durante a execução.

Para incentivar essa interação, grande parte das metodologias incluem reuniões curtas realizadas diariamente. O objetivo delas é identificar qualquer problema e já encontrar uma solução ou mudança de estratégia.

Veja: 11 indicadores de desempenho logístico para seu negócio

Trabalho em conjunto

Nas metodologias ágeis a opinião dos clientes e de todos os envolvidos no processo são sempre bem-vindas. O desenvolvimento dos projetos pelos gestores com estes feedbacks garantem um resultado mais satisfatório para todos.

Simplicidade

Todos os projetos desenvolvidos num método ágil deve priorizar a qualidade com etapas simples. Etapas muito complexas que sejam difíceis de atingir podem fazer a equipe perder tempo e causar atrasos nas entregas.

um grupo de mãos apontando para um quadro

Quais são as metodologias ágeis mais utilizadas atualmente?

Com o uso crescente dos métodos ágeis em diversas áreas, foram surgindo diversas metodologias adaptáveis, seguindo o conceito base. Veja algumas dela:

SMART

A sigla SMART, no inglês, quer dizer: Specific Measurable Attainable Relevant Time-related. Na prática, a metodologia que leva esse nome incorpora tais aspectos:

  • Specific: a meta precisa ser específica, com abordagem clara, sem margem para outras interpretações;
  • Measurable: o objetivo deve ser quantificável e mensurável. É preciso estabelecer objetivos exatos e numéricos que irão expressar e comprovar o resultado;
  • Attainable: a meta definida deve ser desafiadora, mas possível. É preciso considerar o histórico e o cenário atual da empresa;
  • Relevant: o objetivo traçado deve gerar um impacto positivo na empresa;
  • Time-related: toda meta deve ter um prazo máximo para ser atingida. Evite procrastinação.

Lean

A metodologia Lean visa o gerenciamento de tempo, verba e mão-de-obra, empregando somente o necessário para a realização de cada processo numa empresa. Ele se tornou bastante conhecido em StartUps.

O objetivo do lean é identificar, resolver problemas e eliminar desperdícios de forma contínua dentro da execução de um projeto.

Kanban

A palavra Kanban tem origem japonesa e significa “cartão” ou “sinalização”. A metodologia Kanban basicamente sugere o uso de cartões, popularmente chamados de post-its, para acompanhar o andamento de um processo numa empresa.

É um método mais visual que os outros, em que o gestor organiza as atividades em um quadro com os espaços to do (para fazer), doing (sendo feito) e done (feito) e cartões de cores diferentes para sinalizar a prioridade de cada um.

Scrum

O Scrum é uma ferramenta de gestão que propõe a divisão de um projeto em pequenos ciclos. Nesta metodologia são realizadas pequenas reuniões, conhecidas como daily meeting com a equipe envolvida, para alinhar, analisar e, se for necessário, ajustar o processo.

Por que trabalhar com métodos ágeis em um negócio?

A ideia de se trabalhar com metodologia ágil parece boa já pelo nome, não é mesmo? Na prática, ela realmente traz mais vantagens quando comparados com os métodos tradicionais. Confira algumas delas:

  • Melhora o alinhamento entre o time;
  • Redução de riscos e resultados de alta qualidade;
  • Rápida resolução de problemas e conflitos;
  • Menos desperdícios;
  • Entregas mais assertivas;
  • Flexibilidade para propor alternativas e mudar processos traçados.uma mulher sentada em uma mesa com um laptop

Todas essas ações vão impactar na empresa na totalidade, tanto nos setores da empresa como no aumento da credibilidade e confiabilidade de seus produtos ou serviços.

E você já pensou em trocar os métodos tradicionais pelos métodos ágeis? Veja também: Como alcançar a alta performance na gestão de franquias.

Continue acompanhando o blog da SG Sistemas para acessar mais conteúdos como este que irão te ajudar a melhorar a gestão de sua empresa!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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