Como definir o horário de funcionamento do supermercado?

Como definir o horário de funcionamento do supermercado?

Definir o horário de funcionamento do supermercado não é tão simples quanto parece. Seria bom para o seu negócio manter o estabelecimento aberto aos domingos? Ou deixá-lo aberto até às 22h? A lei municipal permite os horários que você deseja abrir sua loja?

Preparamos este post com as principais informações e reflexões necessárias para que você estabeleça os horários de atendimento normais e os horários especiais em determinadas datas festivas. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

Analise o que a legislação afirma sobre a abertura do supermercado

O supermercado deve seguir a legislação vigente do município em que está localizado. De modo geral, a lei estipula os seguintes horários:

  • Segunda a sábado: abertura às 8h e fechamento às 20h;
  • Domingo: abertura às 8h e fechamento às 13h.

Esse horário pode variar conforme a região, algumas cidades permitem o funcionamento até às 22h, outras proíbem o funcionamento aos domingos, alguns supermercados funcionam 24h por dia. Antes de abrir sua loja, consulte a lei do município. Se planeja abrir um minimercado, confira 6 dicas para não errar em nada!

Defina o momento de abertura e fechamento

Ao analisar o horário de funcionamento do supermercado, verifique a localização e o comportamento de consumo do seu público-alvo. Deixar a loja aberta até às 22h pode ser uma ótima opção se a localização for central e seu público costuma consumir até esse horário.

Em contrapartida, para funcionar até esse horário, você vai precisar dispor de funcionários, além de gastos com energia elétrica, água, entre outros. É preciso analisar se o lucro compensa as despesas gerais. Assim como, abrir aos domingos, essa prática está cada vez mais comum, mas analise para saber se vale a pena para o seu negócio.

Entenda mais sobre as principais informações da nova lei trabalhista para supermercados e fique por dentro do assunto.

Aproveite as datas especiais

As datas especiais podem alavancar suas vendas, por isso, é comum que os supermercados funcionem em horários diferentes e compensarem esses horários fechando em outros dias ou trabalhando com horários reduzidos.

Um bom exemplo é a véspera de Natal, dia 24 de dezembro os supermercados, geralmente atendem ao público até às 20h e fecham no dia 25. Aproveite as datas especiais para modificar a sinalização interna do supermercado e destacar promoções sazonais, reforçando suas estratégias de marketing.

Horário de funcionamento especial

Os horários de funcionamento especial ocorrem em certas datas especiais do calendário, como as últimas semanas de dezembro. Alguns municípios incentivam horários especiais para as compras gerais de final de ano, aproveitando as confraternizações, trocas de presentes e festas.

Outras datas especiais como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados costumam incentivar horários especiais de funcionamento. Por isso, se você pretende seguir essa tendência de horário, garanta uma boa gestão de compras para supermercados e não deixe faltar produtos nem desfalcar seu estoque.

Divulgue o horário de funcionamento do supermercado

É muito importante divulgar os horários de funcionamento do supermercado para que seus clientes possam ir até a loja. Utilize as redes sociais para divulgar o horário normal e principalmente os horários especiais. Cadastre o endereço e o horário de funcionamento do seu estabelecimento no Google para que todos possam saber.

Além disso, o horário é importante para estipular o recebimento de mercadorias dos seus fornecedores, aprenda como otimizar o processo de recebimento e agilizar seus processos. Para que não venham quando a loja estiver fechada e atrasem a organização do seu estabelecimento.

Cuide da importância das escalas dos funcionários

Estipular os horários de funcionamento do supermercado também é importante para a organização dos seus funcionários. Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a jornada de cada funcionário não pode ultrapassar 44 horas semanais.

Nesse caso, se o seu supermercado abre 7 dias por semana das 8h até às 22h é necessário fazer escalas. Isso ajudará na organização geral dos setores, além de garantir os direitos dos seus funcionários.

Utilize a tecnologia a seu favor

Uma das formas de aumentar as suas vendas é através da internet. Tenha um site ou aplicativo, assim, seus clientes conseguem realizar compras fora do horário de atendimento. E você pode entregar os produtos no próximo dia útil, em horário comercial.

Conheça também o varejo digital 4.0 que permite vendas através das redes sociais ou e-mail marketing. Ainda, utilize as redes sociais para divulgar os horários de atendimento e descontos semanais.

Para uma gestão completa do seu supermercado, conheça o sistema SG ERP integrado. Ele conta com funcionalidades de controle de vendas, estoque, emissão de nota fiscal e ainda disponibiliza relatórios em tempo real para análises e estratégias.

Agora que você já sabe o que considerar para estabelecer o horário de atendimento do seu supermercado, continue no nosso blog e confira “prevenção de perdas: os tipos e impactos de cada uma!” Até o próximo post.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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