Cargos de supermercado: 12 funções essenciais!

Cargos de supermercado: 12 funções essenciais!

Conhecer os cargos de supermercado que são essenciais para o bom funcionamento do negócio é extremamente importante para os empreendedores que querem ter sucesso na área. Seja para a expansão de uma mercearia já existente ou para a criação do próprio comércio, implementar funções, como operador de caixa, estoquista, administrador e outras, é fundamental.

Pensando nisso, separamos 12 funções muito necessárias para os supermercados para você aprender. No entanto, apesar de apresentarmos uma lista bastante completa, é importante analisar o seu negócio e determinar se todas elas são essenciais para o estágio em que ele se encontra.

Isso é importante, afinal, tudo vai depender do tamanho do empreendimento e da quantidade de espaço que você tem para expandir. Os cargos listados abaixo são importantes para aqueles de grande porte, já os de pequeno ainda têm a liberdade de adaptar os postos conforme necessário — um operador de caixa também pode atuar como empacotador, por exemplo.

Com isso em mente, continue a leitura e confira os principais cargos de supermercado para você agregar ao seu!

1. Operador de caixa

O operador de caixa ou atendente é, com certeza, a função mais importante para um supermercado. Esses profissionais têm como responsabilidade processar as compras dos clientes, ou seja, devem escanear os produtos por meio de um software de automação, cobrar e receber dos consumidores.

Além disso, os colaboradores que atuam nesse cargo devem validar cupons de desconto, cadastrar clientes em programas de fidelidade ou clube de vantagens e tirar dúvidas em relação aos produtos. Dessa forma, essa pessoa deve ser muito bem treinada para fazer o atendimento humanizado do público, afinal, são eles que vão ter contato direto com os seus consumidores.

Sendo assim, se um profissional despreparado assumir a função, pode haver bastantes desavenças com os clientes que, consequentemente, não voltarão a fazer compras no seu mercado e, com isso, haverá uma queda no faturamento. Portanto, ao contratar um operador de caixa para sua empresa, busque características importantes para o posto, como agilidade, educação e atenção.

um homem e uma mulher em frente a uma caixa registradora

2. Empacotador

O empacotador é essencial para supermercados e hipermercados. Esse profissional é responsável por ajudar os clientes a colocar suas compras em sacolas, tornando o processo no caixa muito mais ágil e rápido. Com isso, as filas se tornam menores e os consumidores ficam mais felizes com o seu negócio.

Apesar de não ser muito importante nas mercearias e mercados de pequeno porte, essa função agrega valor na experiência do cliente, tornando-a muito mais prazerosa, positiva e completa. Portanto, por ser uma pessoa que vai lidar com os produtos adquiridos pelos consumidores, é preciso que o colaborador seja treinado e saiba lidar com itens frágeis, como ovos, verduras, dentre outros.

Além disso, é preciso que o colaborador tenha conhecimento dos alimentos para separar os congelados, não misturar produtos de limpeza com as comidas e não amassar ou danificar nada.

3. Estoquista

O estoquista é outro cargo essencial para mercados, independentemente do seu porte. Esse profissional é responsável por controlar a entrada e a saída dos produtos, manter o estoque organizado e ficar de olho no prazo de validade das mercadorias. O colaborador que desempenha essa função deve ser disciplinado, detalhista e sistemático.

Além disso, é função dessa pessoa perceber quais produtos estão em falta, quais têm mais saída e outros pontos. Com isso, é importante haver uma boa comunicação entre o departamento de compras e o estoquista. A conferência de notas fiscais, danos em itens e vencimento também é de responsabilidade desse setor. Falando nisso, você conhece todos os documentos fiscais? Confira com a SG Sistemas!

Muitos negócios utilizam softwares para agilizar esses processos e contratam uma pessoa apenas para conferir e arrumar o depósito.

4. Repositor

Em mercados menores, a função do repositor pode ser feita pelo estoquista, no entanto, em negócios de grande porte, isso fica inviável. Portanto, é importante ter um departamento exclusivo para desempenhar essa tarefa. De maneira geral, são eles os responsáveis por repor as prateleiras com os produtos que os clientes retiram durante o dia.

É importante que os colaboradores que estão nesse posto entendam onde cada item vai, façam a organização, arrumem tudo de acordo com a ordem estabelecida pelo mercado e sejam detalhistas para encontrar possíveis desajustes que precisam ser corrigidos.

Além dessas, as principais funções do repositor são:

  • Verificar a correspondência entre os valores nas etiquetas e nos produtos;
  • Ter certeza do prazo de validade das mercadorias em exposição;
  • Assegurar que os corredores e as prateleiras estejam higienizados para garantir uma boa circulação dos consumidores.

5. Açougueiro

Outra função importante para quem quer se destacar no nicho é a do açougueiro. É imprescindível ter prateleiras de carnes frescas para atender às necessidades do cliente e, para isso, esse profissional é essencial. Dessa forma, eles devem ser responsáveis pelos cortes, higienização e porcionamento das proteínas animais.

Além disso, fica a cargo desse setor medir a temperatura do alimento, freezer e geladeiras, manter as carnes bem armazenadas, ficar de olho no vencimento e atender bem o cliente.

um homem parado em frente a um balcão cheio de carne

6. Confeiteiro e padeiro

Assim como o açougueiro, o confeiteiro e o padeiro são funções essenciais para mercados que querem se destacar dos concorrentes, principalmente se os produtos tiverem uma boa qualidade. Portanto, é preciso que os profissionais tenham experiência na área e sejam bem recomendados.

Responsáveis por produzirem pães, bolos, bolachas, salgados, entre outros quitutes, devem ter formação no nicho e serem bastante dedicados. Além disso, precisam contar com auxiliares e equipamentos corretos para fazer uma produção em larga escala.

7. Auxiliar administrativo

Para garantir o funcionamento eficaz de um supermercado, é de extrema importância que haja uma equipe dedicada atuando na esfera administrativa do negócio. Afinal, é necessário:

  • Supervisionar as finanças da empresa;
  • Estabelecer comunicação com fornecedores;
  • Comprar mercadorias;
  • Colaborar com parceiros comerciais;
  • Gerenciar contratações de serviços;
  • Completar o registro de itens em estoque.

E diversas outras responsabilidades. Dessa forma, o auxiliar administrativo é essencial para todos os tipos de mercados, independentemente do porte. Além disso, caso sua empresa já tenha expandido, é preciso contar com outros profissionais, como advogados, contadores e mais.

8. Segurança

Não é incomum que aconteçam pequenos furtos e que se encontrem pessoas mal-intencionadas que visam agir com má-fé em um mercado. Por isso, além de um setor responsável pela prevenção de perdas, é importante contar com seguranças para evitar que essas situações ocorram.

No entanto não é qualquer um que pode exercer essa função, é preciso que o colaborador seja treinado e tenha licença para atuar nessa profissão. Afinal, ele deve ser cordial e oferecer um bom atendimento aos clientes. Os consumidores devem se sentir seguros e não ameaçados dentro do seu negócio.

9. Responsáveis pela limpeza

Um supermercado é repleto de alimentos e itens que as pessoas levam para suas casas, portanto, é essencial que seja bastante organizado e higienizado. Para garantir que isso seja feito da melhor maneira possível, o profissional responsável pela limpeza é essencial.

Além de garantir uma melhor experiência para o cliente, ele se sente seguro em comprar no seu mercado e volta mais vezes. Por ser um trabalho bastante desafiador, é preciso oferecer para esses colaboradores todos os materiais necessários, sem contar o apoio frequente, para que possam executar a função da melhor maneira possível.

10. Gerente

O gerente é, com certeza, um dos cargos mais importantes do supermercado. Ele é responsável por supervisionar todo o funcionamento de todos os departamentos e fazer com que eles atuem de maneira estratégica para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Nas mercearias, geralmente, é desempenhado pelo dono. No entanto é preciso que essa pessoa tenha cursos específicos e saiba administrar bem toda a operação para alavancar as vendas do negócio.

11. Diretor de vendas e logística

Outro profissional bastante requisitado pelo mercado é o diretor de vendas e logística. Com o objetivo de fazer com que todo o processo de compra seja feito da melhor maneira possível, essa função é essencial para que haja uma melhor experiência do cliente e, assim, mais vendas e crescimento do negócio.

Pensando nisso, separamos 11 indicadores de desempenho logístico para sua empresa que você precisa conhecer!

12. Analista de mídias digitais para varejo

Atualmente, sabemos o poder que as mídias digitais têm para as vendas e compras. Dessa forma, contar com esse profissional é essencial para divulgar seu negócio e trazer mais clientes. Sejam ações focadas no Instagram, Facebook, entre outras redes sociais, é importante contar com um especialista capacitado, que tenha experiência na área e saiba como elaborar um plano de marketing para o seu supermercado.

A função dessa pessoa é estimular a interação e cultivar vínculos com os clientes do mercado. Com isso, é possível ter um maior reforço da identidade da marca e, por conseguinte, gerar mais vendas.

Como deu para perceber, um supermercado é formado por diversas mãos e cargos. Descentralizar e distribuir as funções é benéfico não só para o campo de trabalho, mas para seu negócio e você mesmo. É preciso que cada um faça a sua parte para tornar-se um grande destaque no nicho. Outra boa estratégia para ter empresas cada vez mais inteligentes e otimizadas é o business intelligence. Confira tudo sobre o assunto com a SG Sistemas!

4.7/5 - (6 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário