O business intelligence (BI) é uma forma de garantir melhores resultados para sua empresa, com estratégias baseadas em dados. O BI utiliza ferramentas, técnicas e manuseio de dados, se tornando uma necessidade nas organizações que desejam crescer e se manter competitivas.
Selecionamos as principais informações sobre o BI e como utilizar no seu negócio. Dessa forma, alcançando as oportunidades, insights e melhores resultados. Confira os detalhes no conteúdo abaixo.
O que é BI?
Business intelligence (BI), ou inteligência de negócios, utiliza uma grande quantidade de dados para tomar melhores decisões. De forma resumida, esse conceito é um conjunto de técnicas e ferramentas que coletam, organizam e analisam dados para transformá-los em informações úteis, como entender o comportamento de consumo dos seus clientes, identificar os gargalos nos processos de produção e muito mais.
Além disso, as ferramentas de business intelligence analisam dados atuais e também dados históricos e apresentam em formas de tabelas, relatórios, gráficos e resumos, facilitando a sua análise e interpretação. Os dados, geralmente, são coletados de diferentes fontes, como sistema ERP, BPM, CRM, planilhas e mais.
Importância do BI
O business intelligence é essencial para as empresas, pois auxilia na gestão eficiente. Com essas informações, é possível realizar análises mais corretas, identificar tendências de mercado e consumo, descobrir erros e gargalos de produção e muito mais. Assim, seu negócio se torna mais competitivo e modernizado.
Como funciona?
O BI é adotado pelas empresas para conquistar informações assertivas para traçar estratégias e tomar decisões. Além de ser adotado por empresas de diferentes setores, como saúde, financeiro, educação e tecnologia da informação e mais. Na prática, o BI funciona em três etapas:
- Coleta de dados: as ferramentas coletam dados de diversas fontes. Utilizando o método de extração, transformação e carregamento (ETL). Além disso, realizam coletas de dados externos e internos;
- Mineração de dados: com a automatização, nesta etapa os dados são analisados e separados em determinados padrões e fazendo algumas recomendações para o seu negócio;
- Apresentação: os dados serão apresentados de forma que facilitam a visualização e interpretação das informações. Ainda, é possível fazer ajustes em tempo real para fazer novas análises e comparações.
Confira também: 10 principais ferramentas de gestão que você precisa conhecer
Vantagens do business intelligence
Existem diversas vantagens de se utilizar o BI na sua empresa. Principalmente, para os assuntos relacionados a estratégias e pesquisas de mercado, assim você consegue se antecipar e tomar melhores decisões. Além disso, conheça outros benefícios:
Como aplicar o BI na empresa?
Como pudemos notar, o business intelligence pode ser utilizado em empresas de diferentes segmentos e ser aplicado em vários setores, obtendo diversos tipos de insights. Sendo um conjunto de técnicas e ferramentas fundamentais para as empresas que desejam otimizar seus processos e garantir melhores resultados.
Para utilizar o BI, é preciso saber quais tipos de informações você precisa. Por exemplo, se deseja otimizar a administração de vendas e aumentar 10% sobre seus rendimentos, você precisa analisar quais foram as vendas dos últimos meses, qual o comportamento de consumo do seu público e o que os seus concorrentes estão fazendo para você adaptar suas estratégias.
Utilidade em cada setor
Conheça as possíveis utilizações em cada setor da sua empresa, além das vantagens de investir em business intelligence.
- Vendas: acompanhar o comportamento de consumo dos leads, identificar novas tendências, saber quais são os números relacionados às vendas antigas para traçar as próximas metas;
- Atendimento: melhora a experiência do cliente, afinal, com todos os dados salvos, você pode direcionar campanhas conforme as informações que já possui, de forma personalizada;
- Finanças: prevê tendências, acompanha o histórico financeiro, além de fazer cálculos para a gestão de risco, antecipando possíveis prejuízos;
- Estoque: os relatórios do controle de estoque serão muito mais ágeis, otimizando o gerenciamento do setor. Além de conseguir prever tendências dos produtos que têm mais entradas e saídas do estoque. Conheça a importância do sistema para controle de estoque;
- Produção: fazendo o acompanhamento da produção, é possível verificar erros, otimizar processos e identificar gargalos que podem ser evitados, reduzindo os prejuízos do setor.
Por fim, a inteligência de negócios é cada vez mais necessária em todas as empresas, de pequeno a grande porte. Para que seu negócio se mantenha atual e competitivo, oferecendo informações úteis e valiosas.
Além disso, utilizar tecnologias novas e atualizadas é uma das formas de manter o seu negócio competitivo e melhorar diversas etapas, de modo que os processos sejam modificados e otimizados. Aproveite os conteúdos do nosso blog e confira também: Automação comercial: quais as vantagens e como escolher? Até lá!