Clube de Vantagens para Empresas: Aprenda como criar o seu!

Clube de Vantagens para Empresas: Aprenda como criar o seu!

Investir em um Clube de Vantagens ou um Cartão Fidelidade para o seu negócio são alternativas surpreendentes para promover uma maior estabilidade empresarial. Com certeza você já ouviu falar — ou já viveu — a situação em que, por exemplo, um mercado oferece descontos mediante cadastro gratuito do seu CPF no sistema interno (feito no caixa mesmo). Isso é uma das formas de implementação de um clube de vantagens.

Quer entender o porquê dessa estratégia ser interessante e aprender como colocá-la em prática no seu supermercado, pizzaria, restaurante ou qualquer outro negócio? A SG Sistemas te ajuda!

Ilustração com o texto "O que caracteriza um clube de vantagens"

O que caracteriza um clube de vantagens?

Os clubes de vantagens são programas de incentivo utilizados por empresas com o fim de fidelizar clientes, ou seja, é uma estratégia de marketing de relacionamento. Afinal, uma parceria é firmada com o cliente!

Seu funcionamento é até bem simples e intuitivo: além de oferecer seu serviço ou produto habitual, a empresa ainda oferece benefícios exclusivos para quem optar por ter um cadastro e optar por fazer compras no seu negócio. Essa é uma estratégia que agrega ao valor percebido pelo cliente, e isso promove seu negócio.

Incentivar o consumo ou compra dos produtos e serviços de um negócio em troca de benefícios exclusivos para participantes do clube de vantagens é, de fato, vantajoso. Daqui a pouco te contamos porquê!

Por ora, vamos nos aprofundar no assunto!

Quais negócios podem se beneficiar de um clube desses?

Oferecer uma experiência personalizada ao seu cliente deve ser o objetivo de todo e qualquer negócio, então não há contraindicações de empresas para utilizar o clube de vantagens como fidelização de clientes.

Porém, podemos aproveitar a oportunidade e citar quais setores do mercado já tem apostado nesta prática, sendo estes:

  • setor alimentício: supermercados, restaurantes, pizzarias;
  • setor financeiro: bancos, casas de exchange, casas de câmbio;
  • setor da aviação: empresas que compram pontos, companhias aéreas;
  • setor securitário: corretoras de seguros de vida, de viagem e etc;
  • setor cultural: cinemas, atrações turísticas, times e estádios de futebol;
  • e-commerces variados.

Qual o objetivo de um clube de vantagens?

Definir o objetivo da implementação de um clube de vantagens ou de um cartão fidelidade depende muito do ramo de atuação da empresa e quais resultados ela quer alcançar, mas alguns deles são bastante gerais, como:

  • aumentar o índice de retenção de clientes;
  • fidelizar clientes engajados e conquistar potenciais clientes;
  • promover uma marca e fortalecer sua reputação no mercado;
  • firmar parcerias;
  • melhorar o relacionamento com o cliente.

Além do mais, todos os objetivos sempre estarão voltados para a maior rentabilidade do negócio, sendo então uma estratégia de redução de custos na empresa. É o que você procura, certo?

Como criar um clube de vantagens na prática (passo a passo)

Tenha em mente que para criar um clube de vantagens você terá que dispor capital do negócio especificamente para esse fim, porém o retorno quase sempre é garantido (no sentido de que a estratégia de fidelização de clientes é eficaz).

Contudo, como qualquer estratégia de marketing, é preciso estabelecer diretrizes reais e que estejam em consonância com sua atividade empresarial. Então, para isso, observe estes critérios para criar seu clube de vantagens:

1. Saiba até onde você pode ir

É claro que você quer oferecer as melhores experiências possíveis aos seus clientes, mas nem sempre isso é viável ($$$) ao negócio. O “pulo do gato” de ter um clube de vantagens é oferecer benefícios que tenham a ver com o perfil dos seus clientes e que, de alguma forma, atenda o desejo particular deles.

Aqueles que frequentam um supermercado com habitualidade procuram uma forma de economizar em cada uma de suas visitas. Então, que tal se os benefícios fossem ter descontos em determinados produtos a partir de apenas um cadastro identificado pelo sistema do supermercado no caixa?

No caso de restaurantes e pizzarias, que tal investir num clube de vantagens por meio de um cartão fidelidade? “Depois de 10 pizzas, a 11º é por conta da casa” ou algo como bonificação pela escolha (pode ser desconto também!)

Desta forma, crie um plano de ofertas bem estruturado no sentido de oferecer o melhor possível quando oportuno.

2. Faça benchmarking dos seus concorrentes

Você só vai saber o que tem funcionado ou não se observar o que seus concorrentes estiverem oferecendo. Mas não se trata de copiar e sim de melhorar as opções e as formas das vantagens oferecidas.

Aprenda com quem já fez, mas não tire o olho do seu cliente também.

3. Decida quais benefícios sua empresa irá oferecer

Lembre-se que seus clientes querem, sempre, soluções ágeis e usáveis. Pense na hipótese de comprar uma pizza, e ganhar como recompensa, um urso de pelúcia. Como você se sentiria? Faz sentido? Mas e se lhe fosse oferecido, então, um refrigerante? Ou então um QR CODE para pedir pizzas em x prazos de dia no app com 20% de desconto? A segunda hipótese é mais interessante, não é?

Essas recompensas digitais são bem vistas nos dias atuais!

4. Saiba quais são as melhores parcerias para o seu negócio

Caso os benefícios do clube de vantagens sejam para além de descontos em serviços e produtos do seu negócio, é interessante buscar parcerias com empresas inovadoras: algumas startups são de extrema confiança e valor ao público! Todos podem sair ganhando.

5. Contrate uma solução especializada

Já se perguntou como você pode manter controle do seu clube de vantagens sem ter que sair por aí anotando à mão ou em planilhas confusas quem quer fazer parte dele? Sistemas de gestão são essenciais nestes momentos, principalmente para lidar com o API que se comunicará entre o site de cadastro e o sistema interno do mercado para identificar o CPF do cliente, por exemplo.

Conheça a solução da SG Sistemas e crie seu clube!

Sabe quem pode te ajudar com um sistema de gestão para seu clube de vantagens ou cartão fidelidade? A SG Sistemas! Você pode escolher entre nossos softwares para supermercados, food services, atacado ou varejo. Além de garantir uma opção personalizada para seu negócio, é possível ter a gestão do clube de vantagens para sua empresa em um aplicativo fácil e intuitivo.

Tem interesse? Entre em contato com a nossa equipe e inove com quem já tem feito a diferença no mercado!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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