Pagamento instantâneo serve para qualquer nicho?

Pagamento instantâneo serve para qualquer nicho?

Atualmente, os consumidores prezam muito pela conveniência em suas compras, procurando por praticidade e velocidade na hora de realizar as transações. E como as empresas podem oferecer isso aos clientes? O pagamento instantâneo é a resposta.

Com esse tipo de pagamento, é possível transferir diferentes quantias em segundos sem precisar de intermediários, apenas usando aplicativos de bancos ou carteiras digitais. Confira aqui no post se essa modalidade funciona para qualquer segmento e se vale a pena você oferecer no seu varejo.

O que é pagamento instantâneo?

Ele é um tipo de transação financeira feita de forma online, que possibilita a transferência de valores de uma conta para outra quase que instantaneamente. Tudo isso sem necessitar de um intermediário, afinal, o pagamento é feito por meio de aplicativos de banco, carteiras digitais ou sites. Não confunda eles com os métodos de pagamento por aproximação, como o NFC.

E quem pode efetuar esse tipo de transferência? Geralmente, qualquer pessoa jurídica ou física com uma conta em instituições financeiras pode utilizar a modalidade. Então, no momento que uma pessoa autoriza o pagamento ser feito, o dinheiro é enviado para a conta de destino imediatamente.

Aqui em nosso país, ele funciona por conta de uma integração existente entre as instituições financeiras e Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), plataforma criada pelo Banco Central.

Na prática, esse processo é bem simples, ao contrário de transferências como a TED ou DOC, em que é necessário passar diversas informações para conseguir realizar o pagamento. No pagamento instantâneo você só precisa da chave da conta de destino, no caso do PIX essas chaves podem ser: número de celular, CPF, chave aleatória gerada pelo banco ou um e-mail.

O pagamento instantâneo funciona para qualquer nicho?

A resposta é sim. Os pagamentos instantâneos, como o PIX, são seguros e eficientes para receber o dinheiro, além de proporcionarem ao seu cliente mais conveniência e praticidade na hora de realizar as suas compras.

Hoje, é fundamental dar ao consumidor diversas opções de pagamento e a modalidade de transferência online instantânea não pode ficar de fora dessa cartela de opções disponíveis. Oferecendo mais escolhas na hora de pagar, aumenta a satisfação dos clientes e também garante que não irá perder nenhuma venda por falta de opção.

Desde um supermercado até uma loja de roupas pode ter o pagamento instantâneo como uma forma de o consumidor pagar pelos produtos, afinal, a burocracia para isso é bem pequena e seu uso é fácil. Você pode até mesmo utilizar um QR Code colado no caixa para que seu cliente efetue o pagamento de maneira rápida e prática.

Basta ter uma chave ligada à conta bancária do seu negócio e pronto, seu público tem mais uma forma de pagar pelas compras e você recebe o dinheiro no mesmo momento.

Além disso, integrar essas soluções de pagamento ao sistema de funcionamento do seu varejo pode ser muito simples, principalmente se você tiver ajuda de um ERP.

Quais os benefícios do pagamento instantâneo?

Como vimos, existem muitas vantagens nessa modalidade de pagamento e listar algumas delas não é uma tarefa difícil. Confira abaixo os principais benefícios que os pagamentos instantâneos podem oferecer a sua empresa.

1. Disponibilidade 24/7

Esse formato de transação financeira pode ser utilizado em qualquer momento. Como no caso do PIX, você pode realizar transferências todos os dias da semana e a qualquer hora. Independente se é um dia útil, final de semana ou feriado, os pagamentos instantâneos estão sempre disponíveis.

2. Praticidade

Relacionado ao tópico anterior, além de estar sempre disponível, esses pagamentos são muito fáceis de serem efetuados. Basta ir ao aplicativo do banco no seu smartphone, acessar a área de pagamento instantâneo e digitar a chave da conta que o dinheiro será transferido ou ler um QR Code.

Com isso, você só precisa de alguns toques na tela do seu celular e o pagamento está feito. No caso do dinheiro você precisará contar cédula por cédula, além de conferir sua originalidade. E mesmo os cartões, exigem uma máquina para serem utilizados.

3. Menos burocracia

Além de ser realizada na hora, essa modalidade não requer muita burocracia para ser acessada. Você somente precisa de uma conta bancária em uma instituição habilitada e ter o saldo disponível na sua conta para realizar o pagamento.

E como foi visto no último item, sua utilização é muito simples, só acessar o aplicativo bancário e autorizar a transação.

4. Baixo custo

Outra grande vantagem desse formato é o seu baixo custo e até mesmo a gratuidade. Geralmente esses pagamentos são realizados com taxas extremamente baixas ou sem nenhuma. Isso torna a sua adesão muito mais fácil por parte dos usuários e beneficia também os empreendedores.

Antes, com a utilização da TED ou DOC, as taxas eram feitas conforme os valores transferidos, o que poderia deixá-las bem altas. Então, esse é mais um ponto positivo para aderir ao pagamento instantâneo.

5. Fácil controle

Esse modelo também facilita o seu controle financeiro, sendo possível ter acesso a gráficos com dados completos sobre todas as transações efetuadas. Além de você poder visualizar facilmente os pagamentos recebidos na palma da sua mão, por meio dos aplicativos do banco no seu celular.

Dessa forma, fica muito mais simples fazer a gestão de custos do seu negócio e evitar os problemas financeiros.

O pagamento instantâneo é realmente seguro?

Sim, essa modalidade de pagamento é muito segura e seu uso é feito em diversas partes do mundo, justamente por sua segurança e agilidade. No caso do PIX, o próprio Banco Central garante a proteção de todo o sistema utilizado.

No caso dos golpes que podem acabar ocorrendo, a alternativa é o usuário ficar atento e se conscientizar dos métodos que estão sendo utilizados pelos golpistas. Uma ótima dica para essas situações é tornar necessário a identificação facial ou biométrica no aplicativo do seu banco, para ser autorizada uma transação.

Viu como os pagamentos instantâneos podem ser vantajosos ao seu varejo? Eles oferecem agilidade e eficiência na hora de receber o dinheiro, além da praticidade disponibilizada ao consumidor no momento de pagar.

Se você gostou desse conteúdo, que tal conferir outras postagens que vão ajudar você na gestão do seu negócio? Veja o nosso post sobre gestão de fluxo de caixa e melhore ainda mais a performance da sua empresa.

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário