Como cadastrar minha empresa no Ifood? Passo a passo!

Como cadastrar minha empresa no Ifood? Passo a passo!

Se até o dia de hoje você não perguntou a si mesmo “como cadastrar minha empresa no ifood”, talvez esse post seja um sinal. Que tal aprender? A SG Sistemas quer te ensinar a lidar com esse software, pois, apesar de não ser nosso modelo de soluções para segmentos alimentícios, ainda assim é indispensável a negócios contemporâneos.

Com o desenvolvimento do mundo tecnológico, surgiram algumas plataformas que vieram para inovar e facilitar o nosso dia a dia! Hoje o Ifood é uma ferramenta essencial para quem tem loja, restaurante ou supermercado, sejam eles de grande, médio ou pequeno porte! Sabemos como pode ser difícil entrar nesse universo sem as dicas certas, por isso, viemos esclarecer todas as suas dúvidas com um guia básico de 6 passos para você saber como cadastrar sua empresa no Ifood, conquistar novos clientes e expandir seu negócio!

1. Tenha tudo em mãos

Para realizar o cadastro da sua empresa, o Ifood pede alguns dados importantes. São elas:

  • CNPJ;
  • endereço completo do local;
  • se for restaurante, o tipo de cozinha;
  • informações sobre o representante legal do negócio.

É necessário que você tenha isso já certo para tornar seu cadastro mais prático! Caso sua empresa não possua CNPJ, é fundamental que você corra atrás disso para que ocorra tudo bem com seu cadastro!

2. Defina qual plano é ideal para o seu negócio

Antes de cadastrar sua empresa no Ifood, é importante ter em mente qual o plano é o perfeito para você! O site disponibiliza duas opções: o plano Básico e o plano Entrega. Ambos possuem o benefício do primeiro mês gratuito e para entender melhor como cada um funciona, confira:

  • plano Básico: esse plano não possui um entregador do aplicativo, então você terá que investir na mensalidade do aplicativo e empregar paralelamente um entregador particular ou de alguma outra empresa para a realização das entregas.
  • plano Entrega: os restaurantes são responsáveis apenas pela produção dos pedidos, sendo a entrega realizada por parceiros de entrega independentes cadastrados no iFood. Também investindo em uma mensalidade fixa.

3. O passo a passo do cadastro no site/app

  1. Acesse o Ifood.com.br ;
  2. No canto superior esquerdo clique em “restaurante e mercado“;
  3. Nessa nova página, defina se você é restaurante ou mercado e clique em “ver mais” para conhecer os planos;
  4. Você será encaminhado para uma página pedindo um cadastro com nome, email e celular (com DDD), após preencher, clique em “cadastrar agora”;
  5. Agora você deverá informar algumas informações importantes como: CNPJ, razão social, nome do restaurante, telefone, CEP, cidade, estado, bairro, endereço, número complemento, especialidade do seu negócio e se você possui ou não serviço de entrega próprio. Depois de preencher clique em “continuar”;
  6. Agora você vai selecionar o melhor plano para você e irá ser enviado um contrato no e-mail informado.

Pronto! Agora você já está cadastrado e em poucos dias o iFood entrará em contato com você para fazer a configuração do cardápio na plataforma do seu mercado ou restaurante! Lembrando que o cancelamento do plano é possível a qualquer momento, sem fidelidade.

4. Cadastre seu cardápio ou catálogo: passo a passo

É preciso destacar que apenas quem já possui o cadastro completo na plataforma (desde o preenchimento dos dados, escolha do plano, escolha da mensalidade e contrato assinado) pode começar a etapa de montar o cardápio no Ifood.

Sendo assim, se o contrato já está assinado, o time Ifood entrará em contato com o responsável pelo estabelecimento e solicitará, dentre outras coisas, uma foto (ou a lista por escrito) do cardápio do seu negócio.

  1. Acesse portal.ifood.com.br e faça o login para entrar no gerenciador da loja;
  2. Clique em “cardápio” no menu à esquerda;
  3. Você vai notar que alguns itens já estão cadastrados visto que o iFood fez um pré-cadastro dos seus produtos. Ali você poderá clicar em “pausar o produto”, “duplicar” ou “editar”.
  4. Se você deseja editar algum produto que já está cadastrado, clique em “editar”, à direita.
  5. Abrirá uma tela importantíssima, chamada de “informações gerais”, na qual você deverá: colocar uma foto de qualidade do seu produto, informar o preço correto, criar um nome para o item e escrever corretamente, selecionar categoria e adicionar descrição;
  6. Dentro dessa mesma tela, além das informações gerais que destacamos no tópico anterior, você terá a possibilidade de modificar a disponibilidade, informar sobre os complementos e promoções de cada produto, como explicaremos a seguir.

5. Garanta um bom atendimento

O Ifood e seus consumidores sempre buscam muita qualidade no momento do atendimento! Claro que, a maioria do contato que seus clientes terão será por meio de aplicativo, mas é de suma importância que você tenha já uma pessoa definida para fazer o atendimento ao cliente e que toda a sua equipe esteja alinhada para que o seu serviço seja de qualidade!

Essa ponte entre o seu estabelecimento e o cliente é muito importante, então procure que a pessoa responsável por essa função seja amorosa, paciente e educada! Se tiver algum problema com o pedido do cliente, procure resolver da melhor maneira possível, faça desse o seu diferencial!

Ainda mais porque no Ifood os clientes possuem a ferramenta de avaliação e isso conta muito para que seu restaurante ou mercado seja sugerido para mais pessoas, e assim, atrair mais e mais clientes!

6. Saiba o que está acontecendo

O tempo todo os restaurantes e mercados do Ifood estão realizando promoções com combos, cupons e lançamentos especiais para movimentar seus clientes e atrair pessoas novas! É muito vantajoso se você estiver atento a essas coisas de forma estratégica, entenda mais o que está acontecendo, o que está entrando e o que está saindo! Possua uma maneira estratégica de gerir seu negócio, dessa forma você saberá quando agir!

Gostou dessas dicas? Nós da SG Sistemas esperamos que elas te ajudem a ter muito sucesso no Ifood com o seu negócio! Aqui no nosso blog também temos um post sobre marketing de massa para estratégia de food service que acreditamos que pode te ajudar muito na gestão eficaz de foods services! Confira já!

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário